Nova Friburgo recebe sua primeira Festa Literária, a FLINF

Evento celebra o encontro com mesas de debates entre autores e profissionais friburguenses e de fora da cidade

Nova Friburgo produz sua primeira Festa Literária, a FLINF, celebrando o encontro. A duas horas da capital, essa cidade que serviu de inspiração e de aconchego para tantos escritores,  com tantas histórias originalíssimas para contar, merece finalmente reunir e receber a grande festa da leitura e do livro.  Para isso, a curadoria de conteúdo Conectivos, com o apoio da ACIANF e da InterTV, promove uma programação que privilegia conversas entre autores e profissionais do livro e da leitura, de Friburgo e de fora da cidade. A ideia é celebrar o fluxo, o intercâmbio, as trocas que os encontros podem proporcionar.

O evento acontece de 14 a 16 de outubro com programação simultânea no Willisau Center (Cantão dos Autores), na Usina Cultural Energisa (Usina Literária), na Academia Friburguense de Letras, e na Fundação Dom João VI (Fundação da Memória e Outras Histórias). As atividades — que incluem lançamento de livros, debates, contação de histórias, saraus e outras ações em torno da leitura e do livro — foram pensadas especificamente para cada um dos espaços participantes, que trazem um conceito próprio.

 Entre as mesas programadas estão os escritores Zuenir Ventura e Tina Correa falando de memória e cidade, a jornalista e autora Barbara Pereira e o especialista em economia criativa Thiago Mello, sobre literatura, território e identidade, e Francisco Gregório Jr. conversando com Márcia Lobosco sobre ler, ouvir e contar histórias. Teremos também Eduardo Coelho, professor de Letras da UFRJ e editor (também friburguense), discutindo o universo da crônica e a exposição do Eu com a escritora e jornalista Ana Blue, do jornal A Voz da Serra. A programação definitiva será divulgada em breve e vai trazer todos os nomes dos autores confirmados que estão aderindo à festa, além dos temas e horários de apresentação dos encontros.  A agenda prevê atividades de interesse para todas as idades.

 A Festa Literária de Nova Friburgo – FLINF insere a cidade no mapa das feiras que acontecem em todo o país. O formato em que é desenhada vai permitir uma interlocução e ao mesmo tempo a construção de novos saberes em torno de um fazer literário possível com temas pertinentes para a produção e inspiração locais.

Mais informações: conectivoscuradoria@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO