Isto é Sobre Liberdade: o que você ainda lembra sobre ela?

20 a 27 de setembro

Sobre liberdade (foto: Mauricio Maia)
Sobre liberdade (foto: Mauricio Maia)

De 20 a 27 de setembro espaços públicos em todas as áreas de planejamento da cidade do Rio de Janeiro recebem o projeto “Isto é sobre liberdade: o que você ainda lembra sobre ela?”. Idealizado pela bailarina e coreógrafa Andrea Elias, a iniciativa promove performances de dança contemporânea nos bairros de Botafogo, Centro, Pavuna, Irajá, Cachambi, Bonsucesso, Flamengo, Tijuca, Méier, Vila Isabel, Madureira, Penha, São Cristóvão, Moneró, Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Taquara, Pedra de Guaratiba e Barra da Tijuca.

São 20 intervenções pela cidade, onde a bailarina/performer dança a liberdade por todo o Rio de Janeiro, costurando a cidade por um fio abstrato que interfere no seu cotidiano para tocar a sensibilidade e a alegria dos passantes. As performances acontecem em espaços públicos e urbanos, com circulação intensa de pessoas.

“Liberdade, alegria, conexão, reflexão e envolvimento são palavras chave que traduzem essa proposta que percorrerá todo o município do Rio de Janeiro com um corpo que dança entre aqueles que vivem suas rotinas diárias, reconectando a vida da cidade com a essência do que é ser carioca”, explica Andrea Elias.

A performance é desenvolvida pela idealizadora Andrea Elias. Em 2014 Andrea foi contemplada pelo Fundo Iberescena para uma criação artística em residência, realizada em 2015, em Barcelona (Espanha). Durante a pesquisa começou a desenvolver a performance “Isto é sobre liberdade: o que você ainda lembra sobre ela?” para os próximos espetáculos da Cia de Dança Teatro Xirê, da qual faz parte.

O projeto conta ainda com uma plataforma virtual, onde o público pode acompanhar a performance em tempo real, como uma espécie de maratona em dança pelo município. A proposta artística fomenta a interação com o público, seja diretamente durante a performance nas praças e ruas da cidade, ou virtualmente, acompanhando o roteiro, fotografando, filmando e compartilhando seus olhares.

Andrea Elias: 
Andrea Elias é fomentadora das reflexões sobre dança contemporânea para o público infanto-juvenil e, a partir desse diálogo, também busca intervenções na sociedade tendo o corpo do ator-bailarino como mídia central. A Cia de Dança Teatro Xirê, por ela criada em 2003, é pioneira na cidade na produção de dança contemporânea para crianças, seus trabalhos têm resultado em produções inéditas no cenário cultural que têm circulado pelo Brasil e pelo mundo representando a cidade e o país. Em outubro a Cia estreia “Dingling” na Alemanha, seu próximo espetáculo para crianças de 3 a 6 anos.

É diretora, coreógrafa, bailarina e atriz. Doutoranda em Artes Cênicas, Mestre em Teatro, Especialista em Educação Estética e licenciada em Artes Cênicas pela Unirio.  Formada bailarina pela Escola Angel Vianna em 1996, carrega também em sua bagagem experiência com técnicas circenses, tendo passado pela Escola Nacional de Circo, e com o teatro de rua, em Angra dos Reis, cidade onde iniciou seu percurso artístico no final dos anos 1980.

No Ensino Superior lecionou Expressão Corporal na UNIRIO e no Curso de Qualificação Profissional de Ator da E. E. de Teatro Martins Penna. Em 2014 é contemplada pelo Fundo Iberescena, em 2010 pela Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas e pelo Fundo de Apoio ao Teatro (RJ), duas vezes contemplado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Coordenou projetos de corpo e dança-educação em Organizações Não Governamentais no Rio de Janeiro. Em 2009, funda com Norberto Presta, a Trânsito Produções Culturais e desde então gerencia as ações da empresa, além de atuar à frente da Cia de Dança Teatro Xirê.

A Cia de Dança Teatro Xirê
A Cia de Dança Teatro Xirê é uma companhia de dança-teatro cujas primeiras produções resultaram em espetáculos de dança-teatro criados para crianças. Uma das principais motivações da companhia é a comunicabilidade com o público tendo como mídia o corpo do ator-bailarino em ação. O grupo busca trabalhar a partir de temas que considera urgentes desenvolver e é desta forma que entende sua atuação política e social.

A companhia foi criada em 2003 como conseqüência das pesquisas da atriz, bailarina e educadora Andrea Elias, hoje sua diretora artística. Tendo realizado a primeira apresentação pública do espetáculo “Ciranda” em 1998 na cidade de Angra dos Reis, onde começou sua carreira como atriz, nascia a partir daí um processo de investigação em torno da construção cênica pelo movimento que aglutinaria profissionais para a formação da companhia em 2003. A formação da diretora, acadêmica inclusive, nas áreas de dança, teatro e circo, fez com que o grupo localizasse sua pesquisa neste hibridismo de linguagens. As produções da Cia têm circulado pelo Brasil, Europa, América Latina e Ásia.

SERVIÇO

Performance – Isto é Sobre Liberdade: o que você ainda lembra sobre ela?
Data: De 20 a 27 de setembro
GRÁTIS 

PROGRAMAÇÃO

20/09 – Terça-feira
– Botafogo – Praça Nelson Mandela – 11h
– Centro – Cinelândia – 17h 

21/09 – Quarta-feira
– Pavuna – Praça Copérnico – 11h
– Irajá – Praça Nossa Senhora da Apresentação – 15h
– Cachambi – Av. Dom Hélder Câmara, 5474  (em frente ao Norte Shopping) – 17h

22/09 – Quinta-feira
– Bonsucesso – Cardoso de Moraes – 11h
– Flamengo – Largo do Machado – 17h 

23/09 – Sexta-feira
– Tijuca – Praça Affonso Pena – 11h
– Méier – Praça Agripino Grieco – Rua Dias da Cruz – 15h
– Vila Isabel – Praça Barão de Drumond – 17h

24/09 – Sábado
– Penha – Iapi Da Penha – Rua São Faustino – Penha, Rio de Janeiro – RJ – 11h
– Madureira – Parque de Madureira – 17h

25/09 – Domingo
– São Cristóvão – Quinta da Boa Vista – Avenida Pedro II – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ 11h
– Moneró – Corredor Esportivo – 17h

26/09 – Segunda-feira
– Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso (ao lado da estação BRT) – 11h
– Campo Grande – Rua Cel Agostinho (Calçadão de Campo Grande) – 15h
– Bangu – Av. Cônego de Vasconcelos (Calçadão de Bangu) – 17h

27/09 – Terça-feira
– Taquara – Av. Nelson Cardoso – 11h
– Pedra de Guaratiba – Av das Américas (Estação BRT Mato Alto) – 15h
– Barra da Tijuca – Praça do O – 17h

DEIXE UM COMENTÁRIO