Gastronomia e cultura portuguesa inspiram festival no Lorenzo Bistrô

Arroz de pato do Marcelo Barcellos (foto: Mariana Garcia)
Arroz de pato do Marcelo Barcellos (foto: Mariana Garcia)

A gastronomia portuguesa abordada sob diferentes temas e pontos de vista será o fio condutor do Festival de Portugal, que o Lorenzo Bistrô lança no dia 17. Localizado numa bela casa no Jardim Botânico, o restaurante será palco de uma série de quatro jantares temáticos harmonizados, assinados por convidados, o evento reunirá culinária, cultura, história e curiosidades da ‘terrinha’.

A noite de estreia, no dia 17, será conduzida pelo arquiteto Chicô Gouvêa, um amante da cozinha lusitana, que traçará um paralelo entre o que há nos restaurantes e bares de Lisboa e nos daqui, servindo um menu de quatro receitas acompanhadas de vinhos portugueses, que inclui uma versão de bacalhau à Bras e um clássico arroz de cabrito.

Para o jantar do dia 19, o chef Marcelo Barcellos, sócio do restaurante Barsa (localizado na Cadeg), apresentará algumas de suas especialidades, como a galinha à cabidela com purê de milho, o arroz de pato (foto Mariana Garcia) e o leitãozinho com favas tropeiras, harmonizadas com vinhos de quatro dos maiores enólogos de Portugal: Sandra Tavares, Jorge Serôdio, Susana Esteban e Paulo Laureano.

A música em Portugal será o tema do dia 25, quando o professor Marcel Gottlieb fará um passeio cultural através de nomes como Carminho, António Zambujo, Madredeus, Amalia Rodrigues, entre outros. No cardápio, tartines de bacalhau (foto Mariana Garcia), arroz de pato, entre outros pratos típicos.

Fatias Reais do Festival de Portugal (foto: Mariana Garcia)
Fatias Reais do Festival de Portugal (foto: Mariana Garcia)

Com o tema ‘Dom Pedro I e seus amores’, a historiadora e pesquisadora de gastronomia Ana Roldão encerrará o festival, no dia 27. Curiosidades sobre as relações amorosas e os prazeres enogastronômicos do imperador vão embalar o jantar que contará com receitas típicas daquela época, a exemplo da sopa de culi de camarões, do arroz de faraona com lentilhas e especiarias, e da sobremesa ‘fatias reais’ (foto Mariana Garcia).

Os encontros do Festival de Portugal serão realizados sempre das 20h30 às 23h, no terraço do Lorenzo Bistrô, os menus harmonizados, incluindo pratos, vinhos e bebidas não alcoólicas vão de R$ 290 a R$ 340, e as reservas devem ser feitas com antecedência, pelos telefones 3114-0179 e 3114-0016.

Tartines de bacalhau do Festival de Portugal (Mariana Garcia)
Tartines de bacalhau do Festival de Portugal (Mariana Garcia)

Lorenzo Bistrô – Rua Visconde de Carandaí, 2 – Jardim Botânico. Telefone 2294-7830. Horário: De 2ª a 5ª feira, de 12h às 23h30; 6ª feira, de 12h a 00h30; sábado de 13h a 00h30; domingo de 13h as 17h30. Cartões: Todos. http://www.lorenzobistro.com.br/