MoLA: Festival no Rio reúne música, audiovisual, artes plásticas e cênicas

Barro, Ventre, Aíla e Craca e Dani Nega se apresentam no local

Ventre
Ventre

O melhor da cultura brasileira em um só lugar. Essa é a 8ª edição do festival MoLA (Mostra Livre de Artes), que acontece no dia 24 de setembro (sábado), no Circo Voador, Rio de Janeiro. O evento tem a finalidade de envolver o carioca no universo de novos artistas, em diferentes áreas da cultura como música, audiovisual, artes plásticas e cênicas. A partir das 18h, o público vai acompanhar as apresentações de Barro, Ventre, Aíla e Craca e Dani Nega, além de conferir exposições e exibições de documentários. A entrada é grátis até às 20h.

Projeto criado pelo Circo Voador em 2005, o festival MoLA segue incorporando um cenário artístico contemporâneo de todo o Brasil, assim sendo música não pode faltar. Do Nordeste Brasileiro, mais precisamente de Pernambuco, o cantor Barro promete um setlist com as canções do novo álbum “Miocárdio”, lançado este ano. A sonoridade do compositor e produtor musical é assinada pela combinação de instrumentos eletrônicos e samplers.

Em turnê pelo país, a Ventre toca no Rio como uma das principais atrações musicais do MoLA. Com letras intimistas, o som do power trio é influenciado pelo indie rock dos anos 2000 e da psicodelia dos anos 70. Formada por Larissa Conforto (bateria), Hugo Noguchi (baixo) e Gabriel Ventura (guitarra e voz), a banda traz no repertório os hits “Bailarina”, “Carnaval” e “Pernas”. O disco de estreia do grupo foi destaque nas listas de melhores do ano de diversos sites especializados, como o Tenho Mais Discos Que Amigos e Brasileiríssimos.

Se preparando para uma tour pelo nordeste e confirmada no lineup de festivais em vários estados, a Ventre retorna ao palco do Circo Voador pra tocar em casa após se apresentar em eventos como Bananada (GO), Fora da Casinha (SP), Musicada (SP), Contato (SP), Transborda (MG) e Dia da Música (RJ). Logo em seguida, a banda já tem presença marcada nos festivais Vaca Amarela (GO), Coquetel Molotov (PE), DoSol (RN), Maionese (AL) e Devaneios Sonoros (BA).

Diretamente do Pará ao Rio de Janeiro, a cantora Aíla traz na bagagem as canções do disco “Em cada verso um contra-ataque”. Em tempos de crise, a pegada política e social, misturada às batidas eletrônicas e arranjos dançantes, mostram a espontaneidade do trabalho da artista. As composições manifestam e questionam temas como o racismo, questões de gênero, amores livres e outras pautas do dia a dia.

Também no palco, as batidas criativas de Craca, pseudônimo do argentino Felipe Juan, e a rapper Dani Nega agitam o Circo Voador. Os versos das canções, cheias de reflexões e empoderamento, prometem cativar o público presente. Conhecido como Craca Beat, o músico realiza uma nova experiência audiovisual, sincronizando projeções com um híbrido eletrônico que mistura sons brasileiros com batidas de origem afro, candomblé, cúmbia e balcan beat; enquanto Dani Nega carrega a responsabilidade de passar a mensagem por meio da voz.

Mas não é só de música que vive o MoLA. Obras de artes dos artistas plásticos Tamara Ganem e Igor Abreu; as oficinas de João Marcos Mancha e Vicente Pêssoa marcam presença. Assim como os espetáculos teatrais da Companhia Volante, Teatro de Afeto e da performance dos atores Maria Celeste Mendonzi e Júlio Nascimento. Na parte audiovisual, o Canal Plá e Concha exibem documentários e experimentos gráficos, respectivamente.

A 8ª edição da Mostra Livre de Artes acontece no Circo Voador. O endereço é Rua dos Arcos s/n, Lapa. A partir das 20h a entrada é paga. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local ou no site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br/compras/?id=52696).

Serviço

MoLA 2016
Data: 24/09
Horário: 18h (abertura dos portões)
Local: Circo Voador – Rua dos Arcos s/n, Lapa – Rio de Janeiro/RJ

Entrada: Até às 20h: gratuita | Após às 20h ou antecipado: R$30 (inteira) e R$15 (meia- entrada para estudantes, menores de 21 anos e maiores de 60 anos; cliente Odeon que apresentar ingresso de filme do cinema, 1kg de alimento ou passaporte olímpico)

Classificação: Livre

DEIXE UM COMENTÁRIO