Natasha Llerena lança “Canto Sem Pressa”, álbum de estreia que une ritmos do Brasil e do mundo

Participações de Jaques Morelembaum, Cristina Braga, Edu Neves e André Mehmari  

A carioca Natasha Llerena de 24 anos, é cantora, compositora e bailarina. Orientada por referências diversas da música brasileira, africana, árabe e ibérica, dedica-se à criação de uma sonoridade própria que vem sendo desenvolvido ao longo dos dois últimos anos de pesquisa em parceria com o produtor musical Eduardo Andrade. Juntos, têm investido em um projeto musical sensível, virtuoso em composições sonoras inovadoras, que resulta na produção do primeiro disco da jovem artista. 

Cantar sobre a passagem do tempo, a maturidade e as transformações da vida imprimindo uma identidade própria ao trabalho foi o desejo que moveu a cantora a desenvolver um trabalho solo. O primeiro álbum, “Canto Sem Pressa”, nasce quatro anos depois desta decisão e traz no nome a relação da artista com a criação: um processo de esmero e depuração do fazer artístico.

Do início da carreira profissional, na Banda Novíssimos, até a realização do primeiro trabalho solo, Natasha tem chamado atenção de grandes nomes da música, como o violoncelista Jaques Morelembaum, que faz participação em três faixas do álbum; Bebel Gilberto – que inspirou a faixa “Pra Bebel”; e Roberto Frejat, um dos apoiadores da campanha de crowndfounding da artista. 

Uma das novas vozes da cena musical carioca, Natasha, assim como outros colegas de geração, utiliza a força das redes sociais para ampliar o alcance de seu trabalho. Para o lançamento do álbum, arrecadou quase R$ 30 mil em dois meses de campanha virtual no site de arrecadação Catarse. 

Natasha Llerena

Em carreira solo, a cantora apresentou-se nas principais casas de música da cidade, como o Espaço Sério Porto, o Bar Semente e o Circo Voador. Em 2012, participou da edição londrina do festival Back2Black e voltou aos palcos do evento em 2015, aqui no Rio, no show Conexão Brasil-Angola, quando cantou ao lado de Aline Frazão e Toty Sa’Med. 

Em “Canto Sem Pressa”, Natasha afina sua musicalidade e aprofunda-se na riqueza da música brasileira, trazendo para a sonoridade das canções ritmos como o samba, o baião e o maracatu. A parceria com o produtor musical Eduardo Andrade, também arranjador e violonista, trouxe ainda mais diversidade ao repertório, com novos instrumentos e arranjos criados a partir de uma pesquisa musical minuciosa.

A brasilidade impressa nas canções mistura-se com referências vindas de várias partes do mundo, como Cabo Verde, na África – terra dos novos talentos Mayra Andrade e Tcheka –, a sonoridade árabe e a música americana. A faixa “Giros”, um dos destaques do show, traz a união da percussão forte e “para cima” com o violão inspirado no estilo “fingerstyle” de Andy McKee e versos que remetem ao estilo hip-hop. O resultado é um álbum que fala a língua do mundo e traz em seu DNA a força da tradição popular brasileira miscigenada à música contemporânea internacional. 

“Canto Sem Pressa” também se destaca pelo caráter autoral das músicas, compostas por Natasha com parceiros como o poeta Lucas Noleto, Dalus Gonçalves e Alberto Americano. As melodias e novos arranjos são executados por um time de primeira: além de Morelembaum, o álbum traz as participações da harpista Cristina Braga, do pianista André Mehmari e do saxofonista e flautista Edu Neves, além da banda formada por Michel Nascimento, Pedro Amparo e Alexandre Berreldi, músicos da nova geração que vem acompanhando Natasha nos últimos anos.

FICHA TÉCNICA
Disco gravado e mixado no Estúdio Casa do Mato

Produção musical, arranjos, gravação: Eduardo Andrade

Mixagem: Eduardo Andrade, exceto ‘Sons do Maranhão’, mixado por Raphael Kampel Stolnicki

Engenheiros assistentes: Pedro Richaid e Rafaela Prestes

Masterização: Raphael Kampel Stolnicki (Estúdio Gigantes da Pedra)

Direção de Arte e Fotografias: Isabela Carpena

Projeto Gráfico: Vivi Melchior e Ana Carolina Bolshaw

SHOW DE LANÇAMENTO
Show de lançamento do disco Canto Sem Pressa
Artista: Natasha Llerena
Data: 05 de maio de 2016
Horário: 19:30
Local: Teatro Serrador
Endereço: R. Sen. Dantas, 13 – Centro
Ingressos: $ 40 (inteira); $ 20 (meia)*
*Além de idosos e estudantes, cariocas que apresentarem o comprovante de residência na bilheteria do Teatro Serrador pagam meia entrada.

CANTO SEM PRESSA

Faixas:

1 – A Esperança que carrego em mim 
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)
Participação especial: Jaques Morelenbaum (Cello) e Cristina Braga (Harpa) 

2 – Pra Bebel
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)

3 – Giros
(Natasha Llerena/Dalus Gonçalves/Eduardo Andrade/Viviane Falcão)

4 – Canto Sem Pressa 
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)
Participação especial: André Mehmari (piano) e Jaques Morelembaum (cello)

5 – Sons do Maranhão 
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)
Participação especial: Edu Neves (flautas)

6 – Desenhando 
(Natasha Llerena/Alberto Americano)
Participação especial: Jaques Morelenbaum (Cello)

7 – Castelo de Cartas do Rei 
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)
Participação especial: André Mehmari

8 – Dança do Tempo
(Natasha Llerena/Lucas Noleto/Dalus Gonçalves/Marco Aureh)

9 – Recomeçar 
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)
Participação especial: Edu Neves (Sax Soprano) 

10 – Sertão
(Natasha Llerena/Lucas Noleto)