Marina Considera e Luciana Costa Et Silva cantam canções alemãs na série ‘Gala di Voce’ 

Programa traz obras de Robert Schumann e Johannes Brahms. Cantoras são acompanhadas pelo pianista Ciro Magnani

DivulgaçãoA soprano Marina Considera e a mezzo-soprano Luciana Costa Et Silva sobem ao palco do Teatro Fashion Mall no dia 11 de julho para um recital de música alemã. A apresentação faz parte da série “Gala di Voce”. Desta vez, o “Gala” será dedicado à música de câmara alemã, com canções de Robert Schumann e Johannes Brahms. As duas cantoras, de renome no cenário lírico brasileiro, serão acompanhadas pelo pianista Ciro Magnani.

O início será com o dueto “Erste Begegnung” e “In de Nacht”, de Schumann. O repertório escolhido se destaca pela poesia, que tem inspiração no lirismo romântico.  “O mais interessante das obras é que as letras foram compostas por grandes poetas, como Heinrich Heine, Ruckert, Geibel e Goethe, e cada uma delas tem uma história e mundo próprio”, pontua Marina Considera. 

O show, de uma hora de duração, terá um clima intimista, que combina bastante com o programa selecionado. “A música de câmara alemã era o que as pessoas tocavam em suas casas como entretenimento, em pequenos saraus”, avalia Luciana Costa et Silva.

Marina Considera
Mestra pela UFRJ e Bacharel em Canto pela Unirio. Estreou profissionalmente em 2006 em “A Carta”, sob a regência de H. Morelenbaum. Integrou o Opera Studio da Accademia Nazionale di Santa Cecília, sob a orientação de Renata Scotto, Anna Vandi e Cesare Scarton. Cantou no Auditorium Parco della Musica, na Fundação Tito Gobbi, e no Teatro Stabile di Abruzzo. Com a OSB-O&R fez sua estreia no Theatro Municipal do Rio, onde também interpretou Rossweisse, em “A Valquíria” (regência de L. Malheiro). No Theatro Municipal de São Paulo estreou em “Jupyra” (Rosália) e no mesmo ano foi solista na Nona Sinfonia de Beethoven na Sala São Paulo, com regência de R. Tibiriçá, e na Quarta Sinfonia de Mahler, regência de J. Neschling. Foi Nedda em “I Pagliacci” no TMSP, regência de I. Levin, e protagonista da Tosca, em Porto Alegre, regência de H. Ricci. No Festival de Campos de Jordão, apresentou-se como solista em concerto em homenagem a Carlos Gomes, regência de L. Malheiro. Em 2015, protagonizou “Suor Angelica”, no Festival da Music Academy International, em Trentino (Itália), regência de Elaine Rinaldi, e interpretou, com grande sucesso, a Condessa em “As Bodas de Fígaro”, regência de T. Volkmann, no TMRJ. Recentemente, foi a Musetta em “La Bohème”, sob regência de Eduardo Strausser.

Luciana Costa Et Silva
Mestre em Ópera pela Royal Scottish Academy of Music and Drama, com o patrocínio da bolsa de estudos RSAMD Endowment Trust e Mestre em Voice Performance pela Guildhall School of Music and Drama. Foi primeiro lugar nos seguintes concursos de canto: Amália Conde, no Rio de Janeiro; Academia Vocalis Tirolensis, em Wörgl; The Margret Dick Award, em Glasgow. Foi regida por maestros de renome internacional, destacando-se: Ligia Amadio, Christian Curning, Roberto Duarte, Isaac Karabitchevsky, Luiz Fernando Malheiro, Roberto Minczuk, Carlos  Moreno, Guillermo Scarabino, Silvio Viegas, Tobias Volkmann dentre outros. Apresentou-se em diversos festivais, entre eles: Festival Internacional de Sarrebourg, na França; Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira e Musica Antiga de Juiz de Fora, em Minas Gerais; Festival Vale do Café, Rio de Janeiro; Festival Amazonas de Ópera, no Amazonas. Dentre os inúmeros papéis em óperas que executou, destacam-se: Mensageira, em L’Orfeo, de Monteverdi; Orfeo, em Orfeo ed Euridice, de Glück; Cherubino, em Le Nozze di Figaro, de Mozart; Hermia, em A Midsummer Night’s Dream, de Britten; Smèraldine, em L’Amour des Trois Oranges, de Prokofiev; Sertaneja e Íris, em Chagas, de Silvio Barbato e Alexandre Schubert. Em concerto, atuou em: Gloria, de Vivalde; Stabat Mater, de Pergolesi; Messiah, de Handel; Missa em Si Menor, de Bach; Requiem, de Mozart; Nona Sinfonia, de Beethoven; Lobgesang, de Mendelssohn; El Amor Brujo, de De Falla; Les Noces, de Stravinsky.

‘Gala di Voce’
O “Gala di Voce” é uma série de recitais que se propõe a passear pelo canto erudito em diversos idiomas. A produção é do Estúdio VOCE, escola de canto e centro de preparação e profissionalização vocal. As apresentações têm supervisão artística de Mirna Rubim, diretora do Estúdio.

Ficha técnica

GALA DI VOCE – RECITAL ALEMÃO
Marina Considera – soprano
Luciana Costa Et Silva – mezzo-soprano
Ciro Magnani – piano
Mirna Rubim – supervisão artística

Serviço

Data: 11 de julho de 2016 (segunda-feira)

Horário: 21h

Local: Teatro Fashion Mall
Estr. da Gávea, 899 – Loja 213 – São Conrado
Rio de Janeiro
Telefone: 2422-9800
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Venda antecipada na Bilheteira do Teatro e no site www.tudus.com.br
Classificação Livre
Duração: 1 hora

DEIXE UM COMENTÁRIO