Livro mostra as frustrações cotidianas da vida

Retratar a vida nua e crua, e não como um conto de fadas. Essa é a proposta do livro “Caçada Russa & outros relatos”, do escritor e jornalista baiano Flávio VM Costa, premiado recentemente no concurso literário internacional Prada Feltrinelli Prize. Publicado pela editora Penalux, a obra ficcional apresenta ao leitor a vida de pessoas comuns que precisam enfrentar seus dilemas pessoais e frustrações cotidianas.

O livro reúne 15 contos ambientados, em sua maioria, na cidade de Salvador. Os personagens são pessoas comuns que enfrentam o peso das obrigações cotidianas, da família, do trabalho, da escola, da religião e da ordem social.

Flávio buscou a origem do título numa carta do escritor russo Anton Tchekhóv (1860-1904). Nela, é descrita uma caçada frustrada, na qual é morto, gratuitamente, uma ave de rara beleza.

Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o cenário produzido pelas narrativas do livro apresenta um mosaico no qual talvez encontremos fragmentos da vida do próprio autor, oriundo de um bairro periférico de Salvador. Os relatos retratam uma realidade bem conhecida daqueles que sobrevivem nos centros urbanos: a violência brutal usualmente propagada e agravada por crises econômicas e desigualdades sociais.

O autor
Flávio VM Costa nasceu em Salvador e se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou como repórter dos jornais Correio e A Tarde, nos quais publicou duas séries de reportagens sobre casos de corrupção e outras irregularidades no Judiciário Baiano. Por esses trabalhos, venceu duas vezes o Prêmio AMB de Jornalismo, concedido pela Associação de Magistrados Brasileiros. Em São Paulo, onde mora desde 2011, trabalhou como repórter das revistas Imprensa e IstoÉ. Colaborou também com a equipe de comunicação do Museu Afro Brasil. Atualmente é jornalista do portal UOL.

Serviço
Livro: Caçada Russa & Outros Relatos
Gênero: Contos
Páginas: 108
Editora Penalux
Valor: R$ 32,00
Onde comprar: http://www.editorapenalux.com.br/

DEIXE UM COMENTÁRIO