Laura Alvim recebe Festival Internacional de Teatro da Língua Portugesa

Cias teatrais de Angola, Cabo Verde e Portugal farão montagens inéditas

Toda Nudez será Castigada (Divulgação)
Toda Nudez será Castigada (Divulgação)

Pela primeira vez o FESTLIP terá uma edição temática e o jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues será o homenageado. Ao longo de quase 40 anos, ele escreveu 17 peças, nove romances e centenas de contos e crônicas. Seu primeiro texto teatral foi A mulher sem pecado, encenado em 1941. Entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro, atores de Angola, Portugal, Cabo Verde e Brasil farão peças, workshops, palestras, exposição de fotos, show, evento gastronômico e  uma inédita mostra de cinema vão acontecer, na Casa de cultura Laura Alvim, Oi Futuro Flamengo, Teatro SESI Centro  e de Jacarepaguá, além de outros equipamentos culturais cariocas.

Bailarinos cabo-verdianos da companhia Raiz di Polon marcam presença no Casa de Cultura Laura Alvim. Eles vão ensinar os passos da dança contemporânea africana inspirados na dramaturgia rodrigueana. O evento recebe o grupo para despertar a linguagem corporal através da dança nos jovens do CDLIP – Centro de Dramaturgia de Língua Portuguesa, projeto de formação de jovens dramaturgos no Morro de São Carlos.

Os atores brasileiros Julia Fajardo e Rodrigo Abreu, com direção de Antonio Gilberto, fazem leitura dramatizada de cinco contos de Nelson Rodrigues. Entre eles,  A esposa de todos, O terceiro vestido de noiva e Marido desempregado, escritos originalmente para o jornal Última Hora.

Durante o período do festival, o público poderá também conferir uma inusitada exposição de gifs de nudes, criados pelo diretor Ismael Lito a partir de cenas, frases e citações de Nelson. Toda nudez será castigada ocupa a Casa de Cultura Laura Alvim e o Oi Futuro Flamengo. A celebração em torno de Nelson Rodrigues também ecoa no tradicionalmente concorrido Festlipshow. As trilhas dos filmes rodrigueanos serão repertório da Festa Tupiniquim, que acontecerá na varanda da Casa Laura Alvim, voltada para o calçadão para embalar os frequentadores da orla de Ipanema, durante o pôr do sol.

“O festival é importante e marca em grande estilo a reabertura do centro cultural”, resume Renata Monteiro, diretora do centro cultural. “O FESTLIP 2016 nos permitirá uma aproximação mais íntima da nossa cultura com o mundo, já que a dramaturgia de Nelson retrata, sem pudor, temas tão polêmicos em uma sociedade. É com essa espontaneidade e liberdade que a arte nos permite tocar em questões delicadas e comuns a todos. Permitir esse contato é uma forma de desvendarmos como países de culturas tão diversificadas encaram uma obra tão brasileira e ao mesmo tempo universal quanto a dele”, resume a atriz e produtora Tânia Pires, idealizadora do festival, que contabiliza desde a sua primeira edição um público de quase 280 mil pessoas.

A Casa de Cultura Laura Alvim fica na Av. Vieira Souto, 176, Ipanema. A programação completa do 8º FESTLIP está em www.festlip.com

Realização da Talu Produções, o festival é apresentado e tem o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Oi, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e o apoio institucional do Ministério de Relações Internacionais, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa; o apoio cultural do  Hotel Vila Galé, Oi Futuro, SESI Cultural e Sistema FIRJAN, e apoio da FUNARJ, Secretaria de Cultura, Casa de Cultura Laura Alvim e CACEF.

SERVIÇO:

DE 21/09 A 27/9 – EXPOSIÇÃO de gifs de nudes, animações em loop de bonecos nus, inspirados em obras, frases, citações e poemas de Nelson Rodrigues. Humor e entretenimento, criação de Ismael Lito.

22/09 (Quinta-feira), 20h – BATE-PAPO com o premiado designer e criador artístico Ismael Lito da exposição Toda Nudez será Castigada.

 

23/09 (Sexta-feira), 20h – LEITURA DRAMATIZADA do “O Terceiro Vestido de Noiva”, com os atores brasileiros Julia Fajardo e Rodrigo Abreu e direção de Antônio Gilberto. Reúne textos escritos por Nelson Rodrigues escritos para sua coluna no jornal Última Hora: “A vida como ela é, A esposa de todos, Marido desempregado, O ladrão e A flor de laranjeira. DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS

24/09 – (Sábado), 16h – FESTLIPinho: OFICINA DE DANÇA, ministrada pelo grupo Raiz di Polon, para as crianças do Centro de Dramaturgia da Língua Portuguesa – CDLIP

25/09 (Domingo), 16h – FESTLIPSHOW: Voltado ao público na rua e com a área vip na varanda: Festa Tupiniquim para animar o público nesta edição. Através da mistura de ritmos brasileiros, o evento acontecerá com um pôr-do-sol deslumbrante, em Ipanema. Com um abraço musical, a festa vai fazer todos dançarem no embalo de clássicos brasileiros e novidades.

26/09 (Segunda-feira), 20h – MESA DE DEBATES: Bonitinhos, mas Ordinários –com Sergio Sá Leitão, Paulo de Moraes e Neville D’Almeida e Hernani Heffner como mediador. DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS

27/09 (terça-feira), 20h – PALESTRA Só o Corpo é Indecente do Pescoço pra Baixo, Pode-se Andar Nu, com José Mena Abrantes (Angola). DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS

DEIXE UM COMENTÁRIO