Flávia Melo lança a coleção Vamos falar de amor, na livraria Argumento

Estilista cria estampas e modelos a partir de livros consagrados e de textos românticos escritos por amigos

Coleção Flávia Melo - Estampa com texto (foto: Marcos Serra Lima)
Coleção Flávia Melo - Estampa com texto (foto: Marcos Serra Lima)

Inspirada nas relações a dois, sejam elas reais ou inventadas, a estilista Flávia Melo buscou em livros e em histórias narradas por conhecidos a matéria-prima para sua mais nova coleção: Vamos falar de amor. Para dar forma ao projeto, Flávia convidou um grupo de profissionais, entre psicanalistas, publicitários, jornalistas, arquitetos, empresários e artistas plásticos para escrever textos livres, de 800 a 2400 caracteres, com experiências vividas ou casos criados. A única regra era conter a palavra amor.

Em seguida, os mesmos convidados escolheram livros que marcaram suas vidas e selecionaram seu trecho preferido, sempre contendo amor. Durante seis meses a estilista reencontrou pessoas importantes, dividiu experiências e se emocionou com o que leu e ouviu. O resultado será apresentado ao público no dia 07 de junho, a partir das 19h, numa noite que unirá moda, literatura, memórias e vidas, na Livraria Argumento do Leblon.

Flávia Melo(foto: Marcos Serra Lima)
Flávia Melo(foto: Marcos Serra Lima)

Com todo o material em mãos, Flávia se viu ainda mais apaixonada pela ideia de transformar amor em moda e produziu três estampas. São elas a lombadas, em dois tons, com os títulos dos livros escolhidos, entre eles Na Praia (Ian McEwan), Os Sonetos Completos (William Shakespeare), A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera) e Ensaios de Amor (Alain de Botton); amor (com)texto, com os trechos escritos pelos amigos; e  ‘tanto amor’, com a palavra amor nas mais variadas formas e letras.

São 12 peças ao todo, entre vestidos de seda longos e curtos, calça alfaiataria, jaqueta bomber, blusas e camisas variadas.  “Minha ideia foi compartilhar boas leituras, histórias e afeto. Para mim o amor romântico é algo impactante. Acho uma aventura emocionante dividir a vida com alguém”, diz Flávia Melo.

Para a noite de lançamento Flávia fez questão de manter unidos amor e literatura, por isso a escolha da Argumento, sua livraria preferida. “Somos totalmente abertos a eventos que fogem do tradicional. Isso era muito comum nas livrarias americanas no início da década de 1970”, diz Marcus Gasparian, sócio do espaço.

Para compartilhar estas histórias, dois atores vão fazer leituras de trechos curtos, tanto dos livros escolhidos, quanto dos textos escritos pelos participantes. “Quem quiser também poderá usar papel e caneta para registrar suas experiências na hora. Os novos textos serão expostos durante o evento”, conta Flávia.  Além disso, todas as obras citadas no projeto estarão à venda.

Coleção Flávia Melo - estampa lombadas (Foto: Marcos Serra Lima)
Coleção Flávia Melo – estampa lombadas (Foto: Marcos Serra Lima)

Sobre a estilista – Formada em publicidade e design de moda, Flávia Melo criou sua própria marca em 1997 e já conta com mais de 36 coleções no currículo. Com experiência em consultoria de moda e imagem, desde 2011, passou a investir num trabalho mais conceitual. Fez cursos como Processo Criativo, Escrita Criativa, Arte e Filosofia e passou ter as artes plásticas e a literatura como fontes para seus trabalhos.

Participou do projeto “Quando a Moda encontra a Arte”, que serviu de base para as coleções 2013 e 2014. Apresentou suas criações na galeria Patricia Costa, no Rio de Janeiro, utilizando artes plásticas, coreografia, vídeo e performance para unir as roupas às pinturas do artista Adriano Mangiavacchi.

Nesse período, Flávia passou a ministrar palestras com o tema ‘Desenvolvimento de Coleção Autoral’, onde desloca o foco das tendências para a criação a partir desses elementos.

Serviço Lançamento da coleção Vamos falar de amor, de Flávia Melo
Data: 07 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon. Tel: 2239-5294
www.flaviamelo.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO