Festival LivMundi promoverá ações gratuitas de sustentabilidade

Programação vai oferecer aulas, palestras e oficinas aos cariocas

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Gávea e o Jardim Botânico serão palco de uma intensa e variada programação de atividades gratuitas sobre sustentabilidade. Palestras, oficinas de culinária, aulas de yoga, feira de orgânicos e produtores locais, e atividades para crianças estão na agenda do LivMundi, evento que tem como proposta estimular uma vida mais saudável e sustentável através de medidas simples. As atividades acontecerão no Jardim Botânico (Espaço Organismo Vivo), na Praça Santos Dumont (Espaço Terra), no Espaço Nirvana (Espaço Ar) e na Laje (Espaço Fogo). 

“No LivMundi, abordaremos, de forma positiva, um tema de grande preocupação: como nossas escolhas afetam a nossa vida e o futuro das próximas gerações. Nossa proposta é ajudar os cidadãos do Rio a promover uma mudança de hábitos de forma simples e saudável. Além disso, vamos mostrar como novas tendências, como economia colaborativa e circular, são importantes aliados nesse novo movimento. As atividades do LivMundi serão todas gratuitas, pois queremos que todos, independentemente de classe social ou grau de instrução, se envolvam nessa mudança”, explica Luciane Coutinho, sócia da MashUp e idealizadora do projeto.

LivMundi, será marcado pelo encontro de mentes e organizações de destaque no setor. Grandes profissionais, que atuam de forma separada em suas áreas, estarão reunidos, pela primeira vez, para falar sobre sustentabilidade com uma abordagem multidisciplinar. O economista, e Presidente do Presidente do Jardim Botânico, Sergio Besserman, abrirá o ciclo de palestras – dia 08, às 10h, no Teatro Tom Jobim. Nomes como Daniel Becker, Clarisse Linke e André Carvalhal também estão entre os convidados palestrantes, com a mediação do professor da PUC-RIO, e apresentador do programa Sobre Rochas, Marcelo Motta. Dia 09, às 18:00h, Eduarda de LaRoque encerra o evento com a sua palestra no Teatro Tom Jobim. Todas as palestras têm vagas limitadas e as inscrições são feitas através do site do evento.

Na Praça Santos Dumont, estarão reunidos produtores locais da feira gastronômica Junta Local e do Circuito de Feiras Orgânicas. Para as crianças, atividade sensorial e oficina de horta caseira oferecida pelo Instituto Moleque Mateiro, no gazebo Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, patrocinadora do evento.

Na Associação de amigos do JB, vai acontecer, no dia 08, às 9.30h, um troca-troca de brinquedos do Instituto Alana, logo após, às 11:30h, a criançada vai poder se divertir na Oficina de papelaria artesanal (Shopf Papier) e na parte da tarde, a programação conta com a Oficina de bambu por Vicente Barros, às 15:30h.

No dia 09, às 9:30h, o Instituto Maniva vai oferecer, uma Oficina de Tapioca para a criançada. Às 11:30h, a Olabi, vai aportar sua oficina de Costura High-Tech, criando Wearables. A Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, comandada por Regina Tchely, da Favela Orgânica, será realizada às 15:30h, ensinando o público a preparar receitas utilizando as partes normalmente descartadas dos alimentos como, por exemplo, a casca de abacaxi e a folha de brócolis.

Outro destaque da agenda do LivMundi é a programação de aulas gratuitas no espaço Nirvana, na Gávea. Serão oferecidas diversas aulas, como ashtanga, vinyasa, pilates solo e meditação (com vagas limitadas e inscrições através do site do evento).

“Nossa ideia é fazer com que as pessoas entendam que podemos viver melhor, individualmente e em comunidade, com os recursos que já existem. Além de criar um espaço para que sejam apresentadas novas ideias e alternativas para uma sociedade mais sustentável”, explica Luciane, coordenadora do projeto e diretora da MashUp. A expectativa é que o evento passe a fazer parte do calendário oficial da Cidade.

Durante o evento, os locais onde vão acontecer as atividades do LivMundi serão interligados e sinalizados, considerando como ponto de referência o Jardim Botânico, chamado de espaço Organismo Vivo. A ideia é incentivar a mobilidade, fazendo com que o público transite a pé pelos espaços do Festival conforme suas escolhas e desejos.

LivMundi conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Programação:

*Espaço Organismo Vivo – Atrações:

ENTRADA JARDIM BOTÂNICO

CIRCUITO DE ARTES E DESIGN PUC-RIO: Exposição de projetos desenvolvidos por alunos do Departamento de Artes e Design da PUC-RIO (dias 8 e 9 de outubro). 

SÁBADO – DIA 08 DE OUTUBRO:

DEBATES NO TEATRO TOM JOBIM

– ABERTURA às 10:00h com palestra de Sergio Besserman.

– DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Serão discutidos temas como o que é ser “sustentável” para governos, cidades e pessoas e o como o aquecimento global impacta a nossa rotina de vida.  Dia 08 com início às 11h30.

– Roberto Vámos;

– Carlos Walter;

– Claudisson Rodrigues.

– INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Vamos destacar o papel fundamental das inovações, das novas tecnologias e de jovens empreendedores na transição para uma vida mais sustentável.  Dia 08 com início às 15h.

– Marcos Cohen;

– Tomás de Lara.

– Rodrigo Lang;  

– ECONOMIA CIRCULAR: Discutiremos como o design pode contribuir na redução de lixo e como uma pessoa ou empresa podem ajudar a reduzir, ou até eliminar, a produção de resíduos. Dia 08 com início às 16h30.

– Bruno Temer;

– Pólita Gonçalves;

– Claudio Bastos.

*Espaço Organismo Vivo – Atrações:

Associação dos amigos do JB

– Troca – Troca de brinquedos – Instituto Alana – 9h30 às 11h30.

– Oficina de papelaria artesanal – Schopf Paper – 11h30 às 13h.

– Oficina de Bambu – Vicente Barros – 15h30 às 17h45.

*Espaço AR – Atrações:

– YVENGAR INTERMEDIÁRIO: Desenvolver a consciência das diferentes partes do corpo e de melhorar o fluxo de energia através do alinhamento (08 de outubro, das 09:30h às 10:45h);

– ASHTANGA BÁSICO: Você irá aprender a sincronizar o movimento seguido da respiração para realizar as posturas fundamentais (08 de outubro, das 10:45h às 12:45h);

– MEDITAÇÃO BÁSICO: Meditar é eliminar o estresse, equilibrar as emoções e promover a paz interior. Teremos um guia para te orientar (08 de outubro, das 12:45h às 13:35h).

– NIRVANA FIT BÁSICO: Venha suar a camisa no exercício aeróbico que mistura HIIT com um treinamento funcional para trabalhar todo o corpo (08 de outubro, das 13:45h às 14:15h);

– HATHA YOGA INTERMEDIÁRIO: Com foco na saúde e no corpo, é adaptável a qualquer pessoa e idade, é fácil de praticar e você vai adorar! (08 de outubro, das 14:15h às 15:30h);

– PILATES SOLO BÁSICO: Você já conhece o pilates solo? Através de movimentos e exercícios, desenvolve o condicionamento físico e mental (08 de outubro, das 15:30h às 16:30h);

– POWER YOGA INTERMEDIÁRIO: Conquiste ganhos físicos, como tônus muscular, a curto prazo! Trabalhe a força em momentos de meditação dinâmica (08 de outubro, das 16:30h às 17:45h);

– VINYASA INTERMEDIÁRIO: Espécie de “meditação” em movimento, que alinha a respiração, corpo e mente, em um sequencia fluida (08 de outubro, das 17:45h às 19:00h);

 *Espaço TERRA – Atrações:

– ATIVIDADE SENSORIAL: Vamos usar os sentidos para descobrir e refletir sobre a alimentação saudável junto ao Instituto Moleque Mateiro (dia 08 de outubro, das 09:00h às 19:00h);

– FEIRA LIVMUNDI: Pela primeira vez reunidas em uma grande feira, a Junta Local e a Essência Vital, do Circuito de Feiras Orgânicas (dia 08 de outubro, das 09:00h às 18:00h);

– HORTA CASEIRA: Venha aprender com o Instituto Moleque Mateiro, a montar a sua horta em casa. Levante as mangas e vamos plantar! (dia 08 de outubro, das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h, no Gazebo Caminho Aéreo.  

* Espaço Fogo – Laje:

Bootcamp – problemas urbanos Design Thinking com Clarissa Biolchini – 9h às 19h.

DOMINGO – DIA 09 DE OUTUBRO:

DEBATES NO TEATRO TOM JOBIM

– INFÂNCIA: Os palestrantes discutirão nesse módulo os benefícios para a infância de uma vida mais próxima à natureza e o que podemos fazer para os nossos filhos adotarem um estilo de vida mais sustentável. Dia 09 com início às 10h.

– Daniel Becker;

–  Lais Fleury;

– Eduardo Oliveira.

ALIMENTAÇÃO: Este painel irá abordar como a nossa forma de se alimentar se conecta com a nossa identidade e com a economia, com foco no consumo de alimentos saudáveis no ambiente urbano. Dia 09 com início às 11h30.

– Denise Amador;

– Lia Osório;

– Regina Tchelly.

– ECONOMIA COLABORATIVA E CONSUMO: Este encontro revelará o que é e como um dos maiores fenômenos deste século, a economia colaborativa, desafia a lógica do consumo e da acumulação. Dia 09 com início às 15h.

– Ana Lavaquial;

– André Carvalhal;

– Murilo Farah.

 – CIDADES: Neste módulo será tratado a importância das áreas de proteção no Rio de Janeiro para nosso bem-estar, o que é uma “cidade inteligente”, e o que sustentabilidade tem a ver com desigualdade. Dia 09 às 16h30.

– João Luis Figueiredo;

– Sonia Peixoto;

– Clarisse Linke.

– ENCERRAMENTO às 18h com palestra de Regina La Rocque

*Espaço Organismo Vivo – Atrações:

Associação dos amigos do JB

– Oficina de Tapioca para crianças – Instituto Maniva – 9h30 às 11h30.

– Oficina de costura High Tech: criando Wearables – Olabi – 11h30 às 15h.

– Oficina de reaproveitamento de alimentos – Favela Orgânica – 15h30 às 18h.

*Espaço AR – Atrações:

– MEDITAÇÃO BÁSICO: Meditar é eliminar o estresse, equilibrar as emoções e promover a paz interior. Teremos um guia para te orientar (09 de outubro, das 12:00h às 13:30h);

– PALESTRA – A FILOSOFIA DO YOGA (09 de outubro, das 14h às 15.30h);

– PALESTRA THE SCHOOL OF LIFE – Daniel Barros: (09 de outubro, das 15:30h às 17:00h);

– RESTAURATIVA BÁSICO: Para um bem estar, nada melhor do que um relaxamento profundo do corpo físico e sutil. Se revigore! (09 de outubro, das 17:00h às 18:30h).

*Espaço TERRA – Atrações:

– ATIVIDADE SENSORIAL: Vamos usar os sentidos para descobrir e refletir sobre a alimentação saudável junto ao Instituto Moleque Mateiro (dia 09 de outubro, das 09:00h às 19:00h);

– FEIRA LIVMUNDI: Pela primeira vez reunidas em uma grande feira, a Junta Local e a Essência Vital, do Circuito de Feiras Orgânicas (dia 09 de outubro, das 09:00h às 18:00h);

– HORTA CASEIRA: Venha aprender com o Instituto Moleque Mateiro, a montar a sua horta em casa. Levante as mangas e vamos plantar! (dia 09 de outubro, das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h, no Gazebo Caminho Aéreo.  

www.livmundi.com

DEIXE UM COMENTÁRIO