“Ignorância”, “Antes do Silêncio” e “Doida” no Oi Futuro Flamengo

Antes do silêncio
Antes do silêncio

O premiado “Antes do Silêncio” chega ao Rio, dando continuidade ao Projeto Teatro em Movimento, na Mostra Minas, nos dias 08 e 09 de setembro, no Oi Futuro.  O ator Rodolfo Vaz, um dos grandes expoentes do teatro mineiro e conhecido por seu trabalho no grupo Galpão, divide a cena com Juliane Guimarães. “Um olhar sobre os relacionamentos, mas com uma escrita impregnada pelos escombros humanos”, relata Eid Ribeiro, autor e diretor de Antes do Silêncio, inspirado em fragmentos do dramaturgo Samuel Beckett. O espetáculo conta a história de Sam e Lulu. Um homem solitário, visitando suas obsessões e amores. Uma mulher misteriosa. O encontro desse estranho casal é o mote de “Antes do Silêncio”. Este projeto foi contemplado pela lei ICMS de Minas Gerais através do patrocínio da OI.

Sam passa a vida sob a sombra do chapéu de seu pai, enquanto a ex-mulher perambula por suas memórias, narradas com boas doses de crueldade, ironia e comicidade. Uma dramática história de amor que retrata a grandeza e a miséria da condição humana a partir do universo de Samuel Beckett. “Precisamos sempre voltar aos grandes autores, que nos provocam vontade de criar e descobrir coisas que não havíamos percebido. Quanto mais lemos esse autor irlandês, mais entendemos suas questões, embora sejam elas obsessões únicas e circulares”, detalha Eid, que em 1981 trabalhou com Rodolfo em sua estreia como ator.

O processo de criação partiu de leituras de várias peças e romances de Beckett, além de obras de outros autores contemporâneos, que dialogam com as questões presentes nos textos do irlandês, como Thomas Bernhard e Charles Bukowski. Em seguida, os atores deram início a um ciclo de improvisações e à busca da relação entre os personagens masculino e feminino do roteiro do espetáculo.

Antes do silêncio
Antes do silêncio

Rodolfo Vaz, vencedor do prêmio Shell de 1997, durante 20 anos integrou o Grupo Galpão, “evidencia, neste trabalho, sua habilidade em dar vida a criaturas humanas, em um exercício que demanda domínio da palavra e integral relação com a plateia, sempre com humor que lhe é peculiar”, detalha o autor/diretor. Eid complementa, “cabe à atriz Juliane Guimarães uma construção, da personagem Lulu, marcada pela sutileza e precisão”.

Na equipe artística: Fernanda Vianna na assistência de direção e preparação corporal; Bruno Cerezolli assina o design de luz; trilha sonora de Dr. Morris; cenários e figurinos de Marco Paulo Rolla. A montagem foi escolhida como o melhor espetáculo adulto de 2011, melhor ator e iluminação pelo prêmio Sesc/Sated MG, e acumula ainda o prêmio de melhor direção da temporada mineira, pelo Usiminas/Sinparc.

“O teatro, sendo um agente de transformação social, é capaz de atuar como um difusor de ideias e de cultura”, afirma Tatyana Rubim, idealizadora do Teatro em Movimento, inicialmente criado com o objetivo de descentralizar o acesso ás grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte. Com o tempo, passou a atuar em outros Estados e outras cidades, contabilizando 176 montagens, que somam mais de 595 apresentações, envolvendo cerca de 600 artistas, em 14 cidades, 28 teatros e público superior a 380 mil pessoas. Uma iniciativa que possibilita a formação de um espectador mais crítico e de um público mais preparado e habituado a lotar as salas de teatro.

Antes do Silêncio
Teatro Oi Futuro – Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63
Telefone: (21) 31313060
Dias: 8 e 9 de setembro
Horários: Qui 20h e sex 19h
Ingressos: R$ 30,00
Classificação: 14 anos
Duração- 70 minutos

FICHA TÉCNICA
Antes do Silêncio
Texto e Direção:Eid Ribeiro
Elenco:Rodolfo Vaz e Juliane Guimarães
Assistente de Direção e Preparação Corporal:Fernanda Vianna
Cenografia e Figurino:Marco Paulo Rolla

Trilha Sonora:Dr. Morris
Iluminação:Bruno Cerezoli
Preparação Vocal:Babaya
Produção:Arte Brasil Produção Cultural

DEIXE UM COMENTÁRIO