Homenagem ao ator Chico Diaz dá início ao 26º Cine Ceará

Longa "Avó", de Asier Altuna, abre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem

Chico Diaz
Chico Diaz

O ator mexicano Chico Diaz será homenageado na primeira noite da 26ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema, nesta quinta (16), às 19h30, no Cineteatro São Luiz. Com uma carreira que passa pelo cinema, teatro e televisão, Chico já realizou mais de 40 filmes, 30 projetos de TV, como novelas, seriados e minisséries. Participou de filmes como Benjamim e Amarelo Manga, pelo qual recebeu o prêmio Candango de melhor ator, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2002. Filho de mãe brasileira e pai paraguaio, Chico se diz carioca de carteirinha e nordestino na arte. O nordestino fica por conta da experiência adquirida em grandes papéis no cinema e na TV, como o cangaceiro de “Corisco & Dadá” (filme que está completando vinte anos), o coronel Zé de Zito do longa “Baile perfumado”, entre outros.

Filme de Abertura
A Mostra Competitiva de Longa-metragem começa na noite de abertura, com a exibição do espanhol “Avó”, de Alsier Altuna. A trama mostra o conflito entre pais e filhos, entre urbano e rural, entre passado e presente. Thomas e Amaia, pai e filha, duas formas opostas de entender a existência e uma avó que observa o mundo a partir do mais eloqüente dos silêncios. O filme foi premiado no Grande Prêmio do Júri de Melhor Filme ­ Festival de Cine Español y Latinoamerica de Ajaccio, 2015 e ganhou como Melhor Filme Basco no Prêmio Irizar ao Cinema Basco ­ San Sebastian International Film Festival.

A atriz do longa Iraia Elias Muniain, estará presente na sessão de abertura. Ela  também participará de um debate na sexta, às 10h, no Hotel Mareiro.

Já na Mostra de Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, o nacional “Abissal” é o primeiro a ser apresentado, às 20h30 no Cineteatro São Luiz.

O Festival
O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Patrocínio Master: Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES. Patrocínio Vip: Coelce e SP Combustíveis. O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

SERVIÇO

26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – De 16 a 22 de junho de 2016 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

PROGRAMAÇÃO 16/06 (QUINTA)

16/06 (QUINTA)

Cineteatro São Luiz

20h00 –  CERIMÔNIA DE ABERTURA DO 26º CINE CEARÁ

                HOMENAGEM A CHICO DIAZ

                HOMENAGEM AO CINEMA MEXICANO

                MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM

                Abissal  (Arthur Leite. Doc.. HD. 17’. Cor. CE. 2016. Livre)

                MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

               Avó (Asier Altuna. Ficção. 103’. DCP. Cor. ESPANHA. 2015. 12 anos)

 

Sexta-feira (17), às 10h, haverá debate no Hotel Mareiro com os realizadores dos filmes exibidos nesta quinta.

DEIXE UM COMENTÁRIO