Livro de fotografias revela a relação poética do Rio com o mar

Uma cidade toda voltada para o mar. A íntima relação do Rio de Janeiro com as águas que o banham é o tema das fotografias que a franco-brasileira Emmanuelle Bernard selecionou para o livro MAR (Andrea Jakobsson Estúdio Editorial), que será lançado no dia 10 de dezembro, a partir das 18h30, no restaurante Temporada do Hotel Arpoador. O livro, patrocinado pela Nissan, fecha uma trilogia que iniciou com Carioca (2010) e passou por Ginga (2013).

A exemplo de Ginga, MAR também tem texto de apresentação do poeta Chacal e design de Giovanni Bianco, que entre outros destacados trabalhos assina a capa do álbum “Rebel Heart” (2015), da cantora americana Maddona, e do recém-lançado livro da modelo brasileira Gisele Bündchen. O livro é trilíngue (português, francês e inglês). “É um livro de fotografias sobre a relação do carioca com o mar e sobre todas as atividades ligadas a ele, os esportes, o lazer, o trabalho e, principalmente, a natureza. Ele traça um paralelo entre a natureza e as pessoas em total harmonia em um Rio de Janeiro idealizado, apaziguado. como estilo de vida, sua simplicidade e seu poder transformador e terapêutico. Em suma, procura retratar a influência do mar e da praia sobre o nosso modo de ser”, afirma Emmanuele.

Seja de um rosto famoso, de um atleta que representará o Brasil nas Olimpíadas de 2016 ou um anônimo, Emmanuelle Bernard mostra em preto e branco e em cores suaves as mais variadas formas com que as pessoas vivem o mar do Rio de Janeiro. Surfistas, windsurfistas, velejadores, jogadores de vôlei de praia, futevôlei e frescobol, pescadores ou simplesmente banhistas (de mar ou sol) estão representados nas páginas de MAR.

Entre os rostos mais conhecidos presentes nas fotografias de Emmanuelle publicadas na obra estão a atriz Malu Mader, os atores Cauã Reymond e André Ramiro, o modelo Paulo Zulu, o surfista Ricardo Bocão, o ex-jogador e técnico de futebol Renato Gaúcho e as cantoras Daúde e Danni Carlos. Também estão nas páginas de MAR a surfista Emilie Biason, a windsurfista Valeria Matuk, o surfista Eraldo Gueiros, a kitesurfista Mila Ferreira, os professores de yoga Danny Sá e Diego Koury, o lutar de MMA Jonas Speed Bailarinho, o cantor Pablo Morais, os surfistas The Vax Brothers (stand-up) e o poeta Chacal. Além de pessoas, há paisagens também, não só da cidade do Rio, mas também de Búzios e Paraty.

Emmanuelle Bernard
Fotógrafa e documentarista nascida em Nice, na França, passou a infância e a adolescência no Rio de Janeiro, onde permanece morando. Estudou no Colégio Franco-Brasileiro e no Lycée Moliére. É formada em comunicação pela Ecole Française des Attachés de Presse em Paris e Nova York. Estagiou na CNN e na Rede Globo. Cursou Fotografia na Parsons School. De volta ao Brasil no inicio dos anos 90, Emmanuelle começou a fotografar para o mercado editorial (Interview, Trip, Vogue, Veja, Revista da Folha de SP) e para clientes de moda (Forum, Triton, Osklen, Richards, Lenny).

Em 1999, retornou para o Rio de Janeiro,  colaborou com as principais revistas do país como retratista, é responsável por trabalhos institucionais (Bombril, Light, Santander, Gerdau, Vale do Rio Doce) e autora de capas de discos ( Zelia Duncan, Edgard Scandurra, Daúde, Kid Abelha). Realizou exposições individuais em São Paulo (MIS, Galeria Imágicas) e Rio de Janeiro (Casa França Brasil, Centro Cultural Correios). Participou do Fotorio 2003 (Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro) com a exposição  “Copa” no metrô de Copacabana sobre a mistura racial da população brasileira.

Em 2007, realizou o seu primeiro filme documentário, “Declarações de amor”, sobre o Edifício Copan, criado por Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura mundial e um retrato da sociedade brasileira. O filme foi exibido em festivais do Brasil, da Espanha e dos Estados Unidos. Em 2009, participou do Fotorio no Centro Cultural Correios com a exposição individual intitulada  “Carioca“.

Começou também a colaborar com o cinema, fazendo still e making of de filmes de longa metragem como  “Sudoeste”,  de Eduardo Nunes. Dirigiu e fotografou o vídeo clip “Mobile”, de Marcelo Bonfá ( ex Legião Urbana ). Em novembro de 2010, Emmanuelle lançou o seu primeiro livro de fotografias intitulado “Carioca“ sobre a cidade do Rio de Janeiro, seus habitantes e o seu cotidiano. Em Fevereiro de 2012, realizou a sua primeira exposição individual internacional em Bondi Beach, Sydney, Australia, na Galeria Bondi Pavillion.

Em julho de 2013, lançou o seu segundo livro de fotografias “Ginga“ sobre a dança popular no Rio de Janeiro. Em dezembro do mesmo ano, participou do Reinvention Festival em Nova

York, no Banco do Brasil Concept Branch, com a exposição “Ginga”. Em abril deste ano, realizou uma exposição individual na galeria da Aliança Francesa, em Botafogo.

Ficha técnica

MAR
Autora: Emmanuelle Bernard
Andrea Jakobsson Estúdio Editorial – 204 páginas, R$ 120,00, formato: 23×31,5cm, ilustrado
Edição: português, inglês e francês
Patrocínio: Nissan
ISBN: 978-85-88742-75-8
Produção e coordenação geral: Emmanuelle Bernard
Fotografia: Emmanuelle Bernard
Projeto gráfico: Giovanni Bianco Studio 65
Texto: Chacal
Produção executiva: Andrea Jakobsson
Produção das fotos: Vanessa Pascale
Casting: Emmanuelle Bernard & Vanessa Pascale
Assistente de fotografia: Charles Jacquard & Pablo Koury
Versão para o francês: Sophie Bernard
Versão para o inglês: Carolyn Joy Brissett
Assistente editorial: Renata Arouca
Pré impressão: Trio Studio
Impressão: Ipsis

Serviço
Lançamento do livro MAR (Andrea Jakobsson Estúdio Editorial), de Emmanuelle Bernard
Local: Restaurante Temporada (Hotel Arpoador)
Data: 10 de dezembro de 2015 – quinta-feira
Horário: a partir das 18h30
Endereço: Avenida Francisco Bering, 65 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22080-050
Tel: (21) 2523-0066.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO