O Homem de La Mancha, de Arthur Hiller, terá sessão gratuita no Rio

O musical O Homem de La Mancha, dirigido por Arthur Hiller, será o ponto de partida para um debate sobre Dom Quixote e os 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, no dia 2 setembro, na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, no Humaitá, RJ. Após o filme, a psicanalista Sherrine Maria Njaine fará uma apresentação, seguida de debate coordenado pelo também psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego. A sessão começa às 19h, com entrada franca.  

Lançado em 1972, o filme tem roteiro do dramaturgo Dale Wasserman adaptado de uma peça musical de sua autoria baseada em “Dom Quixote” e em alguns aspectos romantizados da vida de Cervantes.  No elenco Peter O’Toole, Sophia Loren e James Coco, entre outros. Para este musical foi composta (por Mitch Leigh com letra de Joe Darion) a famosa canção “Impossible Dream” que mereceu versão em português de Chico Buarque e Ruy Guerra, gravada por Maria Bethania como “Um Sonho Impossível”. Man of La Mancha foi escolhido como um dos dez melhores filmes de 1972 pelo National Board of Review que escolheu Peter O’Toole como melhor ator do ano.  

Booking.com

Na concepção de Wasserman, “Dom Quixote” teria sido criado por Cervantes durante a inquisição espanhola, quando estava preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos ele é “julgado” pelos prisioneiros. Para se defender,  conta a história de um fidalgo idoso, que passa os dias e as noites lendo e passa a confundir a sua vida com a ficção apresentada nos livros, e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Dom Quixote de La Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo.  

“Este ano, quanto são lembrados 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, não poderíamos deixar de lado a oportunidade de conversarmos sobre “Dom Quixote”, uma das maiores obras da literatura mundial que traz um personagem mais famoso de nome do que lido no romance que traz seu nome no título. Este encontro poderá ser um estímulo para que passemos a conhecer de fato o marco inaugural do romance moderno como formato literário”, comenta Luiz Fernando Gallego, coordenador do ciclo Psicanálise de Cinema da SBPRJ. 

A SBPRJ fica na rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ. Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br  

Filme: O Homem de La Mancha   
2 de setembro – 19 horas    
Duração do filme: 132 minutos    
Entrada franca – Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br 
SBPRJ – Endereço: Rua Davi Campista, 80 – Humaitá   

Booking.com