Historinhas, de Sura Berditchevsky, estreia dia 10 de setembro, no Teatro Vannucci

Seis histórias clássicas adaptadas para os dias de hoje serão encenadas pelos integrantes da Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil

Foto: Guga Melgar
Foto: Guga Melgar

A partir de 10 de setembro, a atriz, escritora e diretora Sura Berditchevsky apresenta seu novo espetáculo infantil Historinhas, aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. Com um elenco formado por 26 crianças e adolescentes da Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil, o espetáculo reúne seis histórias clássicas, contadas de forma contemporânea. No palco as crianças se misturam com projeções dos irmãos Vilarouca, enquanto são embaladas por músicas dos Beatles, executadas por estudantes de música do antigo projeto Villa Lobinhos e selecionadas e produzidas pelo diretor musical Rodrigo Belchior.

Historinhas é o resultado de um workshop de três meses, onde Sura ensinou técnicas de atuação e de improvisação, no Espaço Sauer Danças, no Jardim Botânico. Após os meses de preparação, os alunos também aprenderam sobre as etapas de montagem de um espetáculo profissional. No palco as crianças se juntam em um acampamento para contar as histórias do “Pequeno Herói da Holanda”, “A Tartaruga e a Lebre” (inspirada na fábula de Esopo), “A Boneca” (inspirada em um poema de Olavo Bilac), “A Galinha Ruiva”, “Por Favor” e “As Estrelas do Céu”, sempre sob o olhar atento e supervisão da diretora.

Sura é atriz, diretora e autora de livros infantis. Professora de teatro, desde os 19 anos, deu aula em várias escolas do Rio como Pueri Dommus, hoje Ceat, Franco Brasileiro, Eliezer Steimberg, Instituto São Patrício, entre outras. Entrou para o Tablado em meados dos anos 70, quando, a convite de sua então professora Maria Clara Machado ingressou no primeiro corpo docente da escola aos 22 anos, onde permanece até os dias de hoje. Durante 12 anos teve sua própria escola no Teatro Villa Lobos. Foi professora de grandes atores como Patrícia Pillar, Tatá Werneck, Denise Fraga, Fernanda Torres, Claudia Jimenez, Lucia Veríssimo, Deborah Lamm, George Sauma, entre outros. Grande parte de sua carreira é dedicada à formação de atores e ao teatro para crianças, numa luta incansável para que este ofício seja respeitado e dignificado pelos órgãos públicos, classe teatral e salas de espetáculos. Colaborou significativamente para implantação de Prêmios para categoria de Teatro Infantil e Jovem assim como o reconhecimento à Dança e Iluminação nas premiações, estimulando a qualidade nas encenações.

Nos palcos atuou recentemente no monólogo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” e dirigiu no final do ano a ópera de sucesso, “O Menino Maluquinho”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sura Berditchevsky foi protagonista das principais peças infantis de Maria Clara Machado, além de encenar textos de Brecht, Gorki, Pirandello, Ionesco, Tchekhov, Henrik Ibsen, Tennessee Williams, destacando-se na dramaturgia de Nelson Rodrigues. Com “Cartas de Maria Julieta” percorreu diversas cidades do país passando pela FLIP, a Itabira, cidade de origem do escritor, chegando a Lisboa e Porto, em Portugal.

Dedicou-se à literatura e dramaturgia para crianças encenando grandes espetáculos com Peter Pan, Um Peixe Fora D`Água e Diário de Um Adolescente Hipocondríaco. Na TV, atuou em Dancin’ Days, Marron Glacê, Plumas e Paetês, Terras do Sem Fim, Barriga de Aluguel, Selva de Pedra, Santa Marta Fabril, Era uma Vez. Também dirigiu e atuou em seriados, programas e casos especiais da Globo.

Ficha Técnica:

Historinhas

Texto, Adaptação e Direção: Sura Berditchevsky

Elenco: Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil_Anna Clara Rimes, Barbara Brandão, Christianne Rebello, Emanuelle Pícoli, Gabriel Puga, João Gabriel Bolshaw, João Pedro Chaseliov, Julia Brykman, Julia Sawyer, Lara Knoff, Lucas Francelino, Luisa Sabença, Luiz Galli, Luna Taubman, Maria Eduarda Cozac, Maria Francisca Bolshaw, Maria Nabuco, Marina Louro, Maitê Haical, Mateus Ribeiro, Norah Iglesias, Paloma Far, Pedro Campello, Raphaela Miguel, Rafaela Paredes e Theo Iglesias

Ilustrações e projeções: Renato Vilarouca e Ricardo Vilarouca

Figurinos e adereços: Chris Chevriet, Vera Raiser, Leo Brazas

Supervisão de figurinos e adereços: Pedro Sayad

Direção Musical: Rodrigo Belchior com músicas executadas por jovens estudantes de música do antigo projeto Villa Lobinhos.

Pesquisa: Lucia Cerrone

Iluminação: Sura Berditchevsky e Rebeca Tolmasquim

Fotos de Cena: Guga Melgar (com ilustrações de Renato e Ricardo Vilarouca)

Direção de Produção: Sura Berditchevsky Produções Artísticas

Realização: Cia Sura Berditchevsky de Teatro Infantil

SERVIÇO:

Historinhas
Temporada: 10 de setembro a 13 de novembro
Horários: Sábados e domingos, às 16h
Local: Teatro Vannucci – Rua Marques de São Vicente, 52, lj 371 – Shopping da Gávea – Tel.: 21 2274-7246
Valor Ingresso: R$60,00 (inteira), R$30,00 (meia-entrada)
Horário da Bilheteria – de 3ª feira a domingo, das 14h às 22h
Capacidade: 425 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Infantil

DEIXE UM COMENTÁRIO