O Cluster realiza edição especial com refugiados

Plataforma multicultural promove ações com refugiados que residem no Rio na edição de setembro

O Cluster (foto: Renan LimaI)
O Cluster (foto: Renan LimaI)

O Cluster, plataforma multicultural que promove eventos gratuitos e itinerantes que estimulam a ocupação de diversos segmentos da cadeia criativa pela cidade, realizará no dia 11 de setembro, das 13h às 21h, a sua 17ª edição, na Casa da Glória.

A cada edição, a plataforma promove ações que provocam reflexão e diálogo sobre assuntos pertinentes à sociedade e também destaca tendências do mercado aos visitantes por meio de uma criteriosa curadoria realizada por Carolina Herszenhut, que também é a idealizadora do projeto.

Essa edição especial, que acontece num dia 11 de setembro, data marcada mundialmente pelo atentado às Torres Gêmeas, nos EUA, a plataforma levantará a questão dos refugiados que atualmente residem na cidade do Rio de Janeiro para levantar a bandeira sobre a necessidade de inclusão social, étnica e religiosa em tempos de profunda xenofobia.

Pensando no movimento de inclusão, O Cluster contará com a participação das Organizações Não Governamentais Cáritas, Abraço Cultural, Refoodgees e Vidas Refugiadas que, em parceria com o evento, promoverão ações com diversos grupos de refugiados que hoje residem na cidade.

Sempre atenta, a curadora d’ O Cluster, Carolina Herszenhut, ressalta nessa edição a importância em criar um espaço para a vida dos refugiados na cidade:

Aichata - Abertura (foto: Victor Moriyama)
Aichata – Abertura (foto: Victor Moriyama)

“A ideia é dar a esses refugiados um lugar de destaque onde eles possam exercer suas verdadeiras funções e se apresentar fazendo o que faziam originalmente em seus países. A maior dificuldade dessas pessoas é poder exercer suas verdadeiras profissões no Brasil. Então muitas delas acabam trabalhando como faxineiras, cabeleireiras ou outros serviços quando muitas delas exercem a função de pintoras, artistas e estilistas em seus países de origem. O que queremos é poder ajudar essas pessoas a fazerem o que gostam e pensar numa maneira de provocar a sociedade para que elas possam ser inseridas no mercado de trabalho.”

Ao longo do dia será exibido um vídeo produzido pelo artista francês Kim Badawi, protagonizado pelo congolês Serge Makanzu Kiala.

O evento contará também com exposição produzida pela ONG Vidas Refugiadas que retrata as mulheres refugiadas as dificuldades da vida no refúgio. A exposição apresentará um mapa da guerra e dos países de origem dessas mulheres, além de fotografias.

Na parte gastronômica serão servidas comidas típicas colombianas e venezuelanas, como as tradicionais arepas e empanadas. Também serão servidos o sanduíche de falafel, de origem síria, e também o arroz jollof,  akara, fufu com eforiru, de origem nigeriana.

O Cluster convida também a estilista do Congo, Claudine Mideda, que reside no Brasil há quase três anos para vender roupas e tecidos africanos. A estilista, por conta ainda do preconceito, não consegue se inserir no mercado de trabalho brasileiro.

Pela primeira vez O Cluster, que é gratuito, possuirá uma coleta de arrecadação voluntária na entrada do evento. A arrecadação será destinada às ONG’s parceiras do evento.

O evento
Além das ações especiais com os refugiados, o evento contará também com 30 marcas participantes de moda, design e demais segmentos, além de contar com 10 novos chef’s de gastronomia.

Na sonorização, O Cluster conta com a participação dos DJ’s Nado Leal, Icaro dos Santos, Andrei Yurievitch, Daniel Juca e Calbuque.

Marcas participantes: Another Hot Brand, Gaye, Par, Quaint, LED, Estúdio Ripa, Deura Melo, Avah, Africa Packs, Georgia Shoes,
Nephew, Serpentine, MashUp, DesvioClin, Tricky Hips, Marcela Cavalcanti, Maré Relógios, Must Have, Insecta, Tulli, Gávia, Fever, Benta Studio, Litori, Mesclado, Naiah, Nylow, Óleos,  Gaia Atelie, Anouk Bags

Gastronomia: Hagar, Bolo do Amor, Veg House, Namasté, Wrap End, Tribo Sorvetes e Mana Vegan.

Sobre O Cluster
O Cluster é uma plataforma multicultural que reúne jovens de diversos segmentos da cadeia criativa carioca – design, moda gastronomia, artes plásticas e música – que trabalham de maneira integrada e colaborativa viabilizando negócios entre a cadeia criativa e consumidores gerando, assim, um espaço para novos empreendimentos.

O Cluster surgiu em 2012 do desejo da estilista, curadora e idealizadora do projeto, Carolina Herszenhut, de criar um evento  que reunisse moda, gastronomia, música, artes, design, estudantes e um público interessado em trocar experiências. Desde o início  a proposta foi abrir espaço para o novo, possibilitando uma integração multicultural aberta a todos.

www.ocluster.com.br

Serviço: 17ª edição O Cluster
Dia 11 de setembro, das 13h às 21h.
Casa da Glória: Ladeira da Glória, 98. Glória, RJ.
Evento gratuito. Classificação livre.
Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/932659966860960/?active_tab=highlights
Informações: contato@ocluster.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO