‘No espaço entre nós’ leva ao Museu da República resultado de projeto com jovens

Universos distantes que se encontram pela arte. Depois do trabalho de alguns meses envolvendo adolescentes de classe média e de uma comunidade, a exposição ‘No Espaço Entre Nós’ chega ao Museu da República, a partir do dia 6 de agosto, com uma instalação audiovisual e obras interativas. A ideia foi desenvolvida pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues, e apoiada pelo Instituto de Arte Educação (IAE).

Os jovens não se conhecem e só se encontrarão às vésperas da abertura da mostra. Os meninos, com idades entre 12 e 15 anos, tiveram suas imagens transformadas em sombras e misturadas em mandalas. Não é possível distingui-los nas obras.

Durante as oficinas, foram realizados vários trabalhos de sensibilização onde os alunos foram instigados a se representarem e se comunicarem de maneira subjetiva, utilizando diversas técnicas e materiais plásticos. Para a proposta final, foram fotografadas as sombras de cada um representando com seu corpo a frase “se eu fosse arte, seria….”. Elas foram organizadas em mandalas, depois impressas em grandes papéis, com seus centros vazios. Cada aluno recebeu a imagem da mandala em que participou para trabalhar. Na exposição, o público poderá ver 36 diferentes criações, que, para a instalação, foram editadas em um vídeo de Maurício Salles com animação de Marcos Magalhães e sonorizadas pelos depoimentos dos próprios alunos.

Também haverá uma parte interativa na mostra, em que o público poderá brincar com sombras imantadas sobre caixas de luz com cores, formas e o espaço entre elas. Os trabalhos criados serão fotografados e postados no Facebook da mostra, e o público poderá guardar e compartilhar sua criação, com a hashtag #noespacoentrenos.

Divulgação

Helio Rodrigues: 
Artista plástico e arte-educador, Helio nasceu no Rio de Janeiro em 1949. Iniciou sua carreira profissional em 1968, no Brasil. Expõe regularmente na Bélgica, Alemanha e Estados Unidos desde 1986. Participa de bienais e feiras de arte desde 1980. Em 1971, passou a ministrar o Curso para Formação de arte-educadores (FORMAE). De 2002 até hoje, atua como consultor para conteúdos arte-educacionais em escolas. Desde 2007, integra a equipe acadêmica do Instituto Pró-Saber, como professor de arte-educação, e a de profissionais do Baalaka –Centro de Arteterapia. Coordena o projeto social Eu Sou, promovido pelo Instituto de Arte educação – IAE. O projeto tem como objetivo reconstruir através da arte a identidade de jovens moradores de comunidades de risco.

Serviço:

Exposição No espaço entre nós
De 6 de agosto a 4 de setembro de 2016
Funcionamento: Quinta e sexta-feira, das 11h às 17h. Sábado e domingo: das 12h às 18h
Museu da República. Sala de Arte-Educação. Rua do Catete, 153 – Catete. Telefone: 2127-0324
Classificação livre
Grátis

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui