Filmes e shows gratuitos marcam a estreia do projeto Cine Giro

O CINE GIRO realiza sua primeira edição com cinema e música ao ar livre no Castelo (Av.Churchill – Centro), em 30 de julho, a partir das 15h

Tibério Azul (foto: Juliana Lombardi)
Tibério Azul (foto: Juliana Lombardi)

Alinhando cinema, música e debate, o projeto Cine Giro abre sua primeira temporada levando cultura de forma gratuita para quatro regiões do município do Rio de Janeiro. A estreia do projeto acontece no dia 30 de julho, com shows dos cantores Tibério Azul (PE) e Phillip Long (SP), além da exibição de curtas e do filme A Morte de JP Cuenca.

O CINE GIRO é uma ação que visa mostrar que qualquer área urbana é um espaço cultural à espera de programação. Influenciado pelos antigos cinemas de rua, o projeto irá levar diversos tipos de cultura para os meios públicos das quatro zonas urbanas cariocas e, assim, resgatar a vocação dos espaços abertos como áreas de convívio, além de disseminar a nova produção autoral brasileira.

Phillip Long (foto: Ciro Bertolucci)
Phillip Long (foto: Ciro Bertolucci)

A primeira edição do projeto aportará no Centro e exibirá o longa “A Morte de JP Cuenca” do escritor e cineasta João Paulo Cuenca, além dos curtas “Casa sem Janela”, de Juliette Yu-Ming, Marcelo Engster e Vitor Kruter, “Sopro, Uivo e Assobio”, de Bernard Lessa, “Soberania”, de Gabriel Moura, e “Noite Escura de São Nunca”, de Samuel Lobo. Os curtas foram selecionados pela produção após uma chamada pública, rendendo mais de 100 trabalhos inscritos e mostrando o crescimento do mercado cinematográfico independente nacional.

O evento contará ainda com shows de dois novos expoentes da música brasileira: Tibério Azul, pernambucano que despontou em 2011 com o disco “Bandarra” e se prepara para lançar “Líquido”, ainda este ano; e Phillip Long, prolífico cantor e compositor paulista que prepara o lançamento de décimo primeiro disco em cinco anos de carreira.

Completando a programação, haverá roda de conversa sobre a relação entre o cinema independente e a cidade, performance do artista multimídia Diego Bragança, DJs nos intervalos e food bikes vendendo comidas variadas. Durante os filmes e curtas haverá distribuição gratuita de pipoca.

O CINE GIRO faz parte da programação oficial do Circuito Cultural Olímpico e tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é dos coletivos Rebuliço e FAZ NA PRAÇA.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO