Lilia Cabral faz curta temporada do premiado “Maria do Caritó” no Theatro Net Rio

Espetáculo ficará em cartaz dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de julho

Depois de uma parada para as gravações da novela “Império”, Lilia Cabral retorna aos palcos com a peça Maria do Caritó aclamada por público e crítica e vista por mais de 100 mil pessoas no eixo Rio/São Paulo e na turnê pelas principais capitais do país. A peça fará uma curta temporada de duas semanas no Theatro Net Rio, em Copacabana, dias 17, 18 e 19 / 24, 25 e 26 de julho (sexta e sábado às 21h / domingo às 20h).    

O texto, escrito especialmente para a atriz por Newton Moreno, do aclamado As Centenárias, tem direção de João Fonseca. No elenco, Dani Barros, Fernando Reyes, Fernando Neves e Silvia Poggetti.

Sucesso de público e critica, Maria do Caritó foi vencedor do Prêmio Arte Qualidade Brasil 2010 nas categorias Diretor, Atriz e Espetáculo e teve indicação recorde para Prêmio Shell 2010, sendo indicado em 06 categorias: direção, texto, atriz, cenografia, trilha sonora e figurino, ficando com o prêmio de melhor direção. Indicado para o 5º Prêmio APTR em 4 categorias, ganhou o de melhor atriz coadjuvante com Dani Barros. Foi vencedor do Premio Contigo 2011 na categoria Melhor atriz para Lilia Cabral.

Para a montagem, Lilia, que coproduz o espetáculo em parceria com Maria
Siman, da Primeira Página Produções, reuniu antigos amigos. “Conheço o Fernando Neves, a Silvia Poggetti e o Serroni (que assina o figurino) há mais de 30 anos, quando estudava na EAD, em São Paulo. São grandes companheiros e grandes atores. Sempre falávamos que precisávamos voltar a trabalhar juntos. Estamos muito felizes. A química continua a mesma. Parece que o tempo não mudou”, comemora a atriz. Ao grupo, foram incorporados novos amigos. “A atriz Dani Barros é incrível. Ela já havia trabalhado com o João Fonseca. Sempre gostei de seu trabalho.  O Eduardo Reys trabalha com Os Fofos Encenam, um grupo de teatro de São Paulo, de que Fernando e Silvia fazem parte. Então, além de excelente ator, era mais um motivo para chamá-lo. Estava tudo em casa!”, explica Lilia. Para comandar a trupe Lilia partiu de um antigo desejo. “Sempre quis trabalhar com o João Fonseca. Na verdade era uma vontade mutua. Conheci-o ainda como ator, antes de virar diretor e formar o grupo Os Fodidos Privilegiados, com o Antonio Abujamra. A direção de João é precisa. Ele nos deixa a vontade para criar, mas com critério. Isso é muito importante porque dá segurança ao ator”, elogia Lilia.  O texto também veio de um pedido da atriz, que encomendou a peça a Newton Moreno, um dos integrantes do grupo Os Fofos Encenam e que vem colecionando elogios com seus textos. Recebeu o premio Shell, por As Centenárias, com Andrea Beltrão e Marieta Severo, em 2007. Com a peça Agresteganhou seu primeiro Prêmio Shell de Melhor Autor e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) de Melhor Autor em 2004. Maria do Caritó é sua terceira peça foi sua terceira estreia no Rio.

A parceria de Lilia com a Primeira Página Produções começou a a peça “ Divã”. A primeira Página é responsável pela produção do espetáculo enquanto Lilia se ocupa mais da parte artística.

Sobre sua parceira com Lilia Cabral, Maria Siman declara: “Uma boa parceria se dá onde as contribuem com seu conhecimento, expertise e talento para que o resultado final seja um lindo espetáculo”.

A comédia revela valores, costumes e crendices que permeiam o imaginário do povo brasileiro. Maria do Caritó é solteirona, chegando aos 50 anos, que está decidida a se casar, ainda que, para isso, precise enfrentar a fúria do pai e de toda a cidade, que acreditam que ela é santa. “É cômico para quem vê e trágico para quem vive”, brinca Lilia. “A Maria do Caritó é uma personagem que sente uma frustração imensa por não ter se realizado como mulher. O que mais me encantou neste texto é que ele fala sobre fé. A Maria do Caritó não deixa de acreditar”, continua. “Maria do Caritó é uma heroína que se equilibra no duplo feminino, sacra e profana, virgem e mundana, santa e palhaça, arquétipo-brincalhão de um feminino desdobrado”, completa Newton. Na cultura popular nordestina, Caritó é a pequena prateleira no alto da parede, ou nicho nas casas de taipa, onde as mulheres escondem, fora do alcance das crianças, o carretel de linha, o pente, o pedaço de fumo, o cachimbo. E assim, a moça que ficou no caritó é aquela que ficou na prateleira, sem uso, esquecida, guardada intacta.

Ao sobreviver no parto, em que sua mãe morre, Maria do Caritó foi prometida pelo pai (Fernando Neves) ao Santo Djalminha. “O pai é um homem fracassado, desiludido, que faz projeções através da filha”, explica Fernando. A cidade passa a acreditar que Maria é santa e faz milagres. Fininha (Silvia Poggetti) é a fiel escudeira de Maria do Caritó, que ajuda a amiga a fazer simpatias para conseguir um marido. Silvia Poggetti faz ainda os papéis de Dona Teodora, a proprietária do circo e Dona Cosma, uma beata que acredita que Maria do Caritó concebeu o milagre de fazer sua galinha voltar a botar ovos. As situações cômicas se sucedem, e os atores se dividem em vários papéis. Dani Barros além da galinha Damiana, acumula os papéis de “noiva ex-defunta” e de “Maria Ardida”. Eduardo Reyes completa o elenco, dividindo-se nos papéis de Anatolli, Coronel e José. “Anatolli é o artista de circo, que ilude a Maria do Caritó, fingindo-se de apaixonado. O Coronel é o verdadeiro pilantra, que quer tirar proveito da imagem de santa da Maria. José é a versão masculina da Maria do Caritó.

Para o cenário, Nello Marrese se baseou na ingenuidade poética do Nordeste. Dispostos no palco estão paus de sebo, baús de circo, oratório de bandeiras e alguns caritós. Foram criados com exclusividade para o espetáculo as imagens de Santo Antonio, Santa Maria do Caritó, São Djalminha e São João pelo artista plástico Anderson Thives.

Assinada por Alexandre Elias, a trilha sonora é um elemento fundamental na encenação, onde os atores cantam e tocam instrumentos. “Uma das características do João Fonseca é gostar de trilha misturada, ou seja, tem coisas que eu compus, tem coisas pesquisadas que eu escolhi, coisas que ele escolheu e até mesmo que os próprios atores escolheram. A música desse espetáculo é dividida em duas seções: trilha gravada  e música ao vivo. Nesta última seção os próprios atores cantam solos ou arranjos vocais que preparei para o elenco, em cima da musicalidade de cada um deles. Eles também tocam instrumentos como pandeiro, triângulo e percussões diversas e variadas para efeito de sonoplastia”, explica Elias.

A atriz e bailarina  Kika Freire está responsável pela direção de movimentos dos atores. “Faço um trabalho de ajuste dos movimentos. Trabalho limpando os movimentos e criando, junto aos atores, movimentos específicos que caracterizam cada personagem”, explica Kika, que para as cenas musicais criou um desenho coreográfico. “Não chega a ser uma coreografia, como uma dança, mas uma marcação coreográfica para dar unidade e leveza às cenas”, continua.  

Paulo Cesar Medeiros assina a iluminação e os figurinos são de J.C Serroni. A direção de produção está a cargo de Maria Siman e realização da Primeira Página Produções Culturais e Lilia Cabral.

SINOPSE
Comédia – Maria do caritó ( Lilia Cabral) tem quase 50 anos e ainda é  virgem pois foi  prometida por seu pai a  São Djalminha. Faz promessas a Santo Antonio e todas assimpatias para burlar a promessa do pai e conseguir um marido.

 

SERVIÇO:

PALCO PETROBAS PREMMIA – MARIA DO CARITÓ

Theatro Net Rio – Sala Tereza Rachel. Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana. (Shopping Cidade Copacabana).

Direito à meia entrada:  Menor ou igual à 21 anos, idosos com 60 anos ou mais, professor da rede pública, estudante, cliente Net (4 ingressos), cliente O Globo (2 ingressos), classe artística com DRT (1 ingresso), cliente Mais Pão de Açúcar, revista Básica (2 ingressos), cartão pré-pago do Metrô (2 ingressos), carteira da Amave (2 ingressos), apresentando a passagem da viação Itapemirim, funcionários da Petrobras (2 ingressos)

Data: 17, 18 e 19 / 24, 25 e 26 de julho.

Horário: Sexta e sábado às 21 / Domingo às 20h

Ingresso: Sexta R$ 100,00 (plateia) R$ 50,00 (balcão e visão parcial) Sábado  e frisa) R$ 50,00 (balcão). Sábado e domingo R$ 150 (plateia) R$ 100 (balcão) R$ 50 (visão parcial).

Duração: 90 Minutos.

Capacidade do Teatro: 622 lugares.

Telefone do teatro: 21 2147 8060 / 2148 8060

Site: www.theatronetrio.com.br

Vendas: www.ingressorapido.com.br / consulte os pontos de vendas no site.

Horário de funcionamento da bilheteria: 10h. às 22h.

Formas de pagamento: Todos CC / CB

Acessibilidade

Estacionamento no Shopping, entrada pela Rua Figueiredo Magalhães, 598.

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