Grupo Zumbi.Boys apresenta “Dança por correio” na área externa do Centro de Referência da Dança

Foto: Sissy Eiko
Foto: Sissy Eiko

No dia 13 de maio, o Grupo Zumb.boys ocupa a área externa do Centro de Referência da Dança, mais precisamente a Praça Ramos de Azevedo, com a divertida intervenção “Dança por Correio”. Nesta apresentação, que faz parte do PROAC Circulação de Espetáculo de Dança – 2015, os carteiros/dançarinos convidam pessoas para receber cartas e de acordo com a escolha, se dá a coreografia!  De forma poética, os dançarinos promovem uma quebra no cotidiano ao se comunicar com os pedestres utilizando seus corpos, traduzindo as sensações de um “ser urbano”. Ótima oportunidade de conhecer o trabalho desse grupo formado exclusivamente por b-boys!

B-BOYS DILUINDO A ARTE NO COTIDIANO
Na próxima sexta-feira, o Centro de Referência da Dança será invadido por carteiros/dançarinos! Isso mesmo! No dia 13 de maio, o Grupo Zumb.boys, conhecido por ter sido o primeiro grupo de danças urbanas a ser contemplado com o edital de Fomento à Dança de São Paulo, leva a sua intervenção Dança por Correio para a Praça Ramos de Azevedo, área externa do Centro de Referência da Dança, Baixos do Viaduto do Chá. Nesta intervenção, o grupo criará um espaço de interação com a plateia, propondo novas relações entre espaço, dança e musicalidade.

Vestidos como carteiros, os dançarinos vão entregar cartas para o público e, a partir delas, traduzir em dança os sentimentos e as sensações contidas no papel. A ideia é que haja um diálogo não-verbal entre os intérpretes-criadores e os espectadores, interferindo no fluxo cotidiano e na paisagem urbana. O espetáculo é apresentado a partir de improvisos e jogos coreográficos pré-estabelecidos, que surgiram das pesquisas realizadas pelo grupo.

O Grupo Zumb.Boys surgiu em 2007, com a proposta do diretor Márcio Greyk de criar uma linha de pesquisa nas danças urbanas, transformando a ideia de ser uma dança apresentável apenas nas ruas, para ser levada aos palcos, através de uma estrutura de pesquisa, produção e criação.

O grupo traz em sua formação os bailarinos que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando inclusive do processo criativo de importantes companhias como OMSTRAB, Cia. de Dança, Teatro Ivaldo Bertazzo e entre outros.

O Grupo Zumb.boys, tem em seu histórico uma aclamada temporada de estreia de seu último espetáculo, realizada em 2015, chamado O que se rouba, passando pelo Teatro Flávio Império, Teatro Alfredo Mesquita e esgotando os ingressos em um dos berços da dança em São Paulo: o Centro Cultural São Paulo. Este espetáculo também será apresentando no Centro de Referência da Dança, nos dias 12, 13 e 14 de maio, às 19h00, com entrada gratuita. Com este trabalho, o grupo apresentou um trabalho inédito na cena do breaking e hip-hop, promovendo o encontro e o diálogo com diferentes linguagens das artes lapidando o espetáculo, expandindo as possibilidades de investigação corporal e corroborando com novas estruturas de pensamento criativo. Dessa forma, o grupo segue valorizando a cultura de danças urbanas, fortalecendo a cena e elevando seu patamar de pesquisas nessa modalidade.

Da necessidade de maior interação com o público, em 2012, em uma produção independente, os Zumb.boys estrearam “Dança por Correio”, seu primeiro espetáculo de intervenção urbana, com caráter performático. Desde então, circulou com a intervenções por diferentes espaços e cidades, se apresentando em unidades do SESC, Galeria Olido, Mostra Tudo Pra Rua (mostra de dança em espaço urbano), diversas unidades do CEU, Circuito Cultural Paulista e importantes festivais.

Convidado pelo Grupo Esparrama, famoso por realizar intervenções na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, em 2015, participou da ação Esparrama Amigos pela Janela, adaptou a intervenção e também esparramou sua arte pela janela. A intervenção especial foi chamada “Dança por Correio em: A Casa do Carteiro” e reuniu cerca de 300 pessoas no Minhocão, que interagiram e se divertiram com os carteiros dançarinos.

Agora, contemplado pelo PROAC Circulação de Espetáculo de Dança – 2015, o grupo apresenta novamente a intervenção Dança Por Correio e convida a todos que estiverem passando pela região do Viaduto do Chá, na próxima sexta-feira, a parar por um momento e interagir com os carteiros dançarinos que estarão distribuindo cartas e muita diversão. A intervenção acontecerá na Praça Ramos de Azevedo, na área externa do Centro de Referência da Dança, às 16h00. É só chegar pra receber sua carta e ver o que surge a partir dela!

Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo, acesse a página Grupo Zumb.boys no facebook e o site www.zumbboys.com

Intervenção – Dança por Correio

Com Grupo Zumb.boys
Com dançarinos vestidos de carteiros, o grupo comunica-se com os transeuntes, viajantes de sua própria cidade e turistas, utilizando seus corpos para traduzir as sensações de um “ser urbano”. A intenção é interferir nos fluxos cotidianos, na paisagem, fazendo com que as pessoas escolham uma carta e, a partir desta escolha, a determinação do que será dançado. Através de improvisos e jogos coreográficos, o intérprete-criador traduzirá os sentimentos e sensações expressos na carta, com o intuito de transformar e interferir no trajeto das pessoas, diluindo a arte no cotidiano.

Quando: Dia 13 de maio (sexta-feira)

Horário: 16h00

Endereço:  Praça Ramos de Azevedo – área externa do Centro de Referência da Dança – Baixos do Viaduto do Chá, s.n. – Galeria Formosa  – Centro – São Paulo – SP – Tel: (11) 3214-3249

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Grátis

Direção: Márcio Greyk | Intérpretes Criadores: Danilo Nonato, David Castro, Eddie Guedes, Guilherme Ferreira e Márcio Greyk | Sonoplasta: Alex Araújo | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Produção: Cazumbá Produções Artísticas – Kelson Barros