O Cluster

Edição Especial 'Consumo Ético'

Experimentar sempre foi uma das premissas d’O Cluster e no domingo, dia 20 de março, a plataforma multicultural de moda, arte, música, design e gastronomia chega novamente na Casa da Glória (RJ). Será a 14ª edição do evento que, nesta data, abordará o ‘Consumo Ético’ e permitirá que pessoas acostumadas ao consumo tradicional possam pensar e praticar novas formas de consumo.

“O ‘Consumo Ético’ será abordado no sentido de criar uma reflexão no público. Sabemos que é impossível deixar de consumir, mas O Cluster quer mostrar que há outras formas não tradicionais de consumo e também deixar claro que as marcas que fazem parte d’O Cluster estão preocupadas em ter um processo de produção responsável e inclusivo”, conta Carol Hersz, idealizadora do evento.

Esse tema surgiu quando foram constatados alguns dos seguintes fatos:

– 10,000 peças de roupas são jogadas fora a cada 5 minutos.
– Os americanos compram cerca de 11 bilhões de quilos de roupas novas por ano.
– 13.1 milhões de toneladas de roupas são jogadas fora por ano.

– Trabalhadores recebem entre US$ 2 e US$ 3 por dia; não têm registro nem qualquer benefício, não estão integrados a sistemas públicos de saúde ou aposentadoria, são proibidos de reivindicar ou se organizar.
– Mais de 20 marcas no Brasil já foram denunciadas por trabalho escravo. Entre elas algumas bem famosas como: Zara, Renner, Marisa, Pernambucanas, M.Officer, Le Lis Blanc e Bobbô.
 
Imagem inline 3Imagem inline 4Dessa forma, serão realizadas uma série de ações sobre esse tema:

O Cluster irá produzir e exibir um vídeo documentário que mostrará o processo de produção das marcas. “Queremos mostrar através do filme que nossa produção é diferente e gerar uma reflexão sobre algumas questões como: Quem faz suas roupas? Qual a importância para sua uma ter uma produção ética e responsável? Que tipo de inclusões essas marcas fazem? Trabalham com ONGs? Capacitam pessoas?”, diz Carol Hersz.

 
Imagem inline 7Clube do trocas O Cluster, em parceria com o DOE. O evento convidará as pessoas a levarem peças de roupas, objetos pessoais, de casa, entre outros, para trocar. O objetivo é proporcionar um novo uso para algo que não lhes interessa mais e que pode ter um grande valor a uma outra pessoa. 
 
Exibição de ‘The True Cost’ (trailer). O Filme americano de Andrew Morgan aborda o real custo das roupas que são produzidas hoje para o “Fast Fashion”, mostrando trabalho escravo em grandes marcas, a indústria do consumo americano e alternativas para produzir e consumir de forma ética. 

Imagem inline 8E mais: Laboratório de serigrafia ao vivo da Another Hot Brand; Clínica Re-Roupa (transformação de peças usadas); DJs Fabiano Moreira, Nado Leal, Icaro dos Santos e Andrei Yurievitch; o artista Davi Rezende, que faz móveis com re-uso de materiais, entre outras surpresas! 

Confira as marcas participantes:

MODA:

Another Hot Brand / Augustana / Aro / Benta / Biombo / Box 19 / Cofi / Cabron / Desir / Emi Beachwear / Flow / Guarda / Gaia / Jaqueline Vasconcellos / Led / Lahe / Mabo Jóias / Mesclado / Mash up / Magari / Musthave / Nuu Shoes / Nylow / Óleos do Brasil / Quaint / Rue / Re-roupa / Sartô / Serpentine / Think Blue / Tricky Hips / Velt / You do / Zsolt

GASTRONOMIA:

Amélia Gastrô / Avante Delícias / Baguel Store / Cris Cunha / Doce Predileto / Namasté / Praia Brasa / Sorvete Local

Serviço:

O CLUSTER – ‘Consumo Ético’
Domingo, dia 20 de março, de 13h ás 21h
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/466431543556364/

Local:
Casa da Glória
Ladeira da Glória, 98, Glória
Rio de Janeiro

Entrada gratuita!

E-mail para informações: contato@ocluster.com.br

Mais infos: www.ocluster.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO