Mostra de Arte Ebru e Caligrafia turco-otomana em São Paulo

Exposição faz parte das comemorações do Dia da Turquia

Duas das mais representativas formas de arte da Turquia – Arte Ebru e Caligrafia Turco-Otomana – serão exibidas de 30 de maio a 4 de junho no Espaço Cultural 5º Centenário da Assembleia Legislativa. A exposição, promovida pelo Centro Cultural Brasil-Turquia, é um dos eventos de comemoração do Dia da Turquia, que prevê ainda concerto de música clássica daquele país, na noite do dia 30. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Mostra de Arte Ebru – Técnica de ornamentação de papeis, oriunda do Império Otomano, praticada há 500 anos e conhecida como marmorização turca, uma alusão ao efeito da ondulação da água, que permite criar padrões semelhantes aos do mármore. No Ebru clássico, as  belezas da natureza são desenhadas na água com as cores naturais e cores vibrantes, e são transmitidas para o papel.

Caligrafia Turco-Otomana – Adotada desde a fundação da República da Turquia, no século xx. Através da vasta geografia do mundo islâmico, a caligrafia é um símbolo que representa unidade, beleza e poder. Os princípios estéticos da caligrafia são um reflexo dos valores culturais do mundo muçulmano e, segundo escritores islâmicos, a caligrafia “é uma geometria espiritual criada pelo Império Otomano através de ferramentas e materiais utilizados para produzir papel, lápis e tinta.”

Concerto – Trio Nazar (alaúde, bateria e contrabaixo). No programa, músicas clássicas da Turquia, a exemplo de Zeybeks, que remete às antigas danças de guerreiros turcos.

SERVIÇO

Exposições Arte Turca

Espaço Cultural 5º Centenário – ALESP
Abertura: 30 de maio, 19h30
Período: de 30 de maio a 4 de junho
Concerto: dia 30 de maio – Salão dos Espelhos
Eventos gratuitos
Endereço: Plenário Juscelino Kubitschek, Palácio 9 de Julho
Av. Pedro Álvares Cabral 201 – São Paulo

DEIXE UM COMENTÁRIO