O inédito “Encontros Literários Temáticos do Sesc” estreia no Espaço Sesc com o tema “Corrupção e Poder”

Serão debates gratuitos com grandes especialistas nos dias 6, 7,13 e 14 de outubro, às 19h

Andrea (foto: Fábio Seixo)
Andrea (foto: Fábio Seixo)

Um espaço para discutir assuntos contemporâneos com pensadores, jornalistas, ativistas, pesquisadores, historiadores e personalidades influentes da atualidade. O projeto gratuito “Encontros Literários Temáticos do Sesc” estimula debates e reflexões sobre uma diversidade de questões de interesses cotidianos. Eles provocam diálogos entre as produções literárias e os temas tratados na atualidade, como arte, cultura e comportamento. O projeto itinerante, de curadoria do Sesc, estreia no Espaço Sesc (em Copacabana) com o tema “Corrupção e poder” no dia 6/10 (terça), e continua nos dias 7/10 (quarta), 13/10 (terça) e 14/10 (quarta), sempre às 19h, com diversos encontros de especialistas. Na abertura, uma leitura de trechos da antologia de contos “Corrupção e poder – Sabe com quem está falando?”, obra que conduz todos os debates sobre o tema. Na sequência, uma conversa com a desembargadora Denise Levy Tredler e uma das maiores ativistas brasileiras e referência em defesa dos direitos humanos: Maria Margarida Pressburguer. Para mediar todos os debates, a jornalista Manya Millen.

No dia seguinte (7/10), trechos do livro serão lidos pelo ator Armando Babaioff, com debate com a roteirista, produtora teatral e juíza Andréa Maciel Pachá. Ela conversa com o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Barreto de Castro. Com pós-doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela University of California, Luiz Antônio possui um vasto currículo em prol da Revolução Verde Brasileira.

Na semana seguinte, política, corrupção e poder continuam na pauta. No dia 13/10 (terça), com o escritor e mestre em História Luiz Antonio Simas, e Oswaldo Munteal Filho, com sua expressiva trajetória profissional. Ele é doutor em História Social, pesquisador de História de Política Pública, História Econômica, História Moderna e Contemporânea, entre tantas outras especialidades; além de Cátedra da UNESCO para o desenvolvimento sustentável, relações internacionais e economia mundial. Neste dia, também haverá leituras sobre o tema com o ator Armando Babaioff.

No encerramento, dia 14/10 (quarta), após a leitura com o ator Alex Nader, uma palestra com o pós-doutor em Ciências Políticas, Sergio Praça, e a jornalista e cientista política Beatriz Bissio. Todos os encontros são costurados pelo conteúdo da antologia de contos “Corrupção e Poder – Sabe com quem está falando?”, organizado pelo escritor Luiz Ruffato. A obra possui textos de Machado de Assis a Marçal Aquino, passando por João Ubaldo Ribeiro e percorrendo 150 anos de história sobre o tema atemporal e sempre contundente.

Denise Levy Tredler – Desembargadora presidente da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça/RJ. Foi Promotora de Justiça em Varas Criminais e Varas de Família. Integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com sede em Brasília. Promovida a Desembargadora em Setembro de 2006, tem representado o Tribunal de Justiça do estado do Rio em Conferências estaduais e nacionais de Direitos Humanos. Integra o Conselho Estadual de Direitos Humanos desde a sua criação, em 2011. Eleita em 2013 para o Conselho de Direitos Humanos da AMB, que congrega cerca de 14 mil magistrados estaduais e federais de todo o Brasil. É membro do Conselho de Ética da Transparência Brasil e diretora de Direitos Humanos na B’nai B’rith Rio.

Maria Margarida Pressburger – Uma das maiores ativistas brasileiras em defesa dos Direitos Humanos. Sua trajetória começa em 1964. Estudante de Direito no Rio, se engaja em ações de combate à injustiça social durante a Ditadura Militar. Reconhecida por sua integridade e disposição.  Foi eleita em 2010 e reeleita em 2012, por 69 países signatários do Protocolo Facultativo de Prevenção à Tortura (OPCAT), como a primeira representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU), cargo que ocupará até 2016. É Subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos/RJ, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/CEDIM. É detentora de vários prêmios, inclusive o Prêmio Direitos Humanos de 2012. Seu nome é considerado referência para todos aqueles se envolvem em ações por um mundo mais igualitário.

Andréa Maciel Pachá – Juíza titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital. Foi Secretária Geral e Vice Presidente da Amaerj e Vice Presidente de Comunicação da AMB, onde coordenou os projetos de “Simplificação da Linguagem Jurídica” e “Eleições Limpas”. Primeira mulher a assumir o cargo de presidente da AMB. É Diretora do Departamento de Assistência da Amaerj. Foi responsável pela criação e implantação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência contra a Mulher no país. Presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e Conciliação. Integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2006) e integra o Conselho do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, em Petrópolis. Possui artigos publicados em jornais de circulação nacional e revistas especializadas. Foi roteirista de cinema e produtora de teatro, tendo realizado projetos com Rubens Correa, Aderbal Freire-Filho, Amir Haddad e Luiz Arthur Nunes. É Ouvidora do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Antonio Barreto – Mestre em Agronomy (Mississippi State University), doutorado em Plant Physiology (University of Califórnia – Davis) e pós-doutorado em Biologia Molecular de Plantas University of California – LA (UCLA). Membro da Academia Brasileira de Ciências e da American Association for the Advancement of Science desde 1995. Foi Secretário Executivo do PADCT do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Brasileiro (MCTI), Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI. Participou da estruturação da Política Nacional de Biotecnologia do Brasil. Membro do Grupo consultor do UNCST de Uganda. Atual presidente da SBBIOTEC – Sociedade Brasileira de Biotecnologia. Em outubro de 2014 recebeu comenda da FAO-ONU, EMBRAPA, ANDEF, ABAG pela contribuição para a Revolução Verde Brasileira. 

Luiz Antonio Simas – Mestre em História Social pela UFRJ. Coautor, com Alberto Mussa, do livro “Samba de Enredo, História e arte”. Autor de “Portela – tantas páginas belas” e de “Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros”, que reúne 41 textos sobre cultura popular carioca, publicados no jornal O Globo. Nos últimos anos elaborou o “Dicionário da História Social do Samba” com Nei Lopes.Trabalhou como consultor com Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho no processo de criação do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Oswaldo Munteal Filho – Doutor em História Social pela UFRJ e pós-doutor em Administração Pública pela FGV. Linhas de Pesquisa: História de Portugal (Séculos XVIII-XIX); História Política e Administrativa do Estado Brasileiro; História e Política no Iluminismo; História da Formulação das Políticas Públicas no Brasil; Políticas Públicas: Formulação e Diretrizes. Foi pesquisador Sênior do Instituto Presidente João Goulart, em Brasília; historiador da Divisão de Pesquisa do Arquivo Nacional; coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre a Identidade Brasileira e a História Contemporânea. Professor de mestrado e doutorado em História Política da UERJ. Membro Titular do Conselho Diretor da REGGEN – cátedra das Nações Unidas (UNESCO) para o desenvolvimento sustentável, relações internacionais e economia mundial desde 2011.

Sérgio Praça – Professor e pesquisador da Escola de Ciências Sociais do CPDOC (FGV-RJ). Pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da FGV-SP. Doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor pela FGV-SP.  Seus trabalhos acadêmicos foram publicados pelas revistas Latin American Politics and SocietyJournal of Politics in Latin AmericaBrazilian Political Science Review, Revista Brasileira de Ciências SociaisNovos Estudos Cebrap e Opinião Pública, entre outras. Mantém o blog “Política com Ciência” em Veja.com. 

Beatriz Bissio – Nascida no Uruguai e naturalizada brasileira, é jornalista, historiadora e cientista política. Em 1975, passou seis meses na África cobrindo as guerras de Angola e Moçambique e o processo de independência dessas nações. Escreveu numerosas matérias em várias publicações latino-americanas. Voltou ao continente africano para fazer a cobertura da situação política de mais de 16 países. Realizou a cobertura da guerra do Líbano. Visitou o Iraque e viajou até a fronteira com o Kuwait pouco antes da invasão do emirado, que deu lugar à Guerra do Golfo. Participou do grupo fundador da revista Ecologia e Desenvolvimento, publicação ganhadora de vários prêmios. Doutora em História pela UFF. Professora da UFRJ, no corpo docente do departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Serviços:

“Encontros Literários Temáticos do Sesc” – Corrupção e Poder

Espaço Sesc
6/10 (terça), às 19h
Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana.
Tel.: 21 – 2547-0156
Debatedores: Denise Levy Tredler e Maria Margarida Pressburguer.
Leitura de Georgette Fadel e mediação de Manya Millen.
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539.
Tel. 3238-2139
Gratuito
Classificação: 16 anos.

“Encontros Literários Temáticos do Sesc” – Corrupção e Poder

Espaço Sesc
7/10 (quarta), às 19h
Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana.
Tel.: 21 – 2547-0156
Debatedores: Andrea Pachá e Luiz Antonio Barreto de Castro
Leitura de Armando Babaioff e mediação de Manya Millen.
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539.
Tel. 3238-2139
Gratuito
Classificação: 16 anos.

“Encontros Literários Temáticos do Sesc” – Corrupção e Poder

Espaço Sesc
13/10 (terça), às 19h
Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana.
Tel.: 21 – 2547-0156
Debatedores: Luiz Antonio Simas e Oswaldo Munteal
Leitura de Armando Babaioff e mediação de Manya Millen.
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539.
Tel. 3238-2139
Gratuito
Classificação: 16 anos.

“Encontros Literários Temáticos do Sesc” – Corrupção e Poder

Espaço Sesc
14/10 (quarta), às 19h
Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana.
Tel.: 21 – 2547-0156
Debatedores: Beatriz Bissio e Sergio Praça
Leitura de Alex Nader e mediação de Manya Millen.
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539.
Tel. 3238-2139
Gratuito
Classificação: 16 anos.

DEIXE UM COMENTÁRIO