Monge indiano, discípulo de Amma, celebra a paz mundial em evento gratuito no Rio de Janeiro

Swami Ramakrishnananda Puri é um dos mais antigos e atuantes membros da ordem de Amma, líder espiritual e humanitária reconhecida pela ONU

DivulgaçãoO indiano Swami Ramakrishnananda Puri, discípulo de Amma — uma das principais líderes espirituais e humanitárias do mundo, com mais de 6,5 milhões de fãs só no Facebook —, estará no Brasil em setembro para uma visita rara aos cariocas. Após uma passagem rápida por Curitiba (PR), ele chega ao Rio de Janeiro para o evento gratuito “Abraçando o Mundo com Swami Ramakrishnananda”, que acontece no dia 09 de setembro (sexta-feira), a partir das 18h30, no IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), no Flamengo, no qual palestra sobre as “Transformações necessárias para os novos tempos”.

O encontro, que é aberto a todos os interessados e terá tradução simultânea, será um satsang com momentos de espiritualidade, meditação, troca de conhecimento e música, com direito aos famosos cantos devocionais indianos, os Bhajans. A programação também incluirá uma cerimônia inédita no Brasil, conhecida por Puja e realizada no Ashram de Amma, na Índia. O público presente também participará de uma sessão de perguntas e respostas, além de ter a oportunidade de apreciar um cardápio típico, com alimentos da culinária indiana.

“Como propagador e defensor dos direitos humanos, Swami compartilhará suas experiências ao redor do mundo trazendo mensagens em prol da paz mundial e do respeito universal e deve opinar sobre os diferentes conflitos ocorridos na atualidade, que envolvem intolerância religiosa, discursos de ódio, fatores políticos, econômicos, raciais e sociais”, resume Marcos da Rocha, mais conhecido por Amarjith, diretor da Amma-RJ.

A noite terá início com uma apresentação sucinta sobre a ETW (Embrancing The Word), rede global de organizações e ações sociais locais e regionais que nasceu na Índia a partir dos projetos de caridade conduzidos por Amma. Presente em mais de 40 países ao redor do mundo, a ETW existe para aliviar a carga dos necessitados do mundo ao atender a cada uma de suas cinco necessidades básicas: alimentação, habitação, educação, cuidados de saúde e de subsistência, onde e quando possível.

“No mundo de hoje, as pessoas experimentam dois tipos de pobreza: a pobreza causada pela falta de alimentos, roupas e abrigo, e a pobreza causada pela falta de amor e compaixão. Destes dois, o segundo tipo precisa ser considerado em primeiro lugar porque se temos amor e compaixão em nossos corações, então vamos sinceramente servir aqueles que sofrem de falta de alimentos, roupas e abrigo”, defende a líder.

Swami Ramakrishnananda Puri
Nascido em uma família ortodoxa brahmin, Swami Ramakrishnananda Puri completou o curso universitário e foi trabalhar no Banco do Estado, que ficava a 32km do Ashram de Amma, em Kerala. Em 1978, decidiu conhecer a líder espiritual e humanitária Amma, na esperança de que ela pudesse ajudá-lo a conseguir sua transferência para perto da família. No primeiro encontro, ficou encantado com sua divindade e amor, que esqueceu o motivo de sua visita. Desde 1987, ele tem acompanhado Amma em suas viagens pelo mundo. Com humor característico e exemplos vivos, Swami Ramakrishnananda Puri tem uma maneira única de compartilhar suas experiências e profundos conhecimentos espirituais, recolhidos a partir de quase três décadas passadas como um discípulo da líder humanitária. Atualmente, passa a maior parte de seu tempo visitando Ashrams e centros da Amma ao redor do mundo. Além disso, oferece palestras gratuitas sobre ioga, meditação e vida espiritual. Swami continua servindo a humanidade, tendo criado várias obras de caridade na Índia e compartilhando a mensagem de amor e compaixão da líder espiritual. Também é o responsável por orientar todo o movimento da Amma no Brasil.

Amma
Mata Amritanan-Damayi, ou Amma — como é chamada mundialmente — nasceu em Kerala, uma aldeia de pescadores ao sul da Índia. É reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma importante líder espiritual. Da própria ONU, ela recebeu muitos prêmios por seu trabalho humanitário. Na Índia, Amma comanda uma gigantesca obra social, incluindo sua fundação a Mata Amritanandamayi Math, que foi considerada como “a única organização não-governamental capaz de promover um esforço humanitário completo em larga escala”. Trata-se de uma imensa rede de atendimento gratuito com modernos hospitais, clínicas, orfanatos, farmácias ambulantes, asilos, creches, pensão para viúvas, construção de casas populares, entre outros programas de combate à pobreza que beneficiam milhões de indianos das classes menos favorecidas. Outra marca da missão da Amma é o auxílio às vítimas de catástrofes naturais, como terremotos, enchentes e maremotos. São acontecimentos que costumam registrar milhares de perdas humanas, além de um prejuízo material incalculável.

SERVIÇO:

Evento: Abraçando o Mundo com Swami Ramakrishnananda Puri

Data: 09 de setembro de 2016 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) 
Endereço: Rua do Pinheiro, nº 10 – Flamengo (perto do Largo do Machado)
(esquina com Rua Dois de Dezembro) 
Informações: (21) 98858-2709 / (21) 98856-2709 / (22) 2665-2064
E-mail: amma-rj@ammabrasil.org