“Minotauro, fábula musical” chega a Cidade das Artes e ao Parque das Ruínas

Rudi Garrido (foto: Julia Róna)
Rudi Garrido (foto: Julia Róna)

Espetáculo une linguagens artísticas como teatro, música e arquitetura, percorrendo os diversos ambientes dos espaços culturais

O público é protagonista desta aventura, ao lado de atores e músicos, em busca da superação do medo

A peça será apresentada na Cidade das Artes, nos dias 24 e 25 de setembro, e no Parque das Ruínas, nos sábados 1 e 8 de outubro  

Agabo, um jovem retratista da Ilha de Creta, prepara-se para participar de um concurso pintando seu maior medo desde menino: o Minotauro. Para isso, ele precisará entrar no temido labirinto, conhecido por não ter saída, onde vive o terrível monstro, antes que Teseu, o herói de Atenas, chegue para destruí-lo. Criado pelo Grupo Mosaicos, Minotauro, fábula musical é um espetáculo itinerante que leva o público para viver esta aventura ao lado de Agabo, percorrendo o labirinto. As apresentações serão na Cidades das Artes, nos dias 24 e 25 de setembro, aos sábados e domingos, às 16h; e no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, nos sábados 1 e 8 de outubro. A entrada é franca.

Com texto e concepção de Luciana Zule e direção de Fernando Maatz, a peça Minotauro, fábula musical é livremente inspirada no mito do Minotauro. A montagem apresenta elementos do teatro de bufonaria e palhaçaria, da narrativa oral e da opereta. Atores e músicos de formação clássica integram o elenco desta fábula musicada com composições próprias, executadas ao vivo com instrumentos de corda, sopro, percussão e canto lírico. Rudi Garrido assina a direção musical composta por sete músicas originais.

Eduardo Ramos (foto: Luciano Oliveir)
Eduardo Ramos (foto: Luciano Oliveir)

Como falar para crianças de um mito que desperta medo e horror? Sem deixar de lado a seriedade do tema, o Grupo Mosaicos utiliza uma estética repleta de humor, dando continuidade à pesquisa de unir palavra e música para contar uma história. “A força do mito, sobretudo, a relevância do medo como tema – que inevitavelmente atravessa a existência humana, nos inspirou na concepção da peça. Precisamos falar, vivenciar e superar”, destaca a autora Luciana Zule.

A montagem promove uma ocupação de forma sensível e lúdica. Crianças e adultos percorrerão os diversos ambientes da Cidade das Artes – foyer, sala, rampas e escadas – e do Parque das Ruínas – área externa, ruínas e teatro –, permitindo que o público vivencie a arquitetura do lugar, sendo transportados para o labirinto de Creta. Formado por Maria Coelho, Luciana Zule e Eduardo Ramos, o elenco conduz a história ao lado dos músicos Gretel Paganini, Leandro da Costa, Matheus Brill e Rudi Garrido.

Minotauro, fábula musical estreou no jardim do Museu da República, no Rio de Janeiro, com recursos do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, e recebeu duas indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil: Melhor música para Rudi Garrido e melhor atriz para Maria Coelho. O espetáculo é um desdobramento do projeto “Como ouvir os clássicos?”, que o Grupo Mosaicos desenvolve de modo contínuo desde 2008, em diversos espetáculos de narração de histórias com música, realizados em espaços culturais no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. Tal qual o projeto, Minotauro, fábula musical busca aproximar crianças e adolescentes de referências literárias, musicais e culturais fundamentais para a formação do imaginário individual e coletivo.

Luciana Zule, Maria Coelho e Leandro da Costa (foto: Julia Ronai)
Luciana Zule, Maria Coelho e Leandro da Costa (foto: Julia Ronai)

GRUPO MOSAICOS
As atrizes Maria Coelho e Luciana Zule e o músico Rudi Garrido uniram seus talentos e formações para contar histórias. Contos, aventuras, causos, sagas e canções fazem parte do repertório escolhido pelo grupo. Desde 2008, realizam ações em bibliotecas, livrarias, centros culturais, escolas, unidades do SESC, projetos vinculados a prefeituras, como o Ciranda de Histórias (RJ), além de programas de rádio e televisão. A pesquisa musical, relativa à proposta de trabalhar a música como fio condutor da narrativa tal qual a palavra, aproximou o grupo da linguagem do rádio.

Conheça mais sobre o grupo, no site: http://www.grupomosaicos.com

FICHA TÉCNICA
Texto e Concepção: Luciana Zule
Direção Geral: Fernando Maatz
Direção Musical: Rudi Garrido
Elenco: Maria Coelho (Agabo), Luciana Zule (Rainha Pasífae, Ariadne e Náiada) e Eduardo Ramos (Rei Minos, Círon e Apeles)
Músicos: Gretel Paganini, Leandro da Costa, Matheus Brill e Rudi Garrido
Cenário: Daniele Geammal
Assistente de Cenário: Luna Santos
Cenotécnico: Construcena Serviços Cenotécnicos LTDA – ME
Cenotécnico Temporada 2016: Renato Marques
Contrarregra: Wellington Fernandes
Figurinos: Bruno Perlatto
Assistente de Figurino: Camila Dominguez
Costureiras: Sônia Maria e Márcia Jackson
Aderecista: Eline e Anderson Marques
Preparação Corporal: Daniela Carmona
Visagismo: Tiago Ronnones
Adaptação Visagismo Temporada 2016: Francisco Leite
Ilustração do Minotauro: Pedro Moura
Projeto Gráfico: Raquel Alvarenga
Readequação projeto gráfico temporada 2016: Nana Suzart
Coordenação Administrativa: Natália Simonete
Direção de Produção: Luciana Zule
Produção Executiva: Clarissa Menezes

MINOTAURO, FÁBULA MUSICAL

SERVIÇOS

CIDADE DAS ARTES
Dias 24 e 25 de setembro, sábado e domingo, às 16h.
Sala: Teatro de Câmara
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Informações: (21) 3325-0102
www.cidadedasartes.org
Capacidade: 50 lugares.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNAS
Dias 1 e 8 de outubro, sábados, às 11h.
Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2215-0621.
Capacidade: 40 lugares.

Duração: 60min.
Classificação etária: livre
Recomendação etária: 5 anos
Ingressos: entrada franca
Senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui