Grupo Off-Sina promove atividades em dose dupla no Rio

No sábado, 23,  Largo do Machado recebe Roda de Palhaços com 42 artistas e conta com participação especial de Ricardo Puccetti, o palhaço Teotônio. Já no Domingo, o grupo invade a Quinta da Boa Vista com o espetáculo "Tremelicando"

Grupo Off Sina (foto: Marcus Gullo)
Grupo Off Sina (foto: Marcus Gullo)

Tradicional “anfitrião” do Largo do Machado, o GRUPO OFF-SINA promove no sábado (23/07), a partir das 16h, a sua tradicional Roda de Palhaços. A atividade vai contar com 42 artistas em formação da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) e do Polo Carioca de Circo, sendo um momento de grande encontro de artistas com o público, que poderá conferir diferentes performances da arte da palhaçaria.

A intervenção artística envolverá cortejo e espetáculo, para mostrar ao público o resultado do trabalho desenvolvido na sala de ensaio durante a semana, com o Mestre convidado. No mês de julho, o Mestre é Ricardo Puccetti,  o palhaço Teotônio do grupo Lume Teatro. Ricardo, uma espécie de artista “pau pra toda a obra”, é uma referência na arte circense nacional pela qualidade do seu trabalho adquirido por gerações e um dos poucos palhaços de formação tradicional em atividade no país.

No domingo (24), às 11 horas, é a vez do grupo  “invadir  a Quinta da Boa Vista  e apresentar  “Tremelicando”, um espetáculo de rua que apresenta um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados. A apresentação tem ENTRADA FRANCA  e utiliza uma técnica de palhaçaria pouco conhecida pelo público atualmente, mas que foi resgatada pelo GRUPO OFF-SINA através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme Treme e Corrupita, Mestres dos atores do grupo.

Alunos Eslipa (Foto: Divulgação)
Alunos Eslipa (Foto: Divulgação)

Sobre o OFF-SINA e a ESLIPA:
Conhecido pelas ocupações culturais na cidade, o GRUPO OFF-SINA é uma companhia de circo-teatro de rua, fundada em 1987, que desenvolve um trabalho de pesquisa continuada sobre o teatro popular e a arte do riso, pautados na dramaturgia do palhaço e na sua comicidade, através da criação de novas cenas, do resgate de entradas, gag’s e reprises e da encenação  de comédias de picadeiro pela tradição oral circense.

A ESLIPA traz como proposta uma metodologia fundamentada na construção colaborativa de novos conhecimentos e troca de saberes. Com foco na qualificação e no aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diversos espaços cênicos e a formação de novos artistas, são realizadas oficinas integradas e complementares de palhaçaria, mímica, acrobacia, voz, instrumentos musicais, magia cômica, maquiagem, figurino, quedas e cascatas, perna de pau, manipulação de objetos, malabares e história do circo. 

O Polo Carioca de Circo é um projeto que consiste na realização de três residências artísticas sendo: Residência de Capacitação em Técnicas e Habilidades Circenses, Residência de Criação de Número e Performance Circense e Residência de Modelagem de Espetáculo, para artistas residentes na cidade do Rio de Janeiro, no período de janeiro a outubro de 2016, na Escola Nacional de Circo. O Polo é voltado para a pesquisa, treinamento, estudo, prática e reflexão da arte e do ofício do Palhaço

Atividade: Roda de Palhaços com o GRUPO OFF-SINA e artistas da Eslipa e do Polo Carioca de Circo.

Local: Praça do Largo do Machado
Data: 23/07
Horário: 16h
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA

Ocupação Cultural Quinta da Boa Vista
Espetáculo “Tremelicando”com o GRUPO OFF-SINA
Local: Quinta da Boa Vista – próximo ao trenzinho.
Dia: 24/07
Horário: 11 horas
GRATUITO

Ficha Técnica
Coordenação de Projeto: Richard Riguetti
Coordenação de Produção: Lilian Moraes
Coordenação de Pesquisa: Ermínia Silva
Texto e Direção: João Batista
Elenco: Lilian Moraes e Richard Riguetti
Realização: GRUPO OFF-SINA

DEIXE UM COMENTÁRIO