O Ciclo Violonístico de Niterói traz para o Teatro Municipal João Caetano o renomado violonista Fabio Zanon

Fabio Zanon (foto; Edu Sardinha)
Fabio Zanon (foto; Edu Sardinha)

Uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista, Fabio Zanon faz uma única apresentação no Teatro Municipal João Caetano, em Niterói, neste sábado, 11 de junho, às 20hs O concerto faz parte do Ciclo Violonístico de Niterói.

Fabio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall e todos os maiores teatros do Brasil. Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso “Francisco Tarrega” na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs.

Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital/Naxos, sendo escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998: “Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finamente controlada, sensibilidade estilística”.

Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres. Em 2013 assumiu a coordenação artística e pedagógica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e nos próximos meses lançará em São Paulo seu novo cd ‘O Violão Romântico’ pela GuitarCoop.

SOBRE O CICLO VIOLONÍSTICO DE NITERÓI
O Ciclo violonístico de Niterói tendo como protagonista o Violão, explora as suas múltiplas possibilidades e transforma Niterói no principal palco de violão clássico do Brasil. O evento traz para a cidade músicos renomado e também cria oportunidades para jovens com grande talento, auxiliando no processo de perenização da cultura na cidade, reafirmando a tradição de formação de grandes artistas. Com seis edições realizadas, representa o ponto mais alto entre os grandes eventos de violão realizados no Brasil. E mantendo sua tradição, todos os anos o evento homenageia um personagem que tenha contribuição histórica para o violão, este ano será a vez de prestar homenagem a CARLOS BARBOSA LIMA.

http://www.cicloviolonistico.com.br

SOBRE A GuitarCoop
GuitarCoop é uma plataforma online criada por um grupo de músicos que compartilham a visão de que é necessário ir além do modelo tradicional de negócios em música.

Nosso objetivo é ser o eixo de convergência global para os apreciadores de violão, criando uma nova experiência musical por meio de gravações e vídeos na mais alta qualidade, em uma experiência multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21.

O foco na qualidade e uma filosofia de parceria com os artistas permeiam tudo o que fazemos. Nossos artistas gravam nas melhores salas, com os melhores equipamentos, e desfrutam de liberdade artística e de participação nos resultados das vendas.WWW.guitarcoop.com

Programa da Apresentação

Pavan – Infernum   

           Fantasia         

           Playfellow (or Wanton)     

           Almaine: The Night Watch

           Galliard         

           The Fairy Round     

           Nocturnal after John Dowland, op.70     

           Introdução e Capricho, op. 23      

           Grande Polonaise, op.24    

           Estudo no. 9 

           Estudo no. 4 

           Estudo no. 11           

           Estudo no. 6

Anthony HOLBORNE

Benjamin BRITTEN

Giulio REGONDI

Jan Nepomucen BOBROWICZ

Francisco MIGNONE

SERVIÇO

Local: Teatro Municipal João Caetano

End.: Rua XV de Novembro, 35 Centro – Niterói/RJ

Tel.: 21-2620-1624

Data: 11/06/2016

Hora: 20hs

Ingressos: R$ 30,00 (Inteira) – Meia: R$ 15,00

Ingressos: www.ingresso.com ou na bilheteria do teatro.