O espetáculo Melodrama da Meia Noite da Companhia Melodramática do Rio de Janeiro traz à cena a investigação dos elementos que constituem o gênero teatral nascido na França no século XIX e exportado para o Brasil através do circo e de importantes companhias teatrais como o Teatro Brasileiro de Comédia, dos grandes atores como Procópio Ferreira e Dulcina de Morais, do teatro de Martins Pena, entre tantos outros.

O espetáculo estrutura-se a partir do “jogo do Gaulier”, criado na École Philippe Gaulier em Paris.  O jogo consiste numa apresentação dos tipos melodramáticos, como o sofredor, o apaixonado e o vilão através de exercícios que estimulam os gestos típicos desses personagens. Após essa apresentação, conduzida pelo personagem “Monsieur”, inicia-se, então, a brincadeira de “tudo que seu mestre mandar, faremos todos”, a criação improvisada de uma trama, a partir da acusação do ator que fizer uma ação não comandada pelo Monsieur.  Apreciando temas comuns ao gênero – conflitos familiares, amores impossíveis, crianças trocadas, revelações, filhos ilegítimos – os atores executam jogos teatrais baseados no gênero francês. Para dar desfecho à história estabelecida, insere-se o jogo do “detetive e assassino”, onde a figura do detetive precisa desvendar as mortes misteriosas que começam a surgir no enredo. Além desses dois novos personagens, surge também a figura do cantor, que enfatiza o caráter musical do melodrama.

Ao fazer a incursão ao clássico, o público se transforma em “povo de Paris” participando ativamente do espetáculo. Durante a encenação, os espectadores podem jogar bolas de meia nos atores caso não gostem da atuação melodramática ou lançar moedas para o palco como elogio à interpretação, além de ter o poder de decidir o destino de personagens que estão sob acusação.

O espetáculo baseia-se em situações dramáticas e apaixonantes levadas ao exagero.

A Cia. Melodramática do Rio de Janeiro é formada por alunos e ex-alunos da escola de Artes Cênicas da UniRio. O grupo atua desde Julho/2011 quando estreou este e cumpriu oito temporadas de sucesso.

Foto: Bia Herbstrith
Foto: Bia Herbstrith

SERVIÇO:

MELODRAMA DA MEIA NOITE
Local: Teatro Miguel Falabella
Endereço: NorteShopping – Av.Dom Hélder Câmara, 5332 – 2º andar – Pilares
Telefone: (21) 2597-4452

Direção: Paulo Merísio

Elenco da Cia:
Gloria Dinniz
Leonardo Vasconcelos
Virgínia Castellões
Wesley May

Atores Convidados:
Adriana Albuquerque
Igor Veloso
Leonardo Paixão
Rodrigo Reinoso
Vivian Sobrino

Temporada prorrogada:
Até 29 de julho de 2015       

Dias/horário: Terças e quartas feiras, às 18 horas
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Classificação: Livre
Capacidade: 456 lugares
Duração: 60 minutos
Produção/Administração: Gleice Olivieri
Realização: Cia. Melodramática do Rio de Janeiro

 

DEIXE UM COMENTÁRIO