Mais moderna, Casa de Cultura Laura Alvim reabre em Ipanema

A última segunda-feira,19/09, marcou a reabertura da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. O espaço da Secretaria de Estado de Cultura, que passou pela primeira grande reforma em 30 anos como centro cultural, voltou para o público com equipamentos mais modernos e espaços totalmente renovados. A restauração foi feita pela Omega, empresa suíça que ocupou a casa durante os Jogos Olímpicos, e custou R$ 4,3 milhões, que foram aplicados na montagem de um estúdio para cursos e gravações, na abertura de uma área gastronômica, e na melhoria do cinema e dos teatros, que receberam novas poltronas, aparelhos e tratamento acústico, entre outras ações.

Com espaços para novas atividades como shows, oficinas, palestras e cursos, a expectativa é de que a casa ganhe novos visitantes e recupere os antigos. “A ideia é trazer para a Laura Alvim o público que não estava vindo mais. O espaço está muito moderno. Simples e chique ao mesmo tempo. Vamos oferecer cafés da manhã na varanda da casa aos fins de semana, para atrair pais e crianças, que é um público carente de opções. A casa é um espaço que todos podem visitar e que fica aberto de segunda a segunda. Nossa felicidade nesse momento é enorme”, afirma a diretora da Casa de Cultura Laura Alvim, Renata Monteiro.

Booking.com

O evento começou às 19h30, e contou com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, os ex-ministros da Cultura, Ana de Hollanda e Gilberto Gil, com a família, e Carla Camurati, ex-diretora do Theatro Municipal e frequentadora assídua da Casa de Cultura Laura Alvim. Os convidados lotaram o teatro e assistiram a um show de Ana Cláudia Lomelino, Simone Mazzer, Pedro Miranda e Moreno Veloso, com banda formada por Domenico Lancellotti, Bem Gil, Alberto Continentino e Bruno di Lullo.

Além do show, os visitantes puderam ver a exposição sobre o Piscinão de Ramos, que completa 15 anos e está em cartaz no espaço “Narrativas Visuais”, com curadoria de Iatã Cannabrava. O núcleo oferecerá cursos, receberá conferências, e será um lugar para impressão de livros e fotos. Na agenda, que agora volta com força total, debates e a programação do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip).

Booking.com