Leoni, em única apresentação, sexta, dia 21 de agosto, na Miranda

Por Frejat

“Notícias de mim”, sétimo disco da carreira solo de Leoni, foi produzido em sua maior parte por ele em parceria com o Furacão de Bolso – banda que o acompanha há 7 anos, que conta com Andrea Spada no baixo, Gustavo Corsi na guitarra e Lourenço Monteiro na bateria – e Eduardo Chermont. Três faixas foram produzidas por Lourenço Monteiro. 

Esse trabalho tem a particularidade de ter “espírito de banda”, pois foi gravado com o mesmo núcleo de músicos formado pelo próprio Leoni e o Furacão de Bolso. Participações especiais abrilhantam as faixas como as guitarras de Rodrigo “Suricato” Nogueira em “Nos olhos dela”; o piano de Lulu Martin, parceiro de Leoni nos Heróis da Resistência, em “Multiversos”; o piano em “Amor Real e os arranjos de cordas em “Amor Real” e de metais em “Gentileza gera gentileza” de Eduardo Souto Neto. Fui convidado por Leoni e fiquei encarregado dos solos da nossa parceria, “Amar um pouco mais”.

Outra singularidade do disco é a de ter sido coproduzido com a colaboração de 853 pessoas num projeto de financiamento coletivo. Os colaboradores receberão uma edição exclusiva do trabalho autografada em suas casas, além de várias outras recompensas bem originais.

O disco traz 13 músicas feitas por Leoni e seus parceiros que apresentam o compositor num momento inspiradíssimo.

As parcerias tem um leque bem abrangente. Vai desde companheiros de geração – como Sergio Britto, dos Titãs e o distinto autor deste texto, Frejat -; até Chuck Hipolitho do grupo Vespas Mandarinas da nova safra do rock; passando pelo poeta Paulo Henriques Britto – que estreia no universo musical -; pela cantora e compositora Zélia Duncan; por sua companheira, musa e cara metade, Luciana Fregolente; pelo cantor e compositor Dudu Falcão; incluindo até seus companheiros do Furacão de Bolso.

Seja para escrever sobre relacionamentos (“Amar um pouco mais”, ”Amor real” e ”Nos olhos dela”), para delinear personagens interessantes (“Glamour”, ”Gentileza gera Gentileza” e “A carne é forte”) ou para questionamentos pessoais e/ou sobre o homem em geral (“Pequeno labirinto”, ”Fingir que não dói”, ”Notícias de mim”, “Cave Canem” e “Multiversos”), Leoni está em excelente forma.

Há espaço ainda para um momento mais político em “As coisas não caem do céu/A dança”, que teve um clipe ilustrado pelas manifestações de junho de 2013, dirigido e editado por sua mulher, Luciana Fregolente, e sua filha, Carolina Warchavsky. Essa é a única faixa que não pode ser considerada inédita nesse grupo de canções. Os vocais são divididos com Humberto Effe, dos Picassos Falsos.

Musicalmente o disco apresenta surpresas, pois além do universo pop rock que lhe é familiar – há ótimos rocks, baladas (com destaque para a belíssima “Amor real”), uma canção com clima mais jazzístico (“Multiversos”) e uma que lembra aqueles rocks de beira de estrada (“Cave Canem”) -, Leoni aventura-se em novas sonoridades trazendo elementos de música africana e latina para o seu trabalho, casos de “Gentileza gera gentileza” e “A carne é forte”, Esta última tem um coro muito bem montado por Felipe Abreu.

O disco encerra com a faixa “Muito obrigado” que consagra a união do ato de compor com o de realizar, unindo os nomes de alguns contribuintes mais empolgados do projeto de financia­mento a uma letra que trata dos diversos aspectos dessa jornada de cantor e compositor no convívio com seu ofício e seu público.

Senhoras e senhores, Leoni nos traz boas notícias!

Serviço: Leoni na Miranda

Data: 21 de agosto de 2015 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Abertura da casa: 20h
Setor Um Tom Acima: 120
Setor Notável: 100
Pista: 60

INFORMAÇÕES MIRANDA

End: Espaço Lagoon – Avenida Borges de Medeiros, 1424 – Piso 2 – Lagoa – Rio de Janeiro (21) 2239-0305
Capacidade: 320 pessoas
Classificação: 16 anos
Formas de pagamento: dinheiro, cheque e todos os cartões de crédito e débito.
Ar-condicionado central
Mais informações em: www.mirandabrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/mirandabrasil
Twitter: @mirandabrasilrj

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui