Momentos Poéticos

Obra apresenta poemas inspirados na natureza que convidam os leitores a viajarem e se apaixonarem pela poesia

CapaO livro “Momentos Poéticos” da psicóloga Bartira Mendes Costa é um verdadeiro presente para os amantes da literatura e da poesia. Isso porque a obra concentra suaves poemas criados a partir de pura inspiração da natureza e amor. Através das palavras em forma de poesia, a autora também faz crítica e propõe a reflexão sobre a maneira com que as pessoas levam o tempo – escassa e apressadamente – e ainda dá detalhes da triste realidade das pessoas que vivem na rua, entre a multidão que se desloca todos os dias. Palavras como amor, sonho e fé enaltecem os pensamentos da autora e tecem os diversos “Momentos Poéticos” que os leitores poderão desfrutar.

A autora, que conheceu na poesia quando era criança ainda, de 11 para 12 anos, através de seu professor de Português e Literatura, ao qual dedicou este livro, conta que no momento em que decidiu transformar suas poesias em algo público, não quis fazer apenas o registro de seus sonhos e de sua realidade, mas sim revelar o retrato de uma existência bem vivida. “A poesia, por ser uma atitude literária, liberada de conceitos, em muito, fala da alma. Eu mesma, muitas vezes, escrevi em pedaços minúsculos de papel, aquilo que gigantescamente tomava conta de mim. Com a poesia na alma, os encontros e desencontros fizeram-me forte para os enfrentar e agora, quando deixo as imagens tomarem esse espaço, o meu desejo é que os que porventura venham a folhar as páginas deste livro, o faça sabendo que estará folhando parte do meu ser”, explica Bartira.

Em 77 poemas, a escritora convida os leitores a viajar em suas intenções e reações de ser humano capaz de ser normal em sua anormalidade, quando simplesmente tenta viver. “Momentos Poéticos” também fala sobre sentimentos em ebulição, Deus, paixão, os traços da maturidade, fé, confissões e muito amor. Os poemas como “Despertando para a Vida” e “Não Basta” têm o objetivo de impulsionar os leitores para ter coragem de viver um novo amanhecer e lutar pelos seus sonhos e ideais.

Bartira Mendes
Bartira Mendes

Bartira Mendes Costa nasceu na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. É psicóloga, graduada em 1994 e ainda hoje atua em sua cidade. Começou a escrever suas poesias ainda com seus 12 anos, após ler o livro de seu professor, Geraldo Lemos. Apaixonada que ficou pelas rimas e possibilidades de expressar seus sentimentos, deu seus primeiros passos. Sua timidez não deixava que esses escritos se tornassem públicos. Poucas foram as pessoas que tiveram acesso às suas escritas. Críticas, boas e ruins, foram bem–vindas. Hoje, corajosamente, através deste livro, uma seleção de tudo que escreveu até agora, desvenda seus mistérios, sonhos e realidade de vida. 

Editora Bem Cultural
A Bem Cultural Editora é parte integrante da empresa Bem Cultural Produções Artísticas, de Catarina Maul. Durante o período entre março de 2015 e março de 2016, Catarina Maul contou com Luciana Cunha na sociedade da editora e nos trabalhos de coordenação editorial.  A partir de abril de 2016, Catarina Maul assume a direção total dos trabalhos, assim como a coordenação editorial dos títulos. No primeiro ano de atividades consecutivas, 13 títulos foram lançados sob a coordenação editorial de ambas, contando com a competência e o envolvimento de vários profissionais nessas edições: Rodrigo Santana C.B., Alex Avena, Demétrio Do Carmo e Jaime Moreno. Entre os autores publicados pela Editora destaca-se a Poetisa Bartira Mendes Costa, com seu Livro “Momentos Poéticos”.

Ficha técnica

Lançamento do Livro Momentos Poéticos
Data:28/06/2016 (terça-feira), às 18h, na Sala de Cultura Leila Diniz (Rua Professor Heitor Carrilho, 81 – Centro – Niterói)
Editora: Bem Cultural
Autora: Bartira Mendes Costa
ISBN: 978-85-68356-02-9
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 100