Grupo Teatral Moitará apresenta a Palestra-Espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”

Foto: André Fossati

Uma reflexão sobre a influência da máscara no teatro e na cultura. Esta é uma das propostas da palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”, do Grupo Moitará, que acontece no dia 06 de maio, às 20 horas, no Espaço Moitará, na Lapa. A palestra-espetáculo ‘A Máscara na Energia do Ator’ integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.

Unindo a parte didática com o lúdico, o Moitará apresenta ainda algumas demonstrações de trabalho baseadas na pesquisa sobre a dramaturgia do ator desenvolvida nos últimos 28 anos. Além de aprender um pouco mais sobre essa linguagem, utilizada nas artes e especialmente no teatro há milhares de anos, o público ainda vai se divertir e se emocionar com as cenas, acompanhadas por música ao vivo.

“A palestra foi a primeira estrutura didática e pedagógica criada pelo Grupo Moitará ainda no seu início. Mas ela é mutante. A cada nova palestra, vão entrando outras máscaras com novas cenas, reflexo do trabalho de pesquisa continuada desenvolvido pelo grupo”, aponta Venício Fonseca, diretor do Grupo.

Um dos compromissos do Grupo Moitará com a cidade é a acessibilidade da comunidade surda. Além do projeto “Palavras Visíveis”, focado na capacitação de atores surdos, a palestra-espetáculo também contará com a presença de um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Esta atividade faz parte do projeto “Espaço Moitará: Ponto de Encontro das Artes no Corredor Cultural do Rio”, patrocinado pelo programa Fomento Olímpico, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

CIRCUITO CULTURAL RIO
Idealizado pela Prefeitura do Rio, o Circuito Cultural Rio conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.  

Serviço:

Palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator”
06 de maio
Às 20hs.
Entrada gratuita e classificação livre
As senhas serão distribuídas a partir das 19 horas.
Espaço Moitará – Rua Joaquim Silva, 56/2º andar 

Sobre o Grupo Moitará
Com uma efetiva participação na cena teatral brasileira através da participação em festivais nacionais e internacionais, e também pela atuação pedagógica, o Grupo Moitará desenvolve há 28 anos  ininterruptos o trabalho de pesquisa sobre a dramaturgia do ator com a linguagem da máscara teatral.

Aliado ao trabalho diário de pesquisa dos atores, o grupo ainda democratiza os conhecimentos sobre a Linguagem da Máscara a estudantes, pesquisadores, artistas e ao público em geral, através de oficinas, palestras-espetáculo, seminários e intercâmbios, oferecendo rica contribuição ao desenvolvimento cultural do país.

Moitará é um termo kamaiurá que significa troca, escambo, comércio e é também a única ocasião em que diferentes tribos indígenas do Alto Xingú acampam no mesmo local para realizar trocas de artefatos. O Moitará subsiste como forma estimuladora de contatos e é também uma oportunidade para que haja o confronto e a autoafirmação dos grupos como entidades distintas.

É esta a dimensão que o nome dá ao Grupo Teatral Moitará, um espaço de trocas, de valorização das diferenças culturais.

DEIXE UM COMENTÁRIO