Independência ou morte!

Estante Virtual indica livros que vão ajudar os pequenos leitores a compreender melhor a história da independência no Brasil

Um dos dias mais simbólicos na história do Brasil é celebrado no dia 7 de setembro, data que marca o famoso “grito” de independência de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Em 1808, diante da pressão da corte portuguesa para retornar a Portugal, o então jovem príncipe regente, coroado como Imperador do Brasil, declarou o País independente, surgindo, assim, uma nova nação e um novo império. Mas essa história também é cercada de polêmica e diferentes versões. Por isso, é tão importante trazer para o universo infantil obras que remontam a história da independência com uma linguagem didática e acessível às crianças.

No Livro “Você sabia? Descobrimento e Independência do Brasil” (a partir de 14,00 na Estante Virtual https://www.estantevirtual.com.br/sebokapricho/Miguel-Mendes-Voce-Sabia-Descobrimento-E-Independencia-Do-Brasil-249275169), do jornalista Miguel Mendes, o autor mostra em quadrinhos como aconteceu o descobrimento e a independência do Brasil, tendo como narradores a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Já no título, escrito pelo roteirista e desenhista carioca de histórias em quadrinhos André Diniz, “A Independência do Brasil – Coleção História do Brasil em Quadrinhos” (na Estante Virtual, a partir de 9,90 https://www.estantevirtual.com.br/b/andre-diniz/a-independencia-do-brasil/1906619309?q=Andr%E9+Diniz), são retratados os principais fatos que culminaram na independência do Brasil, detalhando a participação de D. Pedro I, José Bonifácio, Carlota Joaquina e grande elenco nesta trajetória.

DEIXE UM COMENTÁRIO