Grupo Z de Teatro apresenta oficina gratuita no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Aulas com a companhia capixaba de dança-teatro nos dias 18 e 19/10

foto: Luara Monteiro
foto: Luara Monteiro

Estão abertas as inscrições para a oficina “Do chão ao voo, da palavra ao corpo”, com o Grupo Z de Teatro. As aulas, gratuitas, serão ministradas por Carla Van den Bergen e Fernando Marques, diretores e fundadores da companhia capixaba, nos dias 18 e 19 de outubro (terça e quarta, das 14h às 18h) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. No workshop, a dupla compartilhará com os participantes sua experiência com o método de preparação corporal e de criação do espetáculo “Insone” – frutos da pesquisa dos 20 anos de existência da companhia, que será apresentado nos mesmos dias, às 20h. O objetivo é contribuir na formação de artistas e promover a troca entre estudantes, profissionais e interessados em dança. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até 06 de outubro em https://centrocoreografico.wordpress.com/oficinas/livres

No Grupo Z de Teatro, Carla desempenha as funções de diretora, coreógrafa, diretora de produção, preparadora corporal, intérprete e iluminadora.  Foi diretora do Balé da Ilha Cia de Dança e da Quorum Cia de Dança, atuando como coreógrafa e diretora de produção. Como professora, ministra atualmente o Curso de Formação Complementar para Atores e Bailarinos; atuou na Escola de Teatro e Dança FAFI, onde ministrou disciplinas como Preparação Corporal para Atores, Preparação Corporal para Bailarinos, entre outros. Já Fernando assume as funções de dramaturgo, diretor, intérprete e produtor. Convidado por outras companhias, foi responsável pela dramaturgia de “Cela das Horas” e “Os Sete Pecados”, da Quorum Cia de Dança; pela dramaturgia e direção de “Coração Delator” e “Descalça”, do Grupo Beta de Teatro. Como professor, destaca-se seu trabalho na Escola de Teatro e Dança FAFI, em que ministrou disciplinas como Prática de Montagem, História do Teatro, Literatura Dramática, Dramaturgia, Crítica; e sua atividade no Curso de Formação em Artes para Educadores do SESC. Juntos, Carla e Fernando participaram de todas as 15 montagens da companhia, entre elas “Insone”, “Quatro Intérpretes para Cinco Peças”, “Incessantemente”, “Tarde Demais”, “Ay, Carmela!”, “Dom Casmurro” e “ O Grande Circo Ínfimo”. 

Booking.com

O GRUPO Z DE TEATRO
Criado em 1996, o Grupo Z de Teatro é formado por artistas que acreditam na dança e no teatro de grupo como caminho para a realização de um trabalho contínuo, que privilegie, além da montagem de espetáculos, a pesquisa de linguagem que, em um só tempo, seja fruto do fazer coletivo e engendre sua identidade. Dentro dessa proposta, três linhas têm marcado a trajetória do Grupo Z: o trabalho em espaços diversos, o corpo como ponto de partida para a criação e o desenvolvimento de dramaturgia própria.

Do chão ao voo, da palavra ao corpo
Oficina com o Grupo Z de Teatro (ES), com Carla Van den Bergen e Fernando Marques
18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira), das 14h às 18h
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Rua José Higino 115, Tijuca. Tel.: (21) 3238 0601 / 3238 0357
Inscrições: https://centrocoreografico.wordpress.com/oficinas/livres
Entrada franca – 20 vagas

Booking.com