Livro de arte apresenta história da USP

USP, 80 anos de históriaA maior universidade pública brasileira, e considerada uma das mais prestigiadas do mundo, a Universidade de São Paulo acaba de ganhar um livro sobre seus momentos mais significativos. Neste mês chega às livrarias de todo país o livro “USP, 80 anos de história”, da Editora Brasileira e de autoria de Francisco Cabral Alambert Júnior, que há mais de dez anos é professor da própria instiuição.

O livro conta toda a história da criação da USP, passando por sua trajetória ao longo dos anos iniciais até os dias de hoje, e termina trazendo suas perspectivas futuras. Considerado um centro de importantes inovações tecnológicas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, a USP foi criada em 1934 com a união de seis instituições de ensino que já existiam.

Foi graças a junção de forças das Faculdades de Direito de São Paulo (fundada em 1827); Medicina; Farmácia e Odontologia; Filosofia, Ciências e Letras; e Escolas Politécnica e Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, que nasceu a Universidade de São Paulo. Porém, muita coisa ainda precisou acontecer para que finalmente a instituição surgisse de verdade.

Professor Francisco Alambert
Professor Francisco Alambert

A abolição da escravidão; a Proclamação da República; o dinheiro trazido pelo comércio do café; a Primeira Guerra Mundial, o processo de modernização e transformação da metrópole paulistana; o movimento modernista nas artes e na cultura; a crise da economia cafeeira; o fim da República Velha e a Revolução de 1930; as mudanças nos planos de ensino básico e, finalmente, a derrota dos paulistas na Revolução de 1932 foram alguns dos acontecimentos históricos que marcaram a criação da USP.

Atualmente, a Universidade de São Paulo oferece mais de mil cursos de cultura e extensão, e mais de 300 cursos de graduação em seus 11 campi universitários. Os acervos de suas bibliotecas, tanto nos espaços físicos quanto nos virtuais ofertam mais de 20 milhões de obras. Outras iniciativas, como a Estação Ciência e os seus museus, recebem um público superior a dois milhões de pessoas por ano.

Serviço

Livro: “USP, 80 anos de história”
Autor: Francisco Alambert
Editora Brasileira – 1ª edição
Dados técnicos: 204 páginas em formato de 27 cm x 27 cm
Tradução: Maíra Mendes Galvão e Ivan Rocha 

Editora Brasileira
A Editora Brasileira tem como foco a publicação de livros que retratam a identidade cultural do Brasil e suas mais variadas formas de expressão. Com o objetivo de divulgar e valorizar a arte e a cultura nacional, a empresa se utiliza do teatro, cinema, fotografia, artes plásticas, literatura infantil, esportes, biografias, jornalismo e do meio ambiente como temas de suas publicações, além de títulos de novos autores e reedição de clássicos da literatura nacional e internacional.

DEIXE UM COMENTÁRIO