Mídia e Sistema Penal

As distorções da criminalização nos meios de comunicação

Mídia e Sistema Penal: as distorções da criminalização nos meios de comunicação, escrito por Marcus Alan de Melo Gomes, é uma obra que atenta para as relações estabelecidas entre a mídia e o sistema penal, abrangendo, a partir de dois universos – o punitivo e o comunicacional – as suas interações e reflexos na esfera político-criminal. O trabalho é resultado da pesquisa realizada por ele durante o pós-doutorado, cursado no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra (Portugal), em 2014.

Segundo o autor, o crime-notícia e o crime-espetáculo transformaram-se em dentes de uma engrenagem que move o mercado da informação – onde o lucro é a meta – e que reforçam a influência dos mass media sobre as agências de controle penal (criminalização primária e secundária).

“Questões como o imaginário coletivo da insegurança, moldado a partir da dramatização do crime (vitimização), e o processo de mcdonaldização sofrido pelas agências comunicacionais no mundo globalizado interferem decisivamente nas escolhas dos órgãos de controle penal, sempre muito vulneráveis ao discurso midiático e não raramente interessados em reproduzi-lo com a adoção de medidas simbólicas (política criminal midiática) e meramente reativas.”, explica.

A obra ressalta, portanto, a capacidade dos meios de comunicação de penetrar a sociedade de massa, moldando seus valores de consumo e a sua realidade. Ela vai além, revelando também a maneira como a mídia influencia o próprio sistema penal ao disseminar e reforçar o discurso do castigo e da exclusão do inimigo (criminoso). “Em termos político-criminais, é quase como transformar os meios de comunicação em um supraparlamento, uma suprapolícia e um suprajuiz”, aponta Marcus Alan.

Ficha técnica

Mídia e Sistema Penal
As distorções da criminalização nos meios de comunicação                                                

Autor: Marcus Alan de Melo Gomes
Editora Revan
Direito
ISBN: 978 85 7106 549-9
160 páginas
R$ 39

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui