Grupo La Fura Dels Baus vem ao Brasil com espetáculo M.U.R.S.

DivulgaçãoO grupo de teatro catalão La Fura Dels Baus chega ao Brasil em novembro para oito apresentações, em São Paulo e Rio de Janeiro, do espetáculo interativo M.U.R.S., o primeiro smartshow do mundo. A turnê brasileira é resultado de uma parceria entre Cielo, Ministério da Cultura e Kabuki Produções, que viabilizou a vinda do grupo ao país.

Em São Paulo as apresentações acontecem entre os dias 11 e 14 de novembro no Ginásio do Ibirapuera. Já no Rio, o espetáculo será do dia 19 a 20 de novembro, no Armazém da Utopia.

M.U.R.S trata dos muros atuais – que não são físicos e, sim, invisíveis. Com viés tecnológico, é um espetáculo tipicamente fuero, estética característica do grupo,
que reúne diferentes recursos e técnicas teatrais em busca da chamada “performance total”. Isso se traduz em uma grande interação com o público e na adaptação do espetáculo ao lugar em que ele é apresentado.

DivulgaçãoNo caso de M.U.R.S., é o uso de um aplicativo para smartphones que proporciona a integração dos espectadores com o espetáculo. Por meio do app, a plateia será transformada em protagonista do espetáculo, dando vida aos habitantes de uma cidade futurista. O espetáculo acontecerá em cinco espaços, cada um ilustrando as características mais claras das cidades do futuro – as chamadas smart cities.

Cada apresentação terá capacidade para mil espectadores e a entrada é franca. Para democratizar a participação de todos, os smartphones poderão ser compartilhados, viabilizando o espetáculo, mesmo para quem não tenha o aparelho.

O uso da tecnologia é um dos grandes protagonistas de M.U.R.S., que terá projeções em vídeo, realidade aumentada e equipamentos que completam o espetáculo. Na concepção do show, o grupo La Fura Dels Baus contou com a colaboração de instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o departamento de Open Systems da Universitat de Barcelona.

La Fura Dels Baus
Fundado em 1979, o grupo teatral catalão é reconhecido mundialmente pelo uso de técnicas que eliminam as barreiras entre palco e plateia. O grupo já realizou desde apresentações de teatro de rua até mega espetáculos –  como por exemplo a abertura das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Na virada do ano 2000, mais de 20 mil pessoas acompanharam, ao vivo, o espetáculo “El Hombre del Milenio”, organizado pela companhia em uma das principais praças de Barcelona, marcando a passagem do milênio. As inovações desenvolvidas pelo grupo deram origem ao que hoje se chama de “linguagem La Fura”, que pressupõe o uso de diferentes técnicas dramáticas para atingir um “espetáculo completo”.

SERVIÇO – M.U.R.S

São Paulo
Datas: 11/11 às 21h30, 12/11 às 20h00, 13/11 às 20h00 e 14/11 às 20h00
Local: Ginásio do Ibirapuera – Rua Manoel da Nóbrega, 1361
Capacidade: 1.000 pessoas por apresentação
Duração: 90 minutos
Ingressos: gratuitos, por meio de inscrição antecipada. As datas de abertura das inscrições serão anunciadas em breve. 

Rio de Janeiro
Datas: 19/11 às 20h00, 20/11 às 20h00, 21/11 às 20h00 e 22/11 às 20h00
Local: Armazém da Utopia – Av. Rodrigues Alves, s/n – Armazem 6 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 1.000 pessoas por apresentação
Duração: 90 minutos
Ingressos: gratuitos, por meio de inscrição antecipada. As datas de abertura das inscrições serão anunciadas em breve. 

FICHA TÉCNICA
Direção artística: Pep Gatell, Pera Tantiñà e Carlus Padrissa. Com colaboração de Jürgen Müller na criação.
Dramaturgia: La Fura dels Baus e Marc Chornet
Música: La Fura dels Baus e Carles López Campmany
Produção nacional: Kabuki Produções
Site: http://www.lafura.com/en/works/m-u-r-s/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.