Maior festa alemã da região, Bauernfest esquenta o inverno de Petrópolis durante dez dias

AlugueTemporada reúne mais de 100 opções de imóveis para se hospedar na cidade; evento recebe mais de 200 mil visitantes

Um dos principais eventos de Petrópolis e a segunda maior festa alemã do Brasil, a Bauernfest atrai milhares de turistas para a cidade localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, a pouco mais de uma hora da capital carioca. O evento dura dez dias, sempre começando no último fim de semana de junho e estendendo-se até o primeiro de julho. Sabendo que esta é uma das melhores épocas para visitar Petrópolis, os moradores do entorno costumam programar-se com antecedência. No entanto, para quem ainda não se programou, ainda é possível encontrar opções de hospedagem na região. O site AlugueTemporada tem mais de 100 alternativas de casas ou apartamentos para alugar no município.

Durante os dias de evento, a região do Palácio de Cristal em Petrópolis transforma-se em um verdadeiro burgo alemão. Diversas barracas espalham-se pelas ruas oferecendo chope e pratos alemães enquanto um palco localizado no centro do evento conta com músicas e danças típicas. A diversão é garantida e a cada ano cresce o número de visitantes: em 2015 cerca de 215 mil pessoas aproveitaram a festa, 34% a mais do que o registrado em 2014.

Muitos aproveitam a ocasião para vestir roupas alemãs, ideais para suportar o clima europeu da Região Serrana em pleno inverno. Outra tradição do evento é decorar os chapéus alemães com broches da festa. Por todos os lados da Bauern, como a festa é carinhosamente chamada, petropolitanos e turistas exibem seus chapéus recheados de broches coloridos.

Um dos grandes atrativos da festa é a cervejaria Bohemia. A Bauernfest, que chega em 2016 à sua 27ª edição, é organizada justamente na rua da fábrica da tradicional cerveja petropolitana e é comum a marca anunciar novos rótulos para o evento. A visita guiada à fábrica, inclusive, é uma ótima opção de passeio durante o dia para os cervejeiros, que também podem curtir as competições de chope a metro abertas ao público, realizadas no interior do Palácio de Cristal. Em 2015, a Bauernfest comercializou mais de 80 mil litros de chope em dez dias.

Vale lembrar, porém, que não só de aspectos alemães vive a festa e a cidade neste período. Além das diversas atrações próximas ao local da Bauern, como a Catedral São Pedro de Alcântara, a Praça da Liberdade, o Museu Imperial e o Museu de Cera, a prefeitura organiza próximo ao Palácio de Cristal uma estrutura que, durante as noites, recebe DJs nacionais e internacionais para animar o público.

DEIXE UM COMENTÁRIO