O Poder da comunicação

Em novo livro, o sociólogo espanhol Manuel Castells apresenta uma análise sobre o poder e suas transformações na era das redes digitais

Autor da consagrada trilogia “A era da informação: economia, sociedade e cultura”, o sociólogo espanhol Manuel Castells lança agora no Brasil, pela editora Paz & Terra, a obra O poder da comunicação. Nela, ele apresenta uma análise minuciosa sobre as relações de poder no século 21, dentro do contexto do surgimento das redes digitais.

Na base das ideias de Castells está a certeza de que as relações de poder que estruturam a cultura, a economia e especialmente a política são sustentadas por processos de comunicação. Esses processos moldam mentalidades de forma profunda e duradoura. “O reino da comunicação é a esfera social onde valores e interesses de atores conflitantes estão comprometidos em disputa e debate para reproduzir a ordem social, para subvertê-la, ou para acomodar novas formas resultantes de interação entre o velho e o novo, o passado de dominação cristalizado e o futuro de projetos alternativos para a existência humana promovidos por aqueles que aspiram a mudar o mundo”, diz o autor em um dos textos introdutórios da obra.

“Manuel Castells tornou-se o teórico e o analista mais proeminente e influente  das comunicações modernas e da era da rede. Ele é o Marshall McLuhan  de nossa época.” – Financial Times.

Castells inicia o livro mostrando como, nos últimos anos, a comunicação de massa cedeu espaço para as práticas da intercomunicação individual – que só se tornaram possíveis pelo aparecimento da internet e das redes móveis. A partir daí, se propõe a apontar as conexões entre a dinâmica estrutural da sociedade em rede, a transformação do sistema de comunicação, a interação entre emoção, cognição e comportamento político e o estudo da política e dos movimentos sociais em uma variedade de contextos.

Para sustentar as teorias expostas no livro, Castells recorre também a estudos de caso diversos. O autor apresenta, por exemplo, uma análise da desinformação do público norte-americano em relação à Guerra do Iraque durante o governo Bush. Fala também sobre a campanha presidencial de Obama em 2008, explicando como o uso hábil da internet foi decisivo para levar o político à vitória. 

SOBRE O AUTOR
Manuel Castells nasceu em Hellín, Espanha, em 1942. É professor emérito na Califórnia University, em Berkeley, EUA, onde lecionou por 24 anos. Publicou mais de 20 livros. Atualmente é professor de Comunicação na University of Southern California, em Los Angeles. 

O poder da comunicação
(Communication Power)
De Manuel Castells
Tradução: Vera Lúcia Mello Joscelyne
Páginas: 630 / Preço: R$ 70,00
Editora: Paz & Terra (Grupo Editorial Record)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui