As vozes do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis se preparam para atravessar o oceano e encantar o público europeu. Em agosto, o grupo vocal entrou em estúdio para gravar o seu novo CD, o segundo em dois anos. Desta vez, o trabalho, patrocinado por uma entidade católica, será lançado na Alemanha. O desafio consagra ainda mais a trajetória de um dos corais de meninas mais conhecidos do Brasil que, em 2016, comemora seus 28 anos de história.  

O CD contará com 15 faixas natalinas, incluindo canções alemãs, americanas e de compositores brasileiros. “É uma responsabilidade enorme gravar um trabalho que estará registrado para a vida toda, ainda mais representar o Brasil frente a um público tão exigente, com uma tradição sólida e muito conhecimento musical”, comentou o maestro Marcelo Vizani, regente do Coral das Meninas dos Canarinhos desde 1998.

Obras como Christus ist geboren, de Franz Liszt, Verbum caro factum est, do Padre José Maurício Nunes Garcia, Ave Maria, de Henrique Oswald, Veni Domine, de  Felix Mendelssohn, e O Jesulein, de Albert Becker, fazem parte do repertório do disco. 

O álbum será patrocinado pela Missionszentrale der Franziskaner, ou Central das Missões dos Franciscanos, uma entidade católica apoiadora de países em desenvolvimento. A mesma instituição já havia patrocinado dois CDs do Coral dos Canarinhos destinados à Alemanha. “Ó Vinde ver já nasceu”, em 2012, e “Christus est Natus”, em 2009, com tiragem de 300 mil exemplares. O sucesso da parceria com o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), mantenedor dos dois corais, fez com que, dessa vez, a entidade convidasse as Meninas dos Canarinhos para estrelarem o álbum. Um orgulho para a instituição que, novamente, tem a missão de levar o nome de Petrópolis e do Brasil para outros públicos e países.  

Divulgação

“Esse é um momento muito importante para nós e para a música clássica mundial, que ganha mais um trabalho de muita qualidade. Ainda não sabemos a data para o lançamento oficial na Alemanha, mas com certeza será ainda antes do final deste ano. Além disso, pretendemos lançar o álbum também para os brasileiros, que sempre nos prestigiam em apresentações ao redor do Brasil”, promete o maestro Marco Aurélio Lischt, diretor artístico do IMCP. 

Para garantir um trabalho técnico de qualidade, as coralistas passaram por um período intenso de ensaio e as gravações ocorreram ao longo de uma semana.  Um ano antes, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis lançava seu primeiro CD, o “Memorare”. O trabalho reúne 11 faixas, entre composições clássicas da música erudita e obras inéditas, compostas especialmente para o álbum.  

“Demoramos mais de 25 anos para gravar nosso primeiro CD, porque acreditamos que o coral deve estar muito maduro para encarar um desafio como esse. É claro que, para o segundo álbum, a expectativa é a mesma e estamos trabalhando para fazer jus à preparação técnica que o grupo vocal tem”, declarou Vizani.  

Uma alegria que também é compartilhada pelas coralistas. Clara Maia, de 17 anos de idade, está no grupo vocal há 8 anos e participou da gravação do primeiro álbum. Agora, embarca com o coro em mais este projeto. “Ter o nome em um CD, como uma memória que vai ficar para sempre, é uma experiência diferente e única. A nossa preparação é cansativa, ensaiamos muito para que tudo saia perfeito. Mas no fim o trabalho é gratificante”.  

Uma história de sucesso 
O Coral das Meninas dos Canarinhos completa 28 anos no dia 21 de outubro. Mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o grupo vocal foi fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, importante nome da história da instituição. Atualmente, 67 cantoras integram o grupo vocal, que já protagonizou grandes apresentações nacionais e internacionais, encantando plateias de diferentes regiões do Brasil e de Portugal.  

O lançamento dos dois CDs chega para coroar um trabalho realizado há quase 30 anos, onde destacam-se concertos memoráveis, como a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia Nº 8 “dos MIL’ de Mahler e no projeto MPB em Conversa. Em 2014, o coro realizou uma série de apresentações ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica e dos Canarinhos de Petrópolis em um dos mais importantes palcos do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa de umas das apresentações, estava o clássico da música erudita “O Messias”, de Händel.  

Recentemente, em 2016, ao lado dos Canarinhos, da Orquestra Filarmônica de Petrópolis e de solistas convidados, apresentou o oratório “A Paixão segundo São João”, de Johann Sebastian Bach. A peça, até então inédita em Petrópolis, é uma das obras mais importantes do compositor alemão, além de ser considerada um marco da música ocidental e do período barroco.  

Serviço 
O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis está localizado na Rua Santos Dumont, 355, no Centro Histórico. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone: (24) 2104-4141, pelo site www.canarinhos.com.br ou pelo Facebook: http://fb.com/canarinhosdepetropolis.