O CD “As Cores do Poeta” é o olhar da pianista Monique Aragão sobre a poesia de Cecilia Bastos na voz de grandes nomes da MPB

Capa - Marcia Fialho
Capa - Marcia Fialho

Monique Aragão compositora, pianista e arranjadora carioca fez uma seleção de craques da música para seu mais novo trabalho:  CD “As Cores do Poeta”. Dez faixas inspiradas em poemas inéditos de Cecilia Bastos.

Diogo Nogueira, Danilo Caymmi, Zé Renato, Cris Delanno, Marcos Sacramento, Carlos Navas, Pedro Lima, Stella Miranda, Tim Rescala e Liz Rosa foram os escolhidos para dar voz ao disco que tem arranjos do maestro Marinho Boffa.

Nos anos 90, a pianista Monique Aragão foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Sharp na categoria instrumental. Sua imagem se tornou conhecida do grande público ao fazer a preparação vocal dos concorrentes do extinto programa Fama, exibido pela TV Globo.

Foi por conta disso que tudo começou a tomar forma. A poeta Cecilia Bastos, agora com 103 anos e ainda sem livros publicados, assistindo ao programa, sugeriu que a filha Lilia Bastos estudasse música com Monique Aragão. Das aulas, depois de uma década, veio o convite para dar voz  às poesias da mãe.

Monique Aragão
Monique Aragão

– Ninguém poderia imaginar a grande parceria que se estava por firmar. Tampouco que o passado de Dona Cecilia receberia visitantes do futuro  –  diz Monique.

Mas não bastava a Lilia Bastos que o trabalho de sua mãe fosse eternizado. Ele deveria beneficiar o maior número de pessoas. Assim, após as composições prontas, Monique Aragão convidou Marinho Boffa para os arranjos e programação de samplers e conseguiu reunir a nata da MPB em um CD cuja a venda será toda revertida para o Retiro dos Artistas.

– Os poemas de amor, que em sua aparente simplicidade escondiam mensagens universais, inspiraram oito composições minhas, duas de Fernando Moraes, arranjos de Marinho Boffa e a interpretação de grandes cantores e músicos.  Então, o humor, a brejeirice,  a dramaticidade  e o deslumbramento, matizaram os textos que se transformaram em canções de diversos gêneros.– acrescenta.

Não é qualquer pessoa que chega aos 103 anos, lúcida e ainda pensando em escrever poesias. Pois é, Cecilia Bastos passou sua vida inteira a produzir poemas que contam a história de uma geração de mulheres do Rio de Janeiro que, muitas delas, hoje vivem no Retiro dos Artistas.

A instituição acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras, onde recebem toda a atenção e conforto que necessitam. No espaço eles têm a oportunidade de produzir e expor seus trabalhos dignamente, como todo artista deve fazer até o último dia de sua vida.

O CD “As Cores do Poeta” (Selo CENDI MUSIC.) será distribuído em todas as plataformas digitais em 32 países.

www.cendimusic.com
Preço médio: R$ 30,00

CD: www.facebook.com/AsCoresDoPoeta

 SERVIÇO
Lançamento do  CD  “As Cores do Poeta”
Dia: 31 de maio, terça-feira,19h
Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572 – Tel: 21. 32059002
Entrada Franca – Preço do CD: R$ 30,00. (Venda p/ Retiro dos Artistas)

DEIXE UM COMENTÁRIO