Luta e memória

A preservação da memória histórica do Brasil e o resgate de pessoas e de documentos das garras da ditadura

Luta e memória apresenta, a partir de relatos e documentos históricos, a história da preservação da memória política do Brasil na época da ditadura militar. Os depoimentos organizados por Maria Ciavatta detalham a luta travada na defesa pela manutenção do Arquivo Astrojildo Pereira, jornalista, escritor e importante líder dos movimentos operários do século XX. Além disso, a obra também aborda o papel relevante exercido por Dora Henrique da Costa, Marly Vianna e Zuleide Faria de Melo, três corajosas mulheres que arriscaram suas vidas em favor da conservação da memória das lutas de trabalhadores e militantes políticos após o Golpe Civil-Militar de 1964.

O rico arquivo de Astrojildo Pereira, objeto central do livro, reúne coleções de jornais, material de congressos, boletins, folhetos, panfletos etc., relativos aos primórdios da resistência operária, sindical e político-partidária da classe trabalhadora brasileira no período republicano. O livro também reserva um espaço para materiais pouco explorados, entre eles cópias de entrevistas com ativistas políticos, como José Luiz Del Roio e José Salles, além de depoimentos de militantes e fotografias de documentos.

Passados mais de 50 anos do golpe de 1964, que levou o país a 21 anos de ditadura, resta ainda muito a se descobrir e refletir sobre este período sombrio. O livro retrata a importância da memória para a (re)escrita dessa história, revelando o resgate do Arquivo Astrojildo Pereira (Arquivo Social da Memória Operária Brasileira – Asmob) das garras da ditadura. – Inez Stampa

A obra é resultado de um trabalho de coleta de registros e depoimentos de pessoas que protagonizaram e participaram da resistência ao golpe. Todo o material foi organizado por Maria Ciavatta, educadora e historiadora da Universidade Federal Fluminense, com a colaboração do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE) e pelo grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde da UFF.

LUTA E MEMÓRIA
A preservação da memória histórica do Brasil e o resgate de pessoas e de documentos das garras da ditadura.
Com depoimentos de Dora Henrique da Costa, Marly Vianna e Zuleide Faria de Melo
Organização: Maria Ciavatta
Editora Revan
História/ Política
ISBN: 978 85 7106 540-6
248 páginas
R$ 49

DEIXE UM COMENTÁRIO