IX Mostra Estudantil de Teatro

Projeto reúne 9 peças teatrais de diferentes escolas, estilos e concepções, com apresentações gratuitas

Tablado (foto: Felipe Paiva)
Tablado (foto: Felipe Paiva)

De 03 a 13 de dezembro, a IX Mostra Estudantil de Teatro traz ao palco do Teatro II do CCBB os espetáculos de formatura de nove escolas de formação de atores do Rio de Janeiro, que oferecerão um panorama sobre a formação de atores e atrizes das seguintes instituições: ETTAM – Escola Tânia de Moraes, O Tablado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UNI-RIO, Nova Escola de Teatro, Casa de Cultura Eduardo Cabús, Grupo Nós do Morro, CAL – Casa das Artes Laranjeiras, Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, Cia de Teatro Contemporâneo.

O objetivo é dar visibilidade aos formandos e contribuir para sua inserção no mercado de trabalho, além de fomentar a arte, estimulando a divulgação teatral nos palcos e a formação de plateia.

As escolas que já ensaiaram e apresentaram seus espetáculos, com estilos, dramaturgia e concepções de acordo com seus currículos em suas respectivas sedes, terão a oportunidade de se apresentarem num grande centro cultural como o CCBB, revelando o dinamismo e o potencial de renovação da cena carioca e trazendo para os círculos profissionais a vitalidade e o entusiasmo característicos dessas escolas.

O CCBB patrocina o projeto há nove anos, reafirmando o compromisso com a formação do ator/atriz e a valorização da educação e da cultura.

“Representar num palco que é referência da história cultural do país e que apresenta trabalhos notabilíssimos, com uma receptividade imensa do público, acrescenta a esses jovens mais responsabilidade, mais desafio, mais alegria e mais estímulo para prosseguirem nessa “instável” profissão.

Torcemos para que as escolas mantenham-se também estimuladas e sempre conscientes de que a educação é a base vital para o homem.”

Hermes Frederico – curador da Mostra Estudantil de Teatro.

PROGRAMAÇÃO
3/12 – ETTAM- Escola de Atores Tânia Moraes
4/12 – O Tablado
5/12 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
6/12 – Nova Escola de Teatro
7/12 – Casa de Cultura Eduardo Cabús/ESPAÇO 13
9/12 – Grupo Nós do Morro
10/12 – Cal – Casa das Artes de Laranjeiras
11/12 – Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna
12/12 – Cia de Teatro Contemporâneo

IX Mostra Estudantil de Teatro
De 03 a 13 de dezembro de 2015
Teatro II do CCBB
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / Rio de Janeiro
Horário: 19h
Lotação: 155 lugares
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita
Observações: 1 – retiradas de senhas 1 hora antes de cada apresentação
2 – Dia 08/12 não haverá apresentação

ETTAM- Escola de Atores Tânia Moraes – 03/12

O Pagador de Promessas, de Dias Gomes
Direção de Bia Oliveira

Sinopse
A história se passa na década de 60, na Bahia, e começa com uma promessa. Zé do Burro pede que Santa Bárbara salve seu burro, que fora ferido por um galho de árvore. Como na cidade não havia uma igreja dedicada à santa, a promessa foi feita em um terreiro de candomblé, onde a santa ganha o nome de Iansã.  

Zé do Burro, portando uma cruz nos ombros, e sua mulher, Rosa, caminham do sertão baiano até Salvador com o intuito de pagar a promessa. Chegando a Salvador de madrugada, alojando-se nas escadarias da igreja dedicada à santa.   

Duração: 90 minutos

O TABLADO – 04/12
20’

Livremente inspirado no filme “Corra Lola Corra”, de Tom Tykwer  

Adaptação de Fernando Melvin, Ricardo Monteiro e Marina Nunes Martins Direção de Fernando Melvin

Sinopse
Adaptação teatral inspirada em filme homônimo de Tom Tykwer de 1998. A partir da relação amorosa de um jovem casal, a montagem estabelece um olhar crítico à ordem urbana e modos como o Homem lida com o Tempo.

Duração: 60 minutos

UNIRIO – 05/12

AMOR, TE.
Direção e Dramaturgia: Pedro Struchiner

Sinopse
Sobre amor, sobre morte e sobre nós mesmos. A peça se inspira em fragmentos do teatro ocidental e em relatos pessoais dos atores para refletir sobre as tensões existentes na relação entre o amor e a morte.

Duração: 60 minutos

Nova Escola – 06/12
Ser ou não ser, de Hamlet
Direção de Cico Caseira

Sinopse
Um grupo de jovens atores desconstrói o clássico de William Shakespeare em uma montagem experimental onde cada ator constrói e desconstrói cenas, personagens e cenários, transmitindo assim ao público a totalidade da angústia, fúria, conflitos e questionamentos de Hamlet. 

A Nova Escola de Teatro apresenta um Hamlet adaptável a cada espaço diferente e seus elementos, seja num palco italiano, elisabetano, arena ou semi-arena, nada presente no espaço é ignorado, tudo faz parte do espetáculo. 

Um espetáculo baseado no som e musicalidade que cada ator pode produzir com seu corpo, voz, emoção e o que tem a sua disposição. Nada é gravado, tudo é ao vivo. 

Duração: 60 minutos

Eduardo Cabús – 07/12
NÃO FUI EU!,
de PAULETTE AND’ALL
Direção: Di Velloso

Sinopse
Arthur é um ator recém-formado que, juntamente com seu melhor amigo JUSTIN almeja o sucesso e por isso entra para uma Cia. Teatral que está recrutando atores para um musical.  No entanto, logo ele descobre que os melhores papéis são femininos e que as atrizes não se sentem à vontade com a direção rígida de Margareth Orísis, vendo aí uma possibilidade de inversão de papéis.  Uma comédia onde os homens enfrentam problemas e situações essencialmente femininas e as mulheres se divertem.

Duração: 105 minutos

GRUPO NÓS DO MORRO – 09/12

“Era uma vez a tempestade – Um Shakespeare para todas as idades”
Autor: William Shakespeare
Diretor: Cico Caseira

Sinopse
A obra se passa numa ilha remota, onde Prósperoduque de Milão por direito, planeja restaurar sua filha Miranda ao poder utilizando-se de ilusão e manipulação. Próspero então invoca a epônima tempestade, visando assim atrair seu irmão Antônio, que lhe usurpou a posição de duque, e seu cúmplice, o rei Alonso de Nápoles, para a ilha. Lá, suas maquinações acabam por revelar a natureza vil de Antônio, provocando a redenção do rei, e o casamento de Miranda com o filho de Alonso, Ferdinando.

Duração: 80 minutos

CAL – 10/12

O Inspetor Geral, De Nikolai Gogol
Direção e Cenário – Nello Marrese

Sinopse
A visita anunciada do inspetor faz desencadear um processo em que a corrupção, a fraude, o medo e a intriga são a matéria com que se constrói uma das mais corrosivas e hilariantes comédias russas do período pré-revolucionário.

Duração: 90 minutos

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENNA – 11/12

“NADA MENOS QUE MUITO”
Direção e adaptação: Roberto Lima e Dudu Gama

Sinopse
Diferentes histórias cujo endereço comum é o ser humano contemporâneo, atravessado por neuroses, medos e desejos. Não há ninguém a salvo no cotidiano da cidade.

Duração: 90 minutos

Cia de Teatro Contemporâneo – 12/12

O Rinoceronte, de Ionesco
Direção: Eliza Pragana
Duração: 80 minutos

Sinopse
O texto transforma- se num diálogo filosófico entre Bérenger e Jean e passa a ser uma grande crítica à sociedade da época, mas que cai como uma luva para a atual também. Parece que as boas virtudes falham em todas as épocas. A manada de rinocerontes começou a aparecer em todas as partes, gente que se rebelou com a ordem estabelecida, a metamorfose é uma mudança política. Bérenger sofre uma crise existencial em seu monólogo final, quem está certo, afinal? Os homens ou os rinocerontes? O último homem tenta defender a raça humana. Está difícil!

Duração:

Encerramento da Mostra – 13/12

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui