Livre Reino Aéreo do Devaneio, em três apresentações, no Festival de Inverno do SESC

Livre Reino Aéreo do Devaneio é um espetáculo de poesia, falada e cantada, que promove uma experiência cênica da palavra a partir da performance dos poetas: Bruna Beber e Omar Salomão.

Tendo como ponto de partida uma seleção da poesia de língua portuguesa – do cordel ao cânone, até romper no contemporâneo – os artistas fazem um recorte particular do universo que os cerca, influencia e inspira, levando para o público uma encenação de impacto poético. No roteiro, prosas e versos de Bruna e Omar, idealizadores do projeto acompanhados de Hilda Hilst, Manoel de Barros, Mário Quintana, Gregório de Matos, Ferreira Gullar, arrudA, Fabrício Corsaletti, Ana Martins Marques, Waly Salomão e muitos outros.

Com roteiro bem definido e dinâmico, costurado por uma narrativa de vídeos criada por Elisa Mendes, o espetáculo funciona como uma espécie de antologia viva, com unidade e ritmo, uma tentativa de descobrir e despertar novas formas de ver, ouvir e sentir a palavra.

Bruna Beber (foto: Rafael Roncato)
Bruna Beber (foto: Rafael Roncato)

Bruna Beber: nascida em 1984, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, e vive em São Paulo. Estreou na poesia com a fila sem fim dos demônios descontentes (7Letras,2006), e é autora também de Balés (Língua Geral, 2009), Rapapés & Apupos (7Letras,2012) e Rua da Padaria (Record, 2013). Além de coautora do infantil – Zebrosinha (Galerinha, Record, 2013) com Beta Maya. Seus poemas já foram publicados em antologias e sites na Alemanha, Argentina, Espanha, Itália, México e Portugal. Participou também como autora convidada de diversos eventos literários no Brasil e no exterior.

Omar (foto: Sergio Cohn)
Omar (foto: Sergio Cohn)

Omar Salomão: poeta e artista carioca, escreveu os livros “Impreciso” e “À Deriva” (Dantes Editora). Participou dasexposições “3a Bienal de Arte da Bahia” (MAM-BA, 2014), “18o Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil” (Sesc Pompeia, 2013/2014), “Gil70” (2012-2014), dentre outras, além das individuaisNebula: a sombra das nuvens manchando a cidade (Oi Futuro, RJ, 2015)”, “O que pensei até agora e o que ainda falta pensar(Mercedes Viegas, RJ, 2013), “Turbulências são apenas nuvens no caminho” (Mercedes Viegas, RJ, 2011). Entre 2004 até 2009,participou da banda VulgoQinho&OsCara. É também cenógrafo, designer, compositor e curador.

Daniel Castanheira:  doutor em Literatura pela PUC-Rio com a pesquisa “Narrativas Sonoras – Poéticas Sônicas”; professor de Artes Cênicas na PUC-Rio; músico, produtor e artista sonoro, membro do coletivo de arte Hapax, com diversos festivais e exposições como Art.Mov (Belo Horizonte 2008 l Belém do Pará 2010), “Transitantes”, no Centro de Artes Hélio Oiticica (Rio de Janeiro 2009) e “Tensionar” na MdM Gallery (Paris 2013); prêmio Funarte – Interações estéticas 2010; Membro do grupo AVA (“Diurno”, 2011 – Warner Music). É autor de trilhas e instalações sonoras, como “3.0 Gambiarra” do espetáculo da Intrépida Trupe “Coleções em Campo”, e a série “Larica Total” do Canal Brasil.

Elisa Mendes: fotógrafa e artista transmídia de Belo Horizonte, formada pela Escola de Artes Visuais de Nova York. Trabalha com fotografia, vídeo, projeção e mapping para teatro, televisão e internet. Entre seus principais parceiros estão o canal GNT, Galpão Gamboa, Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, Cia Omondé e República Pureza Filmes. É coautora do projeto artístico “365 Nuncas” [www.365nuncas.com.br], em parceria com a artista Steffania Paola, no qual passou todos os dias do ano experimentando e documentando algo que nunca fez.

FICHA TÉCNICA
Concepção, roteiro e cenário: Bruna Beber e Omar Salomão
Direção musical: Daniel Castanheira
Vídeos, projeções, mapping e iluminação: Elisa Mendes 

Serviço: Livre Reino Aéreo do Devaneio

Dias: 13, 14 e 15 de agosto
Locais: Sesc Teresópolis (13); Sesc Quitandinha (14) e Sesc Friburgo (15)

SESC TERESÓPOLIS
Horário: 18h30
Capacidade: 120 pessoas

SESC QUITANDINHA
Horário: 15h
Capacidade: 120 pessoas

SESC FRIBURGO
Horário: 19h
Capacidade: 159 pessoas

Entrada gratuita
Duração: 60 minutos

DEIXE UM COMENTÁRIO