Jornalistas discutem novas oportunidades de negócios em encontro no Rio

Divulgação

O mercado do jornalismo está em verdadeira ebulição, com grandes desafios e também muitas chances e oportunidades de negócios para todos os perfis de profissionais. Mas como aproveitar esta onda de mudanças e aliar performance a equilíbrio pessoal e profissional? Como se valer da crise que atravessa a profissão e se reinventar sem sair, em definitivo, deste mercado da comunicação? Mercado conturbado, contudo promissor. Massacrante, porém, inspirador.

Estaria a resposta a tais perguntas na reinvenção do papel e das ocupações, bem como das múltiplas tarefas do jornalismo? Como superar o medo inicial de realizar um projeto, os problemas burocráticos que surgem no caminho, e surfar com segurança nesta onda de grandes transformações? Foi essa a ideia que moveu um grupo de jornalistas no Facebook, que contou com ajuda de outros e outros jornalistas. Estava criado o Reinventar JornalistasRJ. Cada um com uma história diferente, interessante e útil para compartilhar com os demais. Formada esta espécie de corrente, começou-se a pensar no “como” (jornalistas nunca escapam desse como) reinventar-se. Em busca de meios e formatos de  reinvenção para a carreira, a rede, iniciada em 2015, foi aumentando e chega à quarta edição.  

Agora tendo oficialmente a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como sua ‘casa’, o projeto Reinventar JornalistasRJ-ABI segue nessa nova rodada, no dia 23 de março (veja serviço no fim deste texto), reunindo um time de primeira linha, que vai compartilhar iniciativas independentes no painel “Jornalistas que nos Inspiram – Oportunidades, Desafios e Tendências”. A palavra de ordem é sempre a reinvenção e os reinventores da vez são os jornalistas-empreendedores Aydano André Motta, Henrique Koyfman e Sidney Resende. Eles vão contar suas próprias histórias, apresentar casos de sucesso, além de discutir alternativas e formas para ajudar a apontar caminhos muito além da redação.

Autor de vários livros, o ex-âncora da Globonews e TV Globo Sidney Rezende comanda seu site de notícias SRZD, dirige a Agência SR Ideias, dá aulas e ainda faz palestras sobre empreendedorismo em todo o país.

Também com várias obras assinadas e passagens por grandes veículos, Aydano André Motta edita o site ‘Carnavalesamba.rio’, que inclui um banco de profissionais especializados, e toca diversos outros trabalhos.

Henrique Koifman, especializado no setor automotivo, se reinventou ao produzir conteúdo para o mercado corporativo. Hoje, é autor do blog Rebimboca no site do Globo e apresenta o programa Oficina Motor, na +Globosat.

Na abertura do evento, o blogueiro Rodrigo Vieira, da página ‘Autor Sociedade Anônima’, faz uma palestra motivacional sobre como vencer sérios problemas de saúde e encontrar realização pessoal. Com uma história trágica de vida, que inclui problemas de coração, câncer, depressão e AVC, Vieira é hoje uma referência na Internet com um blog e redes sociais ativas sobre o tema superação.

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas a profissionais de Jornalismo, com prioridade para integrantes do Grupo JornalistasRJ. Estudantes de Jornalismo poderão se inscrever como ouvintes para as vagas excedentes. É necessário confirmar presença no mural do evento – https://www.facebook.com/ groups/jornalistasRJ/ – e preencher um formulário disponível no endereço http://goo.gl/forms/NWAVk0dDbu . As vagas são limitadas. 

Sobre o Reinventar

Nascido logo após a grande onda de demissões em grandes redações do Rio de Janeiro, em setembro de 2015, o Projeto Reinventar JornalistasRJ é idealizado e realizado pelo Grupo JornalistasRJ, criado há cinco anos no Facebook e atualmente com mais de 10 mil integrantes, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A iniciativa conta ainda com o apoio do Café & Pauta Bistrô, do Portal SRZD e do Rock Experience, além de um grupo de jornalistas voluntários. Na primeira fase, em 2015, a iniciativa teve ainda o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), da Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching) e do Instituto de Pranaterapia.

Serviço

4º ENCONTRO REINVENTAR JORNALISTASRJ-ABI – Jornalistas que nos Inspiram – Oportunidades, Desafios e Tendências

O evento é direcionado aos jornalistas profissionais. Estudantes de Jornalismo podem se inscrever como ouvintes, mas devem aguardar as vagas excedentes.

Data: 23 de março, das 9 às 12h.
Local: Auditório da ABI – Rua Araújo Porto Alegre 71 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro-RJ
Inscrições: Gratuitas e limitadas até dia 21 de março.
Facebook: https://www.facebook.com/ events/160925684297412/
Formulário: http://goo.gl/forms/ NWAVk0dDbu
Atenção: É necessário confirmar presença no mural do evento no Grupo JornalistasRJ e preencher o formulário. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por e-mail.
Mais informações pelo e-mail: contato.jornalistasrj@gmail.com

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO