O Brasileirão de 2015 acabou? O de 1995 segue emocionante… ao menos no Twitter!

Em comemoração aos 20 anos do título brasileiro do Botafogo, perfil na rede social acompanha momentos decisivo do título e lança livro sobre conquista alvinegra

unnamedAs emoções do futebol brasileiro acabaram em 2015, mas no passado, em 1995, o Campeonato Brasileiro chega na sua reta final. Não entendeu nada? É que desde maio, o perfil @OBotafogode95 acompanha como se estivesse “ao vivo”, em “tempo real”, toda a campanha do título de campeão brasileiro do Botafogo, que faz 20 anos no dia 17/12. Como se alguém estivesse no passado, e com muito humor, a página acompanhou toda a trajetória do time, desde a montagem do elenco, passando pelos jogos da primeira fase e agora chegando nas partidas decisivas.

A semifinal contra o Cruzeiro e a lendária final contra o Santos serão acompanhadas sem deixar nenhum detalhe de lado. Narrações, preparação, recortes de jornal. Tudo o que o torcedor botafoguense já está acostumado, já que, desde o primeiro semestre, a interação com o perfil é intensa. Torcedores relembram e se comportam como se estivessem em 1995, uns revivendo, outros conhecendo a história do título do Fogão.

A ideia inspirou muitos outros projetos em 2015, como @acopadascopas, que relembrou a Copa do Mundo de 2014, um ano depois,@GremioBiAmerica, que acompanhou os momentos decisivos do Grêmio na Libertadores de 1995, @galomemoria, que mostra a excursão de 50 anos atrás do Atlético-MG pela Europa. Até mesmo perfis oficiais de clubes, como @Corinthians, entraram na brincadeira. O Timão narrou a final do Paulistão de 1977 no aniversário do fim do jejum de 23 anos sem título

A aceitação da ideia, que em agosto foi também para o Facebook, foi tão boa por parte dos botafoguenses que captou R$26.695 em dois meses de financiamento coletivo para a produção de um livro sobre a conquista. A obra, em 292 páginas, conta com maior riqueza de detalhes toda a história daquela conquista, com entrevistas exclusivas e grande pesquisa. Uma reportagem gloriosa que ainda tem a colaboração do renomado artista paraibano Chico Shiko, que fez bela ilustração para a capa do livro, e com o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, que escreveu uma pequena crônica para a orelha da publicação.

Escrito pelo jornalista e historiador Thales Machado, criador e mantenedor do projeto nas redes sociais, o livro tem lançamento marcado para o dia 16/12, véspera  do aniversário da conquista, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo. Outros dois eventos no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte já estão agendados para o lançamento e comemoração do fim do projeto.

ACOMPANHE OS MOMENTOS FINAIS DO “O BOTAFOGO DE 95” NO TWITTER

CURTA O PROJETO NO FACEBOOK

Lançamento “O Botafogo de 95”, de Thales Machado

– 16/12, 19h, Livraria da Travessa de Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo

– 17/12, 12h, tarde de autógrafos na Loja Oficial do Botafogo – General Severiano. Av. Venceslau Braz, 72 – Botafogo.

– 19/12, 12h, confraternização entre colaboradores e seguidores no Baixo Gago – Rua Gago Coutinho, 52, Laranjeiras.

* Pré venda do livro em obotafogode95.minestore.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO