O Choro do Anacleto na flauta de Antônio Rocha

Nascido e criado na cidade de Valença, RJ, conhecida por ser berço de grandes músicos e cantores, como Rosinha de Valença, Clementina de Jesus e o maestro Agnelo Franco, o jovem flautista Antônio Rocha, integrante do tradicional conjunto Época de Ouro é o convidado especial para a próxima edição do O Choro do Anacleto. 

Antônio também dá aulas de flauta na Escola Portátil de Música, e toca na banda da cidade de Valença, onde também é o maestro.

O projeto O Choro do Anacleto é uma justa homenagem ao maestro, peça fundamental para o desenvolvimento do choro e da música no Brasil. Na forma de uma roda de choro, será realizada no quintal da Casa de Artes Paquetá, todo segundo domingo do mês, a partir das 13h. Sempre com um convidado especial, a ideia é agregar músicos populares e eruditos num encontro às vezes inusitado. A entrada é franca com contribuição voluntária.

A curadoria é do músico e pesquisador Oscar Bolão e o grupo fixo de músicos conta com Pedro Amorim (Bandolim); Jayme Vignoli (Cavaquinho); Luiz Flavio Alcofra (Violão) e Gabriel Leite (Pandeiro). O projeto tem o apoio da Escola Portátil de Música e é produzido pela Vogas Produções e Paquetá Produções.

Antônio Rocha
Com doze anos de idade começou a estudar com um professor da cidade, pouco tempo depois ganhou uma bolsa de estudos para fazer quatro anos de flauta no Rio.

Antônio foi se entrosando com os outros mestres, todos figuras importante no universo samba/choro, até ser convidado por Jorginho do Pandeiro, para integrar o Época de Ouro, um conjunto tradicional com uma história de mais de quarenta anos de existência.

Estudou flauta com José Carlos Teixeira,Raquel Magalhães, Marcelo Bonfim e Altamiro Carrilho, de quem recebeu grande apoio sendo reconhecido pelo mesmo como seu sucessor.

Flautista do Conjunto Época de Ouro, Professor de flauta da Escola Portátil de Música, Maestro da Banda Sociedade Musical Progresso de Valença e do Coral XV de Agosto,Organista na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória em Valença R.J.

Administra sua carreira de compositor com muito entusiasmo, tendo número significativo de composições. Gravou com grandes nomes da Música Brasileira como: Deo Rian, Mauricio Carrilho, Altamiro Carrilho, Agnaldo Raiol, Luciana Rabello, Cristóvão Bastos, Jorginho do Pandeiro, Regional Imperial,Regional Carioca e outros.

Participou de vários festivais de musica como professor de flauta: Festival Nacional do Choro (promovido pela Escola Portátil de Música)2006 em Mendes/2007 e 2008 em São Pedro SP, 28ª,29ªe 31ª Oficina de musica de Curitiba,Festival de música de Ourinhos 2011 e 2012,Festival Cultural Benedito Lacerda 2009,Festival Banda larga Macaé 2011.

Participou recentemente das gravações da trilha sonora do Filme PIXINGUINHA “Um Homem Carinhoso”

SERVIÇO

O CHORO DO ANACLETO

Datas – Segundo domingo do mês – 08 de Novembro

Local: Casa de Artes Paquetá – Praça de São Roque, 31 – Paquetá – Rio de Janeiro – RJ

Tels: 3397 0517 – 3397 – 2124

Horários: a partir das 13h

Preço:  Entrada Franca (contribuição voluntária)

Classificação: Livre

https://www.facebook.com/chorodoanacleto

http://www.ilhadepaqueta.com.br/casadeartes/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui