Natura Musical oferece primeiro single do novo disco de Dona Onete, “Banzeiro”, para download e streaming

Novo álbum da musa do carimbó chamegado está previsto para lançamento em junho, e tem produção de Pio Lobato e participações especiais das cantoras Lia Sophia e Aíla

 Dona Onete (Foto: Julia Rodrigues)
Dona Onete (Foto: Julia Rodrigues)

O portal Natura Musical oferece com exclusividade a partir desta terça-feira, 5 de abril, o primeiro single do novo disco de Dona Onete, a ser lançado em junho. A faixa “Banzeiro”, que dá nome ao álbum, estará disponível para download e streaming no site www.naturamusical.com.br.

O single marcado pela percussão é uma releitura do gênero festivo banguê, trazido pelos escravos que trabalhavam nos engenhos de cana-de-açúcar, no interior do Pará. Nascida no município de Igarapé-Miri, Dona Onete traz em seu disco o ritmo acelerado e animado que costumava ouvir nos festejos em sua cidade natal.

O nome do álbum, “Banzeiro”, remete à onda forte provocada pelos motores de barcos que navegam pelos rios da Amazônia. Com doze canções autorais, o disco inclui boleros e carimbós, além do frenético banguê, e conta com as participações especiais das cantoras Lia Sophia e Aíla.

Aos 76 anos, prestes a lançar o segundo trabalho, a cantora busca levar a música paraense Brasil afora. “Minha maior felicidade é fazer com que mais pessoas conheçam a nossa música. Estou gravando esse CD para nós”, enfatiza.

Com produção musical de Pio Lobato, o disco foi gravado no Estúdio APCE Music, em Belém. Além de Pio, que assina também as guitarras, integram a banda base do álbum os músicos JP Cavalcante (percussão), Vovô (bateria) e Breno Oliveira (contrabaixo). O álbum “Banzeiro” será lançado em junho, em Belém, durante show com participações especiais de Pinduca e Saulo Duarte. A produção executiva é de Rodrigo Viellas e Viviane Chaves, com gestão da AmpliCritiva. 

O projeto que inclui a gravação do disco e shows de lançamento em Belém e São Paulo foi selecionado pelo edital Natura Musical 2014. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando sempre pela preservação de nosso legado musical. O edital Pará já lançou novos trabalhos da efervescente cena paraense, como Felipe Cordeiro, Natália Matos, Juliana Sinimbu e também registrou nomes emblemáticos da cultura local, como Mestre Solano, Arraial da Pavulagem agora, Dona Onete”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Natura Musical e a música brasileira
O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira completou dez anos em 2015, ocupando papel singular no cenário de patrocínio cultural do país. Com mais de 300 projetos patrocinados, o programa apoiou, desde 2005, a realização de mais de1250 produtos culturais (cerca de 1100 shows, 106 CDs, 21 DVDs, 18 livros e 5 filmes), e se converteu numa plataforma de renovação da música brasileira. Hoje proporciona o lançamento de um volume de novos trabalhos comparável aos principais selos de música brasileira não orientados exclusivamente pelo mercado, com uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo país, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente, no caso de artistas consagrados.

O programa patrocina projetos de renovação da música brasileira e preservação do legado  por meio de diferentes frentes, como os editais públicos, que selecionam projetos de diversos formatos e estágios da produção cultural, por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e com o festival Natura Musical.

OUÇA O CANAL DO NATURA MUSICAL NO SPOTIFY E SAIBA MAIS NO PORTAL

www.naturamusical.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO