Andrea Jakobsson Estúdio lança o livro “Iconografia do Rio de Janeiro à época da sua fundação”

A obra reúne mapas, gravuras e manuscritos datados do século XVI

Como era o local onde foi fundada, em 1565, a cidade do Rio de Janeiro? Esse foi o desafio que o pesquisador Paulo Bastos Cezar e o ilustrador designer gráfico Pedro Van Erven encontraram durante os dois anos em que se debruçaram sobre o assunto.  Projeto realizado pelo Andrea Jakobsson Estúdio, o resultado foi extremamente bem-sucedido e culminou na exposição “Rio de Janeiro 450, a fundação da cidade e seus marcos históricos”, além de um vídeo 3D, que esteve no Museu Histórico Nacional (RJ) no fim de 2015 e início de 2016 – no contexto das comemorações dos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro.  Com base nas imagens pesquisadas, foi construído um modelo 3D que retrata a baía da Guanabara e a ocupação pioneira dos índios tamoios, colonizadores franceses e portugueses no início da ocupação europeia das Américas. Agora, todo este conteúdo poderá ser encontrado no livro Iconografia do Rio de Janeiro à época da sua fundação (Andrea Jakobsson Estúdio Editorial), que estará disponível nas livrarias a partir de 1º de setembro, com lançamento, neste dia, na Livraria da Travessa de Ipanema, às 19h.

O catálogo reúne mapas, gravuras e manuscritos datados do século XVI, conservados em arquivos históricos do Brasil, França e Portugal. Foram compilados também os relatos deixados pelos cronistas da época e as pesquisas posteriores como Francisco Varnhagen, Capistrano de Abreu, Armando Cortesão, Gilberto Ferrez, Carl Vieira de Mello, Maurício de Almeida Abreu e Joaquim Veríssimo Serrão, entre outros. A obra traz uma síntese da contribuição desses autores, e as imagens que as ilustram.

Essa iconografia serviu como base para  a elaboração de panoramas 3D (maquete digital) do território onde estão hoje os bairros do Centro, Zona Sul (até o Leblon) e Zona Norte (até São Cristóvão), incluindo a Serra da Carioca. Para reconstruir a geografia do século XVI, antes dos aterros e desmontes que alteraram a paisagem, adotou-se o que sugere o “Atlas da evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro” de Eduardo Canabrava, e também imagens aéreas de regiões próximas que permaneceram preservadas. Por fim, são sugeridas as formas de algumas edificações pioneiras.

Todo o trabalho da pesquisa está disponível para consulta em imagensdafundacaodorio.com.br, sob as regras do Creative Commons.

Os autores
Imagem inline 1Paulo Bastos Cezar é editor e pesquisador, com especialidade em memória do Rio de Janeiro. Tem vários títulos publicados, como A Floresta da Tijuca e a cidade do Rio de Janeiro (Nova Fronteira, 1992). Pedro van Erven é ilustrador e designer gráfico, especialista em modelagem 3D. A colaboração entre os dois é a sequência de um trabalho iniciado em 1988, com os álbuns de imagens sobre a Praça XV e os Arcos da Carioca. Nesses projetos, Paulo trabalhou com Carlos Gustavo Pereira, o Guta, pai de Pedro van Erven. Nos anos seguintes, Guta publicou importantes trabalhos sobre Copacabana, Praça Mauá, Largo da Carioca e outros pontos do Rio, reconstituindo os panoramas desses locais em distintas épocas. Guta desenvolveu uma nova linguagem para a pesquisa histórica, muito próxima dos olhos do leitor, que ajudou a revalorizar as tradições da cidade. Pedro van Erven acompanhou desde criança o trabalho do pai, tornou-se profissional das imagens e agora explora as novas possibilidades da tecnologia para seguir adiante com o tema.

A Editora
Andrea Jakobsson Estúdio dedica-se ao registro da cultura brasileira por meio de livros de arte. Seu diferencial reside na contratação de autores renomados, com notório saber em suas áreas específicas, seleção de imagens nos acervos das instituições nacionais e internacionais mais significativas e insumos e fornecedores de primeira linha, garantindo uma edição bem cuidada e duradoura. São três as principais áreas de atuação: artes plásticas, meio-ambiente e história do Brasil e do Rio de Janeiro. Parte das edições é realizada com o patrocínio de empresas apoiadas pelas leis de incentivo para as quais o Estúdio providencia a inscrição, aprovação e administração dos projetos.

Livro “Iconografia do Rio de Janeiro à época da sua fundação”
Pesquisa e texto: Paulo Bastos Cezar
Modelagem 3D e desenvolvimento: Pedro van Erven
Edição e produção: Andrea Jakobsson Estúdio Editorial
Design: Maria da Glória Afflalo e Tatiana Wanderley
Revisão: Fernanda Carvalho
36 páginas
Preço médio: R$45
Serviço
Lançamento do livro “Iconografia do Rio de Janeiro à época da sua fundação”
Dia 01/09  – quinta- feira , às 19h
Local: Livraria da Travessa – Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572, loja – 2º
Tel. 21.3205-9002

DEIXE UM COMENTÁRIO