Fundição Portas Abertas

Ao lado dos Arcos da Lapa, o mais completo centro cultural do Rio convida cariocas e turistas para um mergulho em sua fábrica de criação 

Programação inclui atividades nos terraços com a vista mais deslumbrante do bairro boêmio, oficinas artísticas, cultura indígena, rituais ancestrais e agricultura urbana

A fábrica de criação Fundição Progresso, na Lapa, abre suas portas para o visitante “se jogar” na cultura brasileira sem ser um mero expectador. Para isso, no período entre 15 e 21 de agosto os espaços do complexo cultural recebem o público interessado tanto em apresentações artísticas quanto em oficinas, rituais ancestrais indígenas e afro-brasileiros. As festas são gratuitas; algumas oficinas e espetáculos são pagos. 

Programação

Rio Antigo – exposição composta por 22 telas do artista plástico Guta que retratam a evolução e ocupação urbana da cidade a partir de três pontos: Praça XV, Largo da Carioca e Arcos da Lapa; do período de 1580 até 2009. Todos os dias das 10h às 20h. Grátis.

Festival de Cultura indígena
Evento reúne 20 etnias das cinco regiões do país e contará com venda de artesanato, apresentações de cantos e danças indígenas, contação de histórias, pintura corporal e a exposição “O Rio continua índio”. De quinta a domingo das 14h às 20h até 21 de agosto. Grátis. Classificação livre.

O Rio continua índio – exposição montada originalmente no Museu da Justiça do Rio de Janeiro, em agosto de 2015, composta por painéis ilustrados por fotos, mapas e gravuras, que abordam a presença dos indígenas no estado do momento da chegada dos europeus, em 1500, aos dias de hoje. De segunda a domingo das 10h às 20h. Grátis. Classificação: livre.

AfroFunk Rio – aulão aberto de AfroFunk,  envolvendo vertentes de danças da diaspora, ancestrais e contemporâneas na busca por um corpo fértil, luminoso e consciente. Dá África ao Funk o corpo é livre, o corpo é festa.

Sexta-feira, 19 de agosto. Das 10h às 11h. Grátis. Classificação: livre.

Canto das Flores – uma caminhada de reconhecimento das espécies cultivadas na Fundição e conversa sobre a origem das plantas, conceitos básicos para identificação botânica e PANC’s (plantas alimentícias não convencionais).Atividade prática de bombas de semente e plantio de mudinhas, um convite aos participantes a cultivarem em suas casas. Ao fim, exibição dos filmes “Da horta a floresta” e “Agricultura mora em mim – a face invisível das cidades”.  

Dias 16 e 18 de agosto das 15h às 17h. Atividade paga: R$ 50.

Intrépida Trupe – Oficina. Acrobacia em tecido. A partir da consciência e experiência em estados gravitacionais diversos, o aluno será levado a redescobrir seu corpo e sua linguagem expressiva, criando e experimentando suas próprias sequências de movimento.

Dia 16 de agosto, terça, às 21h. Grátis. Idade recomendada: a partir de 12 anos.

Omolokum – culinária de terreiro, com releitura de pratos tradicionais sem perder a essência do aroma e do sabor do azeite de dendê; e musicalidade desde a percussão tribal sagrada até o contemporâneo, misturando o som de DJs e percussão de diversas partes do mundo. Entrada franca. Dia 18 de agosto, quinta-feira, às 19h. Entrada franca. Classificação: livre.

Serviço

Fundição Portas Abertas
Até 21 de agosto na Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa (+ 55 21 3212 0800
Horário: a partir das 10h (verificar dias e horários das atrações)
Entrada franca (sujeito a lotação do espaço)
Programação para consulta: fundicaoprogresso.com.br  ::  facebook/fundicaoprogresso

DEIXE UM COMENTÁRIO